Criação de LOJA VIRTUAL – O que você precisa saber?

Criação de LOJA VIRTUAL – O que você precisa saber?

Tempo de leitura: 8 minutos

Mesmo em tempos de mercado desaquecido, as lojas virtuais crescem na contramão da crise, tanto em número de clientes, como em número de empreendedores que decidem iniciar vendas online ou expandir seus negócios através do ecommerce.

Não é à toa que recebemos diariamente pedidos de criação de loja e, assim, vamos comentar aqui algumas dúvidas bem comuns, que podem ser as suas também.

O que vamos falar aqui?

  • o que é a loja virtual;
  • como funciona uma loja virtual;
  • como vou receber pagamentos dos meus clientes;
  • como vou enviar os produtos para meus clientes;
  • como escolher a plataforma da loja;
  • vocês entregam a loja toda pronta?
  • como escolher o segmento da minha loja;
  • como divulgar a loja;
  • como saber se preciso de loja virtual ou site;
  • loja virtual sem venda;
  • empresa que faz loja virtual

Acha que devemos esclarecer algum outro ponto? É só comentar que vamos trabalhar para deixar esse post mais completo 😉

O que é a loja virtual?

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A loja virtual ou e-commerce é um site voltado para venda de produtos ou infoprodutos através da página.

O negócio acontece online, o que permite ultrapassar fronteiras e atingir consumidores de forma exponencial!

Como funciona uma loja virtual ?

A loja virtual é organizada em páginas de produtos, central de pedidos e central de clientes.

O visitante escolhe produtos, adiciona em um carrinho de compra virtual, fecha o pedido, se cadastra, paga e aguarda o recebimento do que contratou.

Já o administrador cadastra produtos, configura cep e pagamento, monitora seu e-mail que é notificado quando alguém faz um pedido.

Se a compra ocorrer através de um intermediador (como Pagseguro, por exemplo), o e-mail também é alertado com a confirmação de pagamento.

Após a confirmação, o administrador da loja separa os produtos pagos e posta para o seu cliente.

Como vou receber pagamentos dos meus clientes?

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A loja virtual pode operar com

  • Depósito bancário
  • Gateway de Pagamento (Cielo/Redeshop)
  • Intermediadores de Pagamento Digital (Pagseguro, bCash e Paypal)

Falamos detalhadamente sobre isso no post:

Como funciona o pagamento na Loja virtual?

Como vou enviar os produtos para meus clientes?

Correios ou Transportadora são as principais opções.

Os Correios fornecem módulo para loja virtual onde se calcula os valores de Pac e Sedex.

Esses valores tomam por base principalmente o peso dos produtos e a distância entre o CEP do cliente e o CEP da Loja.

Também é possível assinar um contato de e-Sedex junto aos Correios ou através de um Módulo para Transportadoras.

Falamos mais sobre frete na loja virtual no post abaixo:

Como funciona o frete na loja virtual?

Como escolher a plataforma da loja

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Vamos falar de 3 principais plataformas para desenvolvimento de loja virtual: Magento, Opencart e Woocommerce.

Magento é uma plataforma robusta e bastante conhecida, porém aqui na Agência do Site optamos por não trabalhar com ela. Os recursos são altamente diversos e muitos usuários se perderam em meio de tantas opções e funcionalidades que algumas vezes sequer eram necessárias para seus negócios.

Mas, principalmente, o uso da loja com o tempo passou a demandar serviços de hospedagem mais caros, elevando consideravelmente o custo para mantê-la online, podendo muitas vezes chegar a um valor até 20x mais caro que um projeto desenvolvido na Opencart, por exemplo.

Assim, adotamos plataformas mais leves nos projetos de ecommerce. Passamos a trabalhar com Opencart, dada a leveza da plataforma, a boa navegabilidade, a solidez no mercado e, ainda, a ampla comunidade existente.

E isso também é muito importante. Quando você contrata um programador para desenvolver um projeto exclusivo para sua loja, é muito provável que você fique dependente dos serviços dele além de elevar consideravelmente o custo do projeto.

Já plataformas opensource, por sua vez, visam justamente oferecer o código aberto, que pode ser adaptado e manuseado pela comunidade de desenvolvedores, resultando em amplo mercado de plugins, módulos e atualizações disponíveis, bem como maior disponibilidade de profissionais aptos a atualizar/editar a loja.

Além da Opencart, nós da Agência do Site, também trabalhamos com a Woocommerce para projetos personalizados. Isso porque WordPress possui não apenas uma das maiores comunidades, com também um gerenciador altamente intuitivo. Além de ser uma referência para desenvolvimento de sites e portais, também disponibiliza o “esqueleto” da loja virtual, tornando-se estratégico para projetos que integrem site, blog e loja virtual, por exemplo.

Vocês entregam a loja toda pronta?

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Quem se propõe a ter um negócio online, não deve “fugir” da necessidade de gerenciar a loja.

Aqui na Agência do Site nós fazemos a personalização do layout e programação, bem como entregamos a loja instalada em domínio e hospedagem, pronta para ser manuseada.

Apenas não cadastramos os produtos. Isso porque é um processo bastante intuitivo e nós prestamos suporte para que nossos clientes tenham um treinamento nesse sentido.

Mas ter uma loja virtual exige que o administrador abrace o painel da loja e cuide como se cuida de uma loja física. Apresentando os produtos com qualidade, inserindo boas fotos, atualizando preços, monitorando os pedidos feitos e as compras confirmadas.

Como escolher o segmento da minha loja?

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Essa pergunta na verdade é mais uma dica de como escolher o nicho da sua loja.

Vocação regional
O que observamos é que cada cidade/região possui uma vocação industrial. Então, por exemplo, se você vive em um pólo têxtil, é bem provável que tenha opção de bons produtos a preços de fábrica, enquanto consumidores de outro estado talvez não tenham as mesmas opções.

Expertise
Outra situação é quando já existe uma loja física, com estoque e bons fornecedores, além de toda uma estrutura que pode ter a loja virtual como um mecanismo de expandir os negócios.

Afinidade
Quando trabalhar com loja virtual, escolha o mercado com o qual possui maior afinidade. Aquela velha história: tenha paixão pelo seu negócio, que ele naturalmente será apaixonante para seu público.

Diferencial
Busque um diferencial para os seus produtos, quais as vantagens e benefícios que seu público pode encontrar na sua loja? Por que eles deveriam comprar com você em vez de comprar com o concorrente? Essas perguntas são ótimas para direcionar a escolha do segmento para sua loja virtual.

Dicas estratégicas
Fizemos um post complementar sobre dicas estratégicas para ter uma loja virtual de sucesso, não deixem de conferir

Dicas estratégicas para ter uma loja virtual de sucesso

Como divulgar a loja?

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E aqui entramos na questão do marketing. A divulgação é fundamental para gerar tráfego para sua loja.

Você pode investir em anúncios pagos ou trabalhar o marketing de conteúdo.

Falamos bastante sobre marketing digital aqui no blog, então vamos colocar alguns posts aqui embaixo que podem te ajudar a se aprofundar nesse assunto

5 estratégias a seu alcance para divulgação
Criar um site de vendas | O que você precisa saber
Como meu site pode realmente receber visitas

Como saber se preciso de loja virtual ou site?

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Muitas vezes não existe um volume grande de produtos, mas sim o interesse em focar a divulgação em 1 produto ou infoproduto específico. Nesses casos, as landing pages são muito interessantes.

Loja virtual x Landing Page

Para saber mais sobre o que é landing page e como contratar o desenvolvimento de landing page, acesse as respectivas páginas.

Em resumo, a landing page é uma webpage voltada para 1 ação, o que torna a  navegação do visitante muito mais direcionada, aumentando a chance de conversão.

Loja virtual x Site

Agora se você está construindo uma marca/negócio e não possui um plano de logística, venda, acompanhamento de produtos, enfim..se o seu interesse é divulgar sua marca e não propriamente vender através do site, então seja mais pertinente a criação de um site institucional.

O site é o terreno da sua marca na web, onde poderá apresentar seu negócio, referências, fotos, artigos ou simplesmente abrir um canal de contato para sua audiência mediante a divulgação desse site para captura de contatos.

Loja virtual sem venda no site?

Já recebemos também solicitações para que a venda não fosse concluída na loja virtual. Ou seja, o internauta navega, seleciona os produtos, adiciona no carrinho, se cadastra e o pedido é enviado ao email do administrador da loja para ser analisado e encaminhar um orçamento personalizado ao cliente por email.

Essa opção é interessante quando os valores variam conforme o pedido que estiver sendo feito ou a loja não quer ter seus preços exibidos com facilidade no site, mas sim através de um contato do potencial cliente.

Empresa que faz loja virtual

A Agência do Site oferece soluções de criação de loja virtual desde 2006.

Você pode conhecer nossos planos e falar com um dos nossos consultores também sobre  outras estratégias como:

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