Marketing em Redes Sociais

Marketing em Redes Sociais

Tempo de leitura: 5 minutos

Marketing em Redes Sociais é um tema sempre recorrente desde que as redes sociais começaram a fazer parte da vida dos internautas. Com isso, a grande pergunta passou a ser inevitável:

“Minha empresa realmente precisa estar nas redes sociais para ter sucesso?” Leia o artigo e tire suas próprias conclusões.

Em quem você confia?

Vamos supor que você está ocupando uma posição-chave em um grupo e recebeu a tarefa de contratar o serviço de buffet para um evento.

Imagine que esse evento tem por objetivo levantar fundos para uma ação que decidirá se o seu grupo continuará existindo ou terá que acabar.

Grande responsabilidade, certo? Agora eu pergunto: como você escolheria esse buffet há 15 anos atrás? Como você escolheria hoje?

A indicação mudou!

Marketing em redes sociais
Marketing em redes sociais

O famoso marketing boca a boca definitivamente mudou. Continua tão forte e eficiente como sempre, mas evoluiu.

Hoje você não depende apenas daquele contato do seu amigo mais leal.

Existe um mundo de ferramentas, opções, canais, referências e mecanismos para avaliar se aquela empresa merece a sua confiança.

Nesse cenário, as redes sociais têm indiscutível presença.

Olhe ao redor

Seu cliente está nas redes sociais. Seus concorrentes estão nas redes sociais. E você? E o seu negócio? De que forma estão se posicionando nas mais diversas mídias?

Cuidado! Autopromoção não basta. As redes sociais não servem para massagear o ego, mas sim para gerar valor para a sua audiência e fortalecer a sua marca.

Inclusive trouxemos um artigo com resumo sobre o que postar nas redes sociais que você não pode deixar de conferir.

Vantagem para o seu seguidor x Vantagem para a empresa

marketing-em-redes-sociais-02
Marketing em Redes Sociais

Quando seguidores se beneficiam

Como dissemos lá em cima, estar nas redes sociais precisa ser vantajoso para quem segue os seus canais. Por isso, é importante definir qual o seu objetivo ao criar redes sociais, refletindo sobre:

  •  Qual conteúdo meu público precisa?
  •  Quais informações sobre os meus produtos e serviços podem somar sem que isso represente autopromoção por si só?
  • Quais novidades sobre o meu segmento podem interessar?
  • Que tipo de mensagem minha marca entrega?
  • Qual a personalidade do que apresento?

Ao responder essas questões, você naturalmente já está pensando no seu cliente em vez de apenas expor a sua marca e, se a conexão for verdadeira, o engajamento ocorrerá naturalmente.

Quando as marcas/empresas se beneficiam

  • Reduzir o custo de aquisição por cliente já que esse ambiente propicia o marketing boca a boca, além de gerar visitas e contatos de forma orgânica.
  • Humanizar relações já que o consumidor busca cada vez mais personalização do contato, e as mídias sociais fomentam naturalmente isso.
  • Agilidade. Quem já testou o suporte da Microsoft pelo Twitter sabe do que estou falando. O tempo de resposta pode ser incrivelmente rápido.
  • Diferencial. Marcar presença nas redes sociais gera mais valor e demonstra que está atualizado com o mercado e com o consumidor.
  • Monitoramento. Além isso, vale lembrar que as redes sociais podem ser um termômetro de como sua marca está sendo percebida e como os seus concorrentes estão atuando.

O que aconteceu com seu setor de marketing?

marketing-em-redes-sociais-01
Marketing em Redes Sociais

Pergunta complicada, certo? Isso porque muitas vezes somos profissionais liberais, microempreendedores ou pequenas e médias empresas com muitos outros gargalos.

É nesse momento que você precisa entender que o marketing pode oxigenar o seu negócio e, por isso, não deve ser negligenciado. Se você conta com times reduzidos, saiba que isso não é motivo para preterir uma área tão importante.

Especialmente quando falamos de marketing digital, e ainda mais em marketing nas redes sociais. Existem muitas estratégias que podem gerar resultado se você atuar de forma coerente, persistente e assertiva.

Não adianta simplesmente estar nas redes sociais

marketing-em-redes-sociais-04
Marketing em Redes Sociais

Uma vez entendido que sua marca precisa de contas nas redes sociais, lembre-se: seja estratégico.

Não adianta criar uma Fanpage por exemplo se ela ficar abandonada, isso não trará resultados e ainda pode queimar a sua imagem.

Faça um planejamento, alimente conforme entender que é importante e atualize-se. Ao incluir a gestão de mídias (marketing em redes sociais) no cronograma de marketing do seu negócio, estabeleça um prazo para avaliação de resultados e ajustes.

Ah sim, e se você quer saber qual rede social usar para seu negócio, confira também o post qual rede social usar para o seu negócio.

Procurando uma empresa para cuidar do marketing em redes sociais para você?

A Agência do Site oferece soluções de marketing digital desde 2006.

Você pode conhecer nossos planos de marketing e falar com um dos nossos consultores em marketing em redes sociais, além de outras estratégias como:

Inscreva-se em nosso blog e fique por dentro de nossas novidades ? Estamos constantemente produzindo conteúdo que pode ajudar na sua jornada empreendedora!