Hospedagem Compartilhada, Cloud ou Dedicada?

Tempo de leitura: 3 minutos

Hospedagem de site não é tudo igual! Se você está sempre buscando o menor preço pois acredita que o serviço é mesmo (simplesmente deixar o site online), confira alertas importantes para fazer uma escolha melhor e não se arrepender de perder vendas e acessos por conta de site off, lento ou afetado por outras contas armazenados no mesmo host.


Muita gente questiona o porquê de investir numa hospedagem cloud ou dedicada.

Atualmente são tantos provedores oferecendo preços cada vez menores, que às vezes o empresário não entende o sentido de pagar a mais por um serviço que, aparentemente, seria o mesmo.

Hospedagem não é tudo igual

Existe um motivo para algumas hospedagens serem mais caras do que outras.

Quando você tem um site numa hospedagem compartilhada, os recursos são divididos com diversos outros sites.

Quando seu site está numa hospedagem cloud, a diferença é que se um dos sites exagerar no consumo de recursos, isso não afetará a sua conta.

Se você se preocupa em manter o desempenho do site, invista numa hospedagem cloud.

O que é Hospedagem Compartilhada?

A opção mais popular é a hospedagem compartilhada.

Nesse modelo, diversas contas dividem um mesmo VPS e, por isso, o baixo custo.

Esse é o modelo para quem realmente precisa do menor orçamento possível para manter seu site online, porém devendo considerar que existe a possibilidade de uma das contas consumirem recursos mais que outras e, assim, afetar as demais contas.

Vale considerar o papel que o site exerce no seu negócio.

Digamos que você invista em anúncios para gerar acessos para o site. Então, seu tráfego chega no site e ele está altamente lento pois um dos domínios que compartilham hospedagem com você teve um pico de acessos?

O que é Hospedagem Cloud?

Esse é o modelo ideal para quem deseja utilizar servidores virtuais, limitando o consumo de cada conta armazenada.

Isso significa, na prática, que se uma conta tiver com pico de acessos por exemplo, isso não afetará a sua conta. Se você assistiu o vídeo acima, já deve ter entendido como isso funciona.

Cuidado com as pegadinhas!

Uma hospedagem cloud pode começar em R$ 30,00, desde que se pague 4 anos antecipado. Ou seja, seria um custo imediato de R$ 1440,00.

Você também pode receber um “servidor cru”, sem um painel de hospedagem, por exemplo. Apenas a licença do cpanel custa em torno de 20 dólares por mês.

O que é Hospedagem Dedicada?

A hospedagem dedicada acontece quando você contrata uma máquina exclusiva para o seu site.

Em vez de utilizar um “pedaço” do servidor, sua conta passa a ter um servidor inteiro à sua disposição.

Essa escolha está associada, principalmente, ao tráfego que o seu site recebe, assim como ás configurações que deseja implementar.

Por que algumas empresas de hospedagem oferecem soluções mais baratas que outras?

Aqui vale uma observação importante. Assim como a maioria dos produtos e serviços que são comercializados, existem fornecedores e revendedores.

As empresas fornecedoras oferecem preços menores que uma revenda, naturalmente.

Agora, o olhar que o consumidor deve ter é sobre o impacto desse tipo de contratação no dia a dia.

A demanda de um fornecedor é muito maior e, por isso, o atendimento precisa obedecer uma fila de solicitações.

Não é à toa que, dependendo do estágio de maturidade da empresa, enfrentam-se reclamações em relação ao tempo de resposta ou tempo de solução.  Isso se deve, muitas vezes, pelo porte da demanda.

As revendas acabam se tornando mais vantajosas justamente por esse motivo. Você pode pagar um pouco mais, para ser atendido mais rápido ou ter especialistas capazes de resolver assuntos no tempo menor do que você teria para abrir um chamado, obter suporte, aprender a resolver questões. Isso quando não existem outros aspectos envolvidos que vão além do assunto de host e o provedor não tem obrigação nenhuma de resolver.

Por exemplo, o site que apresenta um erro por conta de uma configuração do provedor. Repare que  muitos provedores deixam claro que sua atuação se restringe aos assuntos especificamente de hospedagem. Qualquer problema no site, a orientação é tratar com o desenvolvedor.