Como criar um site de vendas que gere resultados

Como criar um site de vendas que gere resultados

Tempo de leitura: 9 minutos

Criar um site de vendas é uma das estratégias mais comuns quando se deseja faturar através da internet.

Porém, sem as dicas certas, muitos projetos acabam abandonados. Confira o que você precisa fazer para ter sucesso com o seu site de vendas ou, também conhecido, loja virtual (e-commerce)!

Qual o segredo para vender para todo Brasil?

Uma das primeiras dicas não diz respeito ao desenvolvimento da página em si, mas a um planejamento de marketing.

Muitas marcas e profissionais optam pelo modelo online tendo em vista a oportunidade de derrubar a barreira  geográfica, ou seja, atender a qualquer cliente, de qualquer lugar dentro e fora do Brasil. E isso é ótimo!

Diariamente recebemos pedido de cotações para efetuarmos um trabalho de marketing digital nesse sentido. Porém, quando perguntamos qual é a expectativa de investimento, é comum alguns empreendedores responderem a isso com um orçamento muito baixo.

Veja bem: para atingir um determinado número de pessoas, será necessário de uma determinada verba.  Quanto maior for a região que você deseja impactar, de mais verba você precisará.

Logo, para atingir o Brasil inteiro, será necessário um orçamento bem maior do que a verba utilizada quando o foco é impactar uma determinada região. Ou seja, se a sua verba for enxuta, seja estratégico.

Qual é o melhor caminho?

O segredo é: Comece pequeno e escale aos poucos. Atinja as regiões mais próximas do seu negócio, conquiste os consumidores, construa sua autoridade e torne sua marca conhecida entre os mais próximos para, assim,  crescer de forma gradual.

Aumente o seu raio de atuação de forma gradativa. À medida que tiver retorno, escale a sua campanha e aumente a área de impacto dos seus anúncios.

Assim, a tendência é que vc tenha um crescimento consistente e possa aumentar a verba conforme os resultados conquistados.

 

Negócios que dão certo

Criar um site de vendas é uma das oportunidades de negócio que podem ser lucrativas caso sejam estruturadas de forma responsável e eficiente, assim como planejadas, divulgadas e executadas com qualidade e profissionalismo.

Se você se propõe a ter um negócio online, deve ter em mente que precisará fazer isso da melhor forma possível para que a internet seja um catalisador para o seu negócio, e não um tiro no pé. Vamos listar abaixo os principais tópicos iniciais.

Dica! Lembre-se sempre que detalhes sempre fazem a diferença!

Domínio, hospedagem e plataforma

Criar um site envolve serviços acessórios imprescindíveis.

Você precisa de um domínio (www) e um plano de hospedagem de sites (serviço que armazena os arquivos do seu site no ar).

Após ter uma conta no seu provedor, precisa escolher uma plataforma atualizada e intuitiva. Afinal, você não terá como escapar do gerenciamento da loja, logo opte por um gerenciador de fácil manuseio.

As plataformas opensource de maior utilização são Woocommerce, Opencart, Prestashop e Magento.

Dica! Se você está iniciando, fuja de plataformas muito caras e complexas.

O início é sempre uma validação. O WordPress é uma das plataformas mais utilizadas no mundo, oferece diversos plugins e uma ampla comunidade de profissionais que poderão auxiliar na criação, suporte e atualização da loja.

Frete e módulo de pagamento

Após ter a sua loja publicada em seu domínio, você precisará providenciar configurações como frete e módulo de pagamento.

O frete por ser pac, sedex ou e-sedex dos correios. Ou também transportadoras como Jadlog, e outras. A decisão depende do quão vantajoso pode ser o custo da entrega para seu cliente.

Dica! Considere integração com melhorenvio, responsável por cotar simultaneamente com diversas transportadoras e gerar envios com rastreio inteligente.

O módulo de pagamento pode ser Pagseguro, PayPal, Mercado Pago, Moip, ou é possível contratar um módulo diretamente da Cielo, por exemplo.

Leia mais sobre módulos de pagamento nesse post:

Como funciona o pagamento na Loja virtual?

Como funciona o frete na loja virtual?

Como deve ser o site de vendas?

Há detalhes importantes no desenvolvimento do site que devem ser considerados:

Atenção para o Mobile

O site precisa ser, especialmente, responsivo. Ou seja, deve carregar de forma amigável nos dispositivos móveis.

É natural que sites tenham uma versão para desktop e outra adaptada para o mobile.

Tempo de Carregamento

A velocidade de carregamento da página também deve se monitorada pois é um dos fatores de rankeamento no Google. Logo, é importante considerar que configurações que impactam no tempo de carregamento precisam ser analisadas.

Design Profissional

Não negligencie o design. Um layout amador transmite uma péssima imagem para o seu público. Lembre-se que a navegação pela internet é essencialmente visual.

Aposte em layouts modernos que tenham sinergia com seu segmento.

Segurança

Atente-se para o certificado de segurança da loja (SSL), responsável por criptografar os dados trafegados entre o usuário e a loja. Esse processo assegura o famoso “https” e permite o aviso de “site seguro” na barra de navegação.

Dica! Além do SSL, você também pode investir em selos de segurança como Site Lock.

Contudo, apenas isso não é suficiente. Se você se preocupa com a segurança do site, saiba mais nesse post:

Como manter o site seguro?

 

Como alimentar a loja virtual?

Após ter a loja instalada em sua conta de hospedagem e com as configurações iniciais executadas, precisará cadastrar seus produtos, organizando em categorias e subcategorias.

Organização dos Produtos

Nesta etapa, tenha em mente que sua loja é como se fosse um supermercado.

Agrupe produtos correlatos em subcategorias e divida cada um desses grupos em categorias mais globais.

Por exemplo: categoria masculino ou feminino>blusas>blusas de manga comprida, blusas de manga longa. Ou por exemplo, considerando um próprio mercado, temos higiene>higiene pessoal>bucal>escovas de dente. Observe como a especificação, ou seja, o cadastro em nichos torna o processo de busca muito mais eficiente e assertivo.

Seu cadastro afunilará seus produtos no sentido de facilitar a localização pelo visitante e isso impactará inclusive no tempo de permanência no site pelo usuário.

Filtros de busca como preço, mais recentes ou mais populares também podem ser interessantes caso deseje enfatizar produtos que se encaixam nessa categoria.

Descrição dos Produtos

Invista tempo na descrição do seu produto na loja virtual.

  • Quanto mais rico for o conteúdo, melhor será a indexação daquela página.
  • Insira textos de qualidade com o máximo de informação sobre os produtos.
  • Utilize imagens de boa qualidade.
  • Se possível, apresente um vídeo do produto na descrição.

Quanto maior a qualidade da página, mais transparência para o consumidor e melhor a qualidade da loja virtual.

Dica! Antecipe-se ao trabalho de SEO – Searche Engine Optimization. Ou seja, aplique técnicas de seo já na descrição de cada um dos produtos que for submetido na loja.

Otimize o conteúdo da loja, utilizando urls amigáveis e produzindo conteúdos escaneáveis. Falamos mais sobre otimização de sites em outros artigos que indicaremos no final.

Blog

Aposte em um bom blog interno para publicação de artigos. Essa é uma ferramenta poderosa de marketing de conteúdo.

Dica! Através do blog, é possível publicar dicas e reviews, gerando mais chances de rankear conteúdo no Google poderá gerar visitas interessantes para sua loja.

Leia mais a respeito em:

Criação de Blog – Como isso virou um negócio de sucesso?

7 Dicas de como deve ser a criação do blog

Como criar um blog (Passo a passo)

Divulgação do seu site de vendas

Após a loja estar pronta, é hora de divulgar.

Você pode conferir nosso post como divulgar minha loja para implementar estratégias chave que estão ao seu alcance.

De nada adianta um site lindo sem visitas. Grande parte do sucesso da loja está no tráfego, ou seja, nos acessos que a página recebe.

Acompanhe as principais estratégias de divulgação nesse post:

Como divulgar a Loja Virtual (10 Melhores Dicas)

Execução e monitoramento

Agora que sua loja está pronta, no ar, e sendo divulgada consistentemente, é a hora do jogo. Atenda bem o seu cliente, entregue produto de valor, acompanhe a entrega efetiva e não se esqueça do pós venda.

Se a experiência em sua loja for satisfatória, o marketing boca a boca naturalmente impactará de forma muito positiva no seu negócio.

Se houve algum inconveniente, identifique e corrija. Não deixe uma má impressão pôr tudo a perder. Erros podem ocorrer, mas a forma que lida com eles é que fará diferença.

Depois que a loja estiver pronta, no ar, recomendamos 10 dicas estratégicas para ter sucesso com ela nesse post:

Como divulgar a Loja Virtual (10 Melhores Dicas)

Dúvidas mais comuns sobre loja virtual?

Depois que o objetivo é definido e todos os tópicos envolvidos estão alinhados, é possível tentar criar por conta própria ou buscar apoio de especialistas.

Recebemos algumas dúvidas bem comuns e listamos as principais dela no post abaixo, se você tiver interesse em conferir se uma delas também é a sua dúvida 😉

Criação de LOJA VIRTUAL – O que você precisa saber?

 

Onde Criar seu Site de Vendas (ou Loja Virtual)?

Existem algumas formas de conquistar o seu e-commerce.

Você pode alugar uma loja, contratar um desenvolvedor ou uma fechar com uma Agência.

Falamos as vantagens e desvantagens de cada caso aqui:

Onde Criar Loja Virtual? (Abrindo o Jogo)

Criar um site de vendas profissional?

Talvez você não disponibilidade para se dedicar à criação de uma página profissional. O tempo necessário para aprender desenvolvimento web, desde o design até a programação não precisa ser um problema para você.

Agência do Site é especializada em criação de sites de venda (lojas virtuais, ecommerces). Quer delegar esse processo com tranquilidade? Então, entre em contato com nossa equipe 😉

 

Criado em Março de 2017. Atualizado em Fevereiro de 2019.