Marketing no Facebook

Marketing no Facebook

Tempo de leitura: 9 minutos

Marketing no Facebook (ou Facebook Marketing) funciona? Facebook realmente vende?

Que o Facebook atinge cada vez mais usuários e é uma das redes sociais mais consistentes e promissoras, todo mundo já está cansado de ouvir. Mas como isso pode ajudar a sua marca? Como você pode utilizar essa rede? Isso porque você não quer apenas mais curtidas, mas sim resultados!

Informação é Poder

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Marketing Facebook

Você não precisa ser um profissional do marketing para saber que informação é poder e o que o Facebook entrega é principalmente isso: informação qualificada sobre o público.

Dados diversos (características e opiniões) expostos espontaneamente por usuários que desejam se conectar a pessoas e informações do seu interesse.

Logo, quando se conhece o perfil do seu público-alvo e há possibilidade de anunciar diretamente a ele através do Facebook, temos a oportunidade de preparar um terreno altamente fértil para vendas através do marketing.

Quanto mais específico e direcionado o seu público e a linguagem utilizada para ele, muito mais eficiente tende a ser o seu marketing no Facebook.

Por exemplo:

Se você vende bolsas de maternidade, imagine um anúncio em um outdoor ao lado de um sinal com alto tráfego no centro da sua cidade. Certamente, terá centenas de visualizações no dia.

Agora, se você trocar por um anúncio no feed de notícias do Facebook voltado para mães grávidas que residem num raio de 20km da sua loja, qual campanha tende a ser mais assertiva?

A qualidade é mais relevante que a quantidade, concorda?

Por isso, a qualidade dos dados é uma das grandes oportunidades oferecidas pelo Facebook. Isso é o que aumenta o potencial de conversão de uma campanha.

Aplicações comerciais do Facebook

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Marketing Facebook

E, assim, uma vez definido quem são os seus potenciais clientes, temos a possibilidade de atuação no Facebook de forma direcionada. Ok, e o que você pode fazer comercialmente?

– Branding

O Facebook é uma ótima ferramenta de Branding. Você pode saber o que é branding conferindo nosso post a respeito. De forma resumida, é a percepção e fortalecimento da sua marca, aumentando o poder de fixação na mente da sua audiência.

Postar conteúdo regularmente sobre a sua marca e o seu mercado de forma implícita e explícita é uma forma de reforçar o seu nome perante o seu público, além de fomentar a personalidade do seu negócio/atuação.

– Comunicação

O Facebook também disponibiliza uma ferramenta muito eficiente de contato (Messenger), isso sem falar nas possibilidades de interações do post (comentando e compartilhando), sempre gerando métricas fundamentais para mensuração de resultados.

É por isso que pode ser considerado tranquilamente um canal de relacionamento com o público com grande amplitude e eficácia.

– Post Patrocinado

Ter uma conta e uma fanpage não tem custo, mas você consegue pagar para impulsionar postagens, ampliando o alcance das suas publicações.

Isso sem falar no Facebook Ads, ou seja, a ativação de uma campanha onde é possível criar anúncios, especificar a que público se destina, propondo CTA (Call-to-Action). Ou seja, implementar chamadas para ação. Por exemplo: curtir uma fanpage, acessar uma página ou realizar alguma ação proposta (compartilhar uma publicação, comentar, seguir uma página ou entrar em contato, por exemplo)

Vale lembrar que temos ainda o Pixel de Conversão, um código a ser inserido no seu site que permite registrar e saber quantas vendas ou leads foram conquistados através dos anúncios do Facebook.

Fanpage x FaceAds

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Marketing Facebook

A Fanpage (ou seja, página da sua empresa no Facebook) é o caminho pelo qual você divulga a sua marca, reúne seguidores e atua conforme estamos descrevendo nesse post.

Mas se você quer gerar tráfego sensivelmente, não há como fugir do FaceAds (anúncios pagos). Isso porquê o alcance é indiscutivelmente maior e, consequentemente, tende a gerar maior engajamento.

Você acha caro pagar centavos ou reais por clique? Quanto você pagaria para anunciar numa revista, outdoor ou TV, por exemplo?

Pesquise aonde o Marketing de grandes marcas estão investindo. Não é à toa que estão destinando um percentual cada vez maior para a internet, incluindo mídias como Facebook. Lembre do exemplo das bolsas de maternidade no início do post. O poder de assertividade é enorme!

Então, aproveite enquanto ainda se consegue pagar centavos por clique pois essa realidade pode mudar e encarecer cada vez mais.

Google Adwords x Facebook Ads

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Marketing Facebook

Agora vamos a um dos grandes questionamento que escuto diariamente: Google ou Facebook?

Google se destina a quem busca/precisa de algo. O anúncio no Google é para quem está pesquisando por aquele item naquele momento.

Já o Facebook apresenta objetos de desejo. É para o público que está num momento de distração e é surpreendido com alguma oferta que lhe desperte a curiosidade/interesse.

Por isso o Facebook é ótimo para vendas indiretas. O anúncio precisa ser algo interessante o suficiente para que um usuário que não precisa daquilo goste tanto do anúncio a ponto de deixar o que está fazendo para pensar se aquilo pode lhe servir. Vamos a um exemplo prático!

Marketing Facebook – Exemplo prático de Inbound Marketing

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Marketing Facebook

Se você estiver precisando de uma capa de chuva, você escreve “capa de chuva” no Google e voilá. Nos primeiros resultados, você visualiza locais e preços de capas que podem ser adquiridas rapidamente.

Mas vamos dizer que você não está precisando da capa, mas está viajando para o Alabama, você curtiu a página “Turismo no Alabama”, “Compras no Alabama” e fez umas pesquisas por casa para temporada no Booking logado através da sua conta no Facebook.

Então, enquanto acessa o seu feed visualiza um anúncio “Você sabia que o Alabama é a cidade mais chuvosa dos EUA? Clique aqui para saber se você está preparado!”

É quando você clica na página e acessa um ebook gratuito com 5 dicas que todo mundo que vai para o Alabama tem que saber, mas ninguém diz!”

No ebook, você descobre que as capas de chuva por lá são 5x mais caras que no Brasil, que chove a maior parte do tempo e, além da capa, é muito comum usar galochas e casacos impermeáveis.

No final, você coloca o link da sua loja virtual de moda e itens fundamentais para enfrentar a chuva. Se o visitante não comprou, o e-mail dele está na sua lista, é o seu lead.

E, daqui 5 dias, você pode enviar a ele por e-mail um cupom de desconto para capas de chuva válido por 48h.

Esse é apenas um dos exemplos possíveis que demonstram o poder do Facebook Ads. Você conquista não necessariamente o cliente no estágio final da compra, mas especialmente quem muitas vezes sequer sabe que precisa de você.

O Marketing no Facebook é muito forte quando se pensa em Inbound Marketing.

No Google, como o visitante normalmente está no estágio mais final da compra, com interesse mais imediato, o custo tende a ser maior. E tipo de marketing passa a ser diferente.

Por que contratar um analista para cuidar do seu Facebook Ads?

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Marketing Facebook

Todo empreendedor sabe que delegar é uma estratégia. Focar na sua especialidade, no seu diferencial e nas responsabilidades que competem apenas a você, deixando as “tarefas satélites” aos especialistas correspondentes.

Afinal, ninguém sabe de tudo. E quem atua constantemente em um serviço adquire naturalmente uma expertise diferente de quem divide seu tempo com muitas outras tarefas, não é mesmo?

Um especialista em FaceAds fará a ativação, configuração e monitoramento da sua campanha para que o anúncio renda o máximo de cliques possível. E quanto maior a qualidade, melhor a conversão, menor o custo do clique e, assim, maior a quantidade de acessos.

Por que contratar alimentação da minha FanPage?

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Marketing Facebook

Para alimentar a sua Fanpage, será pertinente conhecimentos de Design para que sejam publicadas artes profissionais. Além disso, um redator que produza conteúdo de valor e um analista de mídias que faça a alimentação da página com as postagens.

Além destes conhecimentos fundamentais, será necessário tempo para planejar uma pauta e cumprir um cronograma de publicações.

“Nossa, mas eu não tenho um grande setor de marketing. Isso significa que preciso de todos esses profissionais?”

Na verdade, não necessariamente. Você pode contratar um profissional ou uma agência com um time que possa efetuar isso para o seu negócio com profissionalismo e pontualidade.

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