Gestão de Redes Sociais

Gestão de Redes Sociais

Tempo de leitura: 7 minutos

Gestão de Redes Sociais é um dos tópicos chave quando tratamos de Redes Sociais. Isso porque não adianta apenas saber o que são as redes sociais, quais as vantagens, o que postar nas redes sociais e quais resultados obter através do marketing nas redes sociais se não for implementada uma estratégia de execução e monitoramento.

Quando falamos de gestão, buscamos apresentar um caminho para definir quais as suas redes, como nutri-las e acompanhar as métricas para dimensionar qual o efeito que se obtém ao investir tempo e dinheiro nestas ações.

Vamos apresentar aqui um passo a passo resumido do que você pode fazer para formular sua estratégia e colocá-la em prática.

Estratégia de Gestão de Redes Sociais

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– Quem é o seu Persona

Persona é uma representação ilustrativa do seu cliente visando direcionar o seu marketing com maior assertividade.

Para iniciar qualquer estratégia de marketing, o 1o passo é identificar com clareza, certeza e riqueza de dados relevantes quem é o seu Persona. Persona é diferente de público-alvo. Vamos ilustrar abaixo:

Vamos pensar em uma loja de moda praia feminina

Público alvo são mulheres, classe alta e média alta, moradoras do Rio de Janeiro, empreendedoras.

Persona seria:

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Falamos mais sobre Persona nesse post:

Qual o 1o passo para que seu Inbound Marketing seja um sucesso?

 

– Planeje o conteúdo

Fica claro que tipo de conteúdo deve ser produzido para Helena.

Quanto mais conectado com os anseios e interesses da Helena, muito maior serão as chances de que ela consuma esse conteúdo no meios de tantos outros que devem aparecer constantemente em seus canais de comunicação.

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Gestão de Redes Sociais

Não se esqueça que o interesse pelo conteúdo varia conforme a jornada de compra

O discurso será diferente se Helena já conhece ou não a loja, concorda?

Logo, você precisará nutrir o seu alvo considerando em qual momento ele está:

  • etapa em que não se conhece a marca
  • etapa em que está buscando mais informações sobre a marca
  • etapa em que o seu alvo está comparando
  • etapa em que o lead já virou cliente e precisa ser fidelizado

Após coletados os dados, construído o seu persona e identificado o que deve ser oferecido em cada uma das etapas elencadas acima, produza o conteúdo a ser publicado: posts, artes, videos, infográficos, ebooks, cases, enfim..o conteúdo mais coerente com o seu persona e o estágio em que ele se encontra no funil.

– Agende e entregue

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Gestão de Redes Sociais

Uma vez mapeado o conteúdo ideal para cada momento de compra, organize uma pauta estratégica.

Produza e organize os arquivos que devem ser publicados.

Acerte o tom da mensagem com a mídia social em que será publicado, afinal cada rede possui uma personalidade e um tipo de conteúdo mais interessante.

Por exemplo, no Instagram a imagem tem importância ímpar, já que é uma mídia de imagens.

Por outro lado, o Linkedin promove notícias e artigos de qualidade especialmente no mundo corporativo. Ou seja, uma imagem linda no Linkedin sem um texto atraente ou um conteúdo fraco dificilmente terá o impacto desejado.

Agendar ou executar as publicações com persistência e disciplina nas redes sociais da sua escolha naturalmente gerará dados.

Esses dados serão seu norte ao avaliar qual conteúdo teve melhor aceitação, além de fornecer informações valiosas sobre o seu público.

– Interaja

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Gestão de Redes Sociais

Estar nas redes e publicar naturalmente dará maior exposição, ficando inevitavelmente sujeito a interações. Mensagens inbox, comentários, compartilhamentos, críticas e elogios.

Nem precisamos dizer como é importante responder a essas interações. Quanto mais interações, maior relevância.

Acompanhe diariamente, é possível receber alertas, bem como notificações via app, permitindo um retorno quase imediato. Quanto mais rápido o retorno, melhor impacto.

– Monitore Resultados

Ações geram reações.

Não existe uma receita de bolo. Cada mídia, cada segmento e cada persona respondem de um modo específico de acordo com o que foi testado.

Assim, cada estratégia gera um determinado tipo de resultado, seja positivo ou negativo.

É fundamental avaliar os resultados obtidos para validar na prática as ideias executadas e identificar o que dá certo ou não, o que precisa ser melhorado e de que forma o comportamento também se transforma com o passar do tempo.

– Ajuste e aperfeiçoe

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Gestão de Redes Sociais

Por isso, todo ciclo precisa ter o seu balanço na etapa final. É o famoso relatório, ou seja, agrupamento e análise dos dados obtidos.

Determine um período a ser avaliado e reflita quais lições e resultados foram obtidos.

Pesquise a respeito do que não funcionou e invista mais no que funcionou.

Estude ajustes que podem ser feitos e implemente, por partes, para identificar o efeito de cada mudança.

É muito saudável comparar com concorrentes e referências na sua área.

– Repita o processo

Considerando o dinamismo e transformações que naturalmente ocorrem, recomece a implementação de publicações nas mídias sociais, sempre acompanhando as métricas, monitorando o mercado e adequando sempre o tom das ações.

Esse processo precisa ser constante e vamos explicar o porquê logo abaixo.

Importância da Gestão de Redes Sociais

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Toda a estratégia aqui apresentada faz parte do Marketing Digital de uma Empresa/Marca.

Há muitas décadas atrás, quando nascia a Coca Cola, imagine como foi necessário trabalhar para conquistar o público. Antigamente, não tínhamos a internet como a mola propulsora nem tantos canais tão democráticos como temos hoje nas mídias sociais.

Hoje, a própria Coca Cola já percebe que 30 segundos na TV não é tão determinante como antigamente porque o comportamento do consumidor mudou – pense, por exemplo, no que está acontecendo com os anunciantes da TV Globo. Repare que os intervalos comerciais estão mudando.

Um exemplo é a própria Magazine Luize, que já tem destinado um percentual de investimento do marketing para o marketing digital maior do que para comerciais de TV, por exemplo. Eles já perceberam que a audiência se voltou para outros meios, e as mídias sociais fazem parte cada vez mais do foco de atenção desse público.

Por isso, não perca tempo. O sucesso de uma gestão de mídias gera resultado muito mais a médio e longo prazo se pensarmos de forma orgânica.

A sua persistência e constância é o que trará maturidade para o seu marketing nas redes sociais. Por isso, a gestão de redes sociais deve ser uma preocupação de qualquer negócio.

Ah sim, voltando ao caso da Coca Cola. Mesmo com toda a força que a marca tem hoje, continuam investindo cada vez mais no aperfeiçoamento e qualidade do marketing.

Poderiam pensar “todo mundo já sabe o nosso valor”, mas não. É como aquela famosa frase “quem não é visto, não é lembrado”. Portanto, esteja à vista nas redes sociais, já e sempre!

Procurando uma empresa para cuidar da gestão das suas redes sociais?

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