Dicas para otimizar as imagens do seu blog

Tempo de leitura: 3 minutos

Confira algumas dicas para otimizar as imagens do seu blog e obtenha ainda melhores resultados no seu blog. Como sabe, a otimização dos sites é muito importante para a sobrevivência de qualquer página no mundo virtual, e as imagens não podem passar em branco. Confira como otimizá-las. 

Embora possa pensar que o importante na otimização de um blog seja o trabalho da palavra-chave no conteúdo, a verdade é que não basta. As imagens são um elemento muito importante na otimização quer de blogs, quer de páginas.

Quando as imagens são utilizadas de forma correta, além de tornarem a leitura muito mais agradável, permitem que o leitor tenha um melhor entendimento do conteúdo oferecido.

Veja aqui algumas dicas para otimizar as imagens do seu blog para que seja um grande sucesso na Internet!

melhores Dicas para otimizar as imagens do seu blog

Melhores dicas para otimizar as imagens do seu blog

As imagens têm um poder enorme. A verdade é que uma imagem pode mesmo valer mais do que mil palavras. As imagens podem exprimir muito do que queremos dizer, e até mais. Como exprimir em palavras a beleza de um pôr do sol, por exemplo?

Mas para que as imagens agreguem valor ao blog, é necessário que sigam algumas regras. Por isso mesmo estamos passando agora algumas dicas para otimizar as imagens do seu blog. Confira.

DIREITOS AUTORAIS

É muito tentador pegar em imagens que estão sendo usadas em outras páginas e blogs. Mas é preciso ter muito cuidado na escolha das imagens, especialmente quando falamos em direitos autorais.

É muito importante que use apenas fotos e imagens livres de direitos autorais, ou correrá o risco de ver o seu blog denunciado, podendo levar à eliminação dos artigos e até mesmo do blog completo.

Em casos mais graves, poderá vir a ter vários problemas com programas de afiliados, ou poderá incorrer em processos judiciais.

NOMES DOS ARQUIVOS

Para o Google, e outros motores de busca, o nome dado aos arquivos tem uma grande importância, especialmente quando usamos o Google imagens.

Quando estiver colocando as imagens no seu blog, certifique-se de que altera o nome do arquivo de acordo com o que mostra.

Nunca deixe as imagens com os nomes “transferir”, ou com números e letras, que é bastante comum quando se faz o download para o computador.

Dicas para otimizar imagens blog

TAMANHO

Nada pior do que entrar num blog que demora uma eternidade para carregar a página, não é mesmo? Uma das causas para essa lentidão está nas imagens usadas no blog.

Por essa mesma razão deve dar especial atenção ao tamanho dos arquivos que carrega para as suas postagens.

Garanta que as imagens não ultrapassam os 100K. Atenção também ao tamanho. Não use imagens que ultrapassam os limites permitidos pelo blog que usa.

Imagens em JPG (fotos) e PNG (ilustrações) são ideais por manterem a qualidade boa das imagens mas com um tamanho bem menor do que os restantes formatos, como BMP.

PROPRIEDADES TITLE E ALT

A última das dicas para otimizar as imagens do seu blog tem a ver com o preenchimento dos campos title e alt.

O title diz respeito ao texto que é exibido sobre a imagem quando o usuário passa o rato sobre ela.

Já o Alt, ou texto alternativo, diz respeito à palavra-chave para mostrar ao google, ou outro motor de busca.

Gostou das nossas dicas para otimizar as imagens do seu blog? Não se esqueça de colocar todas elas em prática na próxima postagem.