Como Criar um Site de Sucesso [O Guia Definitivo]

Tempo de leitura: 51 minutos

Uma Guia Completo para Empreendedores

Como criar um site de sucesso numa época em que a todo instante aparece alguém prometendo o melhor site?

Por que uma marca precisa de um site?

Como escolher e o que saber para não cair em uma verdadeira armadilha?

Devo tentar criar sozinho ou contratar alguém para fazer isso? Quais os riscos e oportunidades?

De quais informações uma pessoa precisa quando quer decide criar um site?

Aqui nesse post vamos mostrar tudo o que um site precisa.

Vamos contar alguns relatos bem comuns e trazer dicas para você analisar quando escolher um desenvolvedor.

Sabe aquela famosa frase “errando que se aprende”? Que tal pegar um atalho e aprender com os erros que já conhecemos?

Vamos explicar passo a passo o que é necessário para manter um site no ar, além de explicar os preços cobrados no mercado (desde sites gratuitos até projetos bem mais caros).

Afinal, quanto custa um site de verdade?

Aqui, você também vai entender quais plataformas existem e qual a melhor delas para o seu projeto. Como escolher a sua plataforma?

O que é manutenção de site? Quais são os serviços acessórios necessários para manter um site no ar?

Vamos detalhar os cuidados sobre domínio.

Aqui você também encontrará informações para decidir qual o melhor provedor para o seu site.

A propósito, como garantir que seu site não suma?

O que é hospedagem, afinal?

Vamos ajudar a decidir qual o tipo de site ideal para seu negócio.

Você poderá entender quais preocupações deve ter em relação à segurança do site. Como ter um site seguro?

Qual o conteúdo que devo produzir para o site? E se contratar um redator, como fazer com que o texto do site comunique o necessário?

Ainda, como ter resultado com seu site? Quais são as formas de divulgação e como calcular o investimento necessário?

É válido contratar uma agência? Quais as vantagens e desafios? Será que não compensa fazer tudo por conta própria?

Ou melhor ter profissionais autônomos a seu serviço? Os freelancers são boas alternativas? Quais são os riscos?

Leia esse post até o final e esteja apto a responder a tudo isso!

Ah, e se você ficou com uma dúvida que não foi respondida, é só deixá-la nos comentários para te respondermos o quanto antes 😉

Índice – Criando um Site

É claro que recomendamos que você leia todas as informações integralmente.

Até porque os tópicos se complementam o tempo todo.

Mas você também pode se guiar por esse índice:

    1. Por que toda marca precisa de um site?
    2. Por que as pessoas abandonam o site?
    3. Por que você não deve abandonar o site?
    4. Como um site é desenvolvido?
    5. Site Profissional x Site do Construtor
    6. Quanto custa ter um site?
    7. Manutenção do Site
    8. Quanto tempo leva para um site ficar pronto?
    9. Como não errar no domínio
    10. Como escolher seu provedor de hospedagem
    11. Como garantir que o site não suma
    12. Como garantir que o site seja seguro
    13. Tipos de site
    14. Como definir o conteúdo do site
    15. Quais as características que um site deve ter?
    16. Como divulgar o site
    17. Como alavancar a performance do site
    18. Como monitorar resultados?
    19. Quando devo atualizar o site?
    20. Vantagens e desafios ao cuidar do site por conta própria
    21. Vantagens e desafios ao contratar freelancers
    22. Vantagens e desafios ao contratar uma agência
    23. Os 10 maiores erros na criação do site
    24. Por onde começar?

1 – Por que toda marca precisa de um site?

Pense em qualquer marca ou profissional com alguma expressão que você conheça.

Agora pesquise pelo site dele.

Encontrou?

Bom, se você não encontrou, é bem provável que ele não tenha tanta expressão assim.

Ou, na pior das hipóteses, pode ter tido o site banido das pesquisas por algum motivo.

Se não encontrou referências em algum portal, guia ou nas redes sociais, uma pessoa pode até chegar a duvidar da existência.

Estar na web é fundamental.

Agora, apesar de ser muito bom ter uma página em alguma rede social, um canal no Youtube ou alguma subpágina em um site de terceiros, existe um risco fatal.

O que acontece com a sua presença se essa rede social – como o exemplo típico do Orkut – cair em desuso até sumir?

Se você não tem um espaço próprio, sob o seu controle, na web, ficará refém de algumas situações.

“Regras do dono”

Você precisará seguir as regras do seu “dono”.

Sim, isso mesmo, redes sociais tem autonomia para determinar por exemplo que os seus posts da Fanpage tem alcance limitado.

Já reparou que quando uma marca posta alguma coisa no Facebook, apenas um pequeno percentual dos seguidores visualizam aquela postagem?

O algoritmo do Facebook – Edge Rank – quer filtrar cada vez mais o feed de notícias dos usuários do Facebook por ordem de interesse/relevância de conteúdo para o usuário.

Isso quer dizer que, se você seguir várias páginas, a sua página inicial exibirá as últimas postagens conforme alguns critérios. Por exemplo, volume de interações, páginas mais acompanhadas por você, etc.

Ou seja: se você tem uma fanpage, ou seja, uma página da sua marca no Facebook, notará que cada vez menos seguidores visualizarão seus posts.

A menos é claro que você os impulsionem, pagando por isso.

O Facebook é um espaço de divulgação, não é o terreno da sua marca.

Para começar que o endereço começa com “facebook.com” para então fazer menção ao seu nome. Facebook.com/onomedasuamarca

Redes sociais, portais, espaços cedidos na web reforçam suas próprias marcas antes de propriamente divulgar o seu negócio.

“Disputa por atenção”

Se no tópico acima falamos da necessidade de ter controle sobre o espaço onde você divulga sua marca, aqui vamos trazer outro exemplo.

Experimente subir um vídeo no Youtube e passe esse link para outra pessoa.

É praticamente impossível que, após assistir ao seu vídeo, essa pessoa não tenha assistido uma porção de outros vídeos.

Isso se ela não tiver clicado noutro antes mesmo de acabar de assistir ao seu.

E claro que isso é o mais natural a acontecer.

O Youtube terá todo o histórico de navegação, as preferências, canais inscritos e ainda vídeos parecidos com o seu sendo exibidos na barra lateral.

Chamadas atraentes, anúncios, diversas opções de cliques e possibilidade de visualização de conteúdo relacionados ao interesse de quem assiste.

Como competir com isso?

Outro exemplo clássico: você acessa rapidamente o Facebook para deixar uma mensagem, ou um típico Parabéns pelo aniversário.

E, quando percebe, já se passaram horas perdidos em meio a tanta informação das pessoas que você justamente escolhe acompanhar.

E agora, pode ser mais difícil competir ainda!

Se você quer que um internauta conheça o seu negócio e foque nas suas informações, nada melhor do que fornecer o endereço do seu site.

O seu site é o seu terreno, com as informações mais importantes que você julga sobre sua marca ou negócio.

É claro que é fundamental usufruir das oportunidades das redes sociais e tantas outras mídias.

Mas é um erro ignorar que se precisa de um site.

2 – Por que as pessoas abandonam o site?

Agora mesmo sabendo de toda a importância de ter um site, cada vez mais as pessoas abandonam seus sites.

E o mais assustador é que muitas vezes esse abandono é até rápido.

E há algumas situações que explicam isso.

Algumas das mais comuns são:

Iniciaram um site há algum tempo com uma empresa. Depois, a manutenção começou a pesar no orçamento e não era possível transferir o site para outro lugar.

Ou, começam a criar um site, passam a enfrentar erros de carregamento ou incompatibilidade com o servidor de hospedagem. Acabam descobrindo que não é tão fácil assim conseguir reverter o erro.

Há também casos em que o site aparece de forma desconfigurada, queimando o nome da marca.

Existem casos em que se experimenta criar o site em algum construtor e o resultado final ficar bem aquém do necessário.

Ninguém quer transmitir amadorismo, não é mesmo?

Se o site é o embaixador da sua marca na web, é imprescindível que esteja bem representado.

Mas um dos motivos mais comuns, dentre todos, para observar sites sendo abandonados é: o “desenvolvedor” do site sumiu!

Infelizmente.

Um dos relatos mais típicos:

“Aquele profissional fez um preço ótimo, iniciou o serviço, mas começou a ficar bem difícil o contato. Ele sumiu e, como não entendo absolutamente nada, como posso recuperar meu site?”

Nos piores casos, o domínio – que é o endereço do site – sequer foi registrado em nome do proprietário.

O antigo servidor eventualmente nem existe mais e a frustração é tanta que a pessoa não quer nem ouvir mais falar em criação de site.

3 – Por que você não deve abandonar o site?

Apesar de todos os motivos que levam pessoas a abandonarem seus sites, isso é uma das piores atitudes a serem tomadas não apenas no curto prazo, mas especialmente a médio/longo prazo.

O tempo de existência de um domínio é um dos fatores considerados pelos robôs de busca para rankear o site.

Quanto mais antigo, mais relevante e maior credibilidade é transmitida pelo site.

É sabido que, especialmente quando o assunto é tecnologia, as plataformas passam constantemente por atualizações.

De tempos em tempos, é mais do que necessário se reciclar e atualizar, ou até mesmo repaginar um site.

Mas isso não significa que você deva abandonar o seu domínio.

Deixar de ter um site é um tiro no pé quando pensamos em presença online.

Quer uma dica barata e eficiente?

Crie ou contrate uma página em construção enquanto seu site está sendo criado. Mantenha essa informação na home.

E se o seu site já funciona há algum tempo, não é necessário deixá-lo offline até que o novo site esteja pronto.

Você também consegue desenvolver um novo site em paralelo, em um domínio provisório, até que o novo site esteja pronto.

Depois, basta transferir os arquivos para o endereço principal e pronto!

Novo site no ar, reforçando ainda mais a presença da sua marca na web.

Cada vez mais, a internet se torna o verdadeiro palco de negócios.

Quanto mais tarde criar e fortalecer o seu site na web, mais difícil será obter resultados.

Apesar de todos os motivos que levam pessoas a abandonarem seus sites, isso é uma das piores atitudes a serem tomadas não apenas no curto prazo, mas especialmente a médio/longo prazo.

  • Tempo de Existência

O tempo de existência de um domínio é um dos fatores considerados pelos robôs de busca para rankear o site.

Quanto mais antigo, mais relevante e maior credibilidade é transmitida pelo site.

  • Acompanhar atualizações

É sabido que, especialmente quando o assunto é tecnologia, as plataformas passam constantemente por atualizações.

De tempos em tempos, é mais do que necessário se reciclar e atualizar, ou até mesmo repaginar um site.

Mas isso não significa que você deva abandonar o seu domínio.

Deixar de ter um site é um tiro no pé quando pensamos em presença online.

  • Página em Construção

Quer uma dica barata e eficiente?

Crie ou contrate uma página em construção enquanto seu site está sendo criado. Mantenha essa informação na home.

E se o seu site já funciona há algum tempo, não é necessário deixá-lo offline até que o novo site esteja pronto.

Você também consegue desenvolver um novo site em paralelo, em um domínio provisório, até que o novo site esteja pronto.

Depois, basta transferir os arquivos para o endereço principal e pronto!

Novo site no ar, reforçando ainda mais a presença da sua marca na web.

Cada vez mais, a internet se torna o verdadeiro palco de negócios.Quanto mais tarde criar e fortalecer o seu site na web, mais difícil será obter resultados.

  1. Como um site é desenvolvido? 

Quem está envolvido na criação de um site profissional?

(Atenção! Esse é o nosso modelo, ok? Cada empresa tem a sua dinâmica)

  • Web Designer – desenvolve um layout interessante alinhado com sua identidade visual;
  • Desenvolvedor web cuida de sistemas e programação em si, estruturando o projeto online
  • Redator cria, revisa e arquiteta o conteúdo de forma amigável no site;
  • O analista de SEO otimiza o site para que tenha a melhor leitura possível junto aos robôs de busca.
  • O profissional de atendimento que coordena o projeto faz a ponte entre a marca e a equipe.
  • O analista de suporte auxilia no uso do site, prestando treinamento ou verificando eventuais intercorrências no site.
  • Dependendo do seu objetivo, poderá fazer parte ainda um consultor de marketing que assessore na divulgação e/ou um gestor para monitorar os profissionais envolvidos no marketing digital.

Criação do Site em 6 etapas

Definir CMS > Projetar o layout > Estilizar e diagramar o conteúdo > Desenvolver o Responsivo > Checar usabilidade e testes de funcionalidade do site > Execução da segurança

  1. Site Profissional x Site do Construtor

Quando se pesquisa como criar um site, uma solução alternativa para construção do site é o uso de um construtor.

O construtor de site costuma ser uma das soluções mais econômicas. Normalmente um provedor oferece um sistema online com modelos para edição.

A vantagem nessa escolha pode ser a aparente economia no curto prazo, porém é importante ter em mente 3 coisas:

TEMPO

É necessário dedicar tempo para organizar o layout.

Precisará estudar conceitos de design e aprender a diagramar as informações de uma forma atraente.

Assim, contratar um site que seja entregue todo pronto é um investimento no serviço, mas o que se compra realmente é o tempo de profissionais que trabalham continuamente nisso.

LIMITAÇÕES

Outra desvantagem do construtor está nas opções limitadas de atualização e ferramentas.

Além de atrelar seu site ao serviço de hospedagem que fornecer o construtor. Ou seja: se mudar de hospedagem, perde-se o site.

COMPETITIVIDADE

Por fim, optar por um construtor em vez de um site profissional pode ser bem menos competitivo quando pensamos em otimização e posicionamento no Google.

Quanto mais robusta e profissional a plataforma, mais oportunidades para alavancar a performance do seu site no Google.

O caso é que o empreendedor, especialmente dependendo do estágio em que se encontra, possui tempo cada vez mais escasso e precisa saber delegar tudo o que for possível para se dedicar aos assuntos que competem apenas a ele.

  1. Quanto custa ter um site?

6.1 Site Grátis

“Não existe almoço grátis!”

Todo serviço que é oferecido sem custo certamente possui outros aspectos por trás.

Antes de mais nada, entenda uma coisa: Não existe site próprio que seja gratuito.

Todo e qualquer site, para se manter no ar, precisa de 2 serviços: Domínio e Hospedagem.

Domínio é o endereço www.

Hospedagem é o serviço que armazena os arquivos do seu site na web. A hospedagem é oferecida por um provedor que precisa arcar com custos operacionais para funcionar.

Se você deseja um site próprio, precisa de tais serviços. E isso gera naturalmente custos.

Agora digamos que um grupo possui um domínio e hospedagem, e deseja ceder um pequeno espaço para você.

Aí sim, como você não pagaria por tais serviços, “desfrutaria” de algo gratuito. Pode ser gratuito para você, mas, na verdade, há uma outros envolvidos assumindo os custos.

Você não terá um domínio próprio. Provavelmente seriadominioprincipal.seunome.com ou dominioprincipal.com/seunome

Pense por exemplo no blogspot.

Quando você utiliza oseunome.blogspot.com , seu blog é, na verdade, um pequeno “pedaço” desse grande domínio que é o blogspot. Qual o resultado disso? Você não divulga apenas sua marca, mas sim especialmente a marca “blogspot”.

Poxa, então estamos dizendo que blogspot não serve? Opa, claro que não. O blogspot é usado normalmente quando não há fins comerciais.

Outra marca que permite criar “sites gratuitos” é wix. Mas se quiser um domínio e hospedagem próprios, entram os custos.

No caso do Wix, o que eles fornecem são modelos padrões como iscas para captar interessados em sites. Quem precisa de site, precisa de domínio e hospedagem para o site.

É nessa jogada que eles ganham bastante. Valendo lembrar aqui que a hospedagem do wix não possibilita contas de email personalizado, é apenas um espaço para armazenar os sites do construtor deles.

Se você quer transmitir profissionalismo e credibilidade, se você quer um site estratégico, planeje-se para ter um bom site profissional próprio.

6.2 – Custos para Ter um Site de Sucesso

Ao contratar um projeto de criação de site, tenha em mente os seguintes custos:

-Custo do registro do domínio (deve ser renovado anualmente)

-Custo da hospedagem (deve ser renovado mensalmente)

-Custo do projeto (criação do site em si)

-Custo da manutenção/suporte (pode ser opcionalmente avulso ou, dependendo da empresa, é possível assinar uma licença mensal para assessoria e atualização)

-Custo da divulgação (esse custo não significa que é necessário injetar verba mensal para o site existir, mas sim que havendo interesse em gerar visitas para o site, é necessário anunciá-lo e promovê-lo por meio de anúncios).

  1. Manutenção do Site

“Oi, tudo bem? Vocês trabalham com site? Estou com um problema! Meu caixa está parado, não recebo pedidos, minha divulgação foi bloqueada, não consigo divulgar meu site!”

Esse é um exemplo de contato que recebemos por aqui. Muitas vezes, trata-se de um site hackeado e bloqueado pelo Google. Nesses casos, nem sempre adiantar sequer fazer novo site. O domínio fica sujo é é necessário criar um novo projeto do zero, em um novo domínio.

Para evitar esse tipo de problema, é fundamental dar manutenção.

Para explicar de um modo bem claro no que consiste a manutenção de um site, responda:

– Vc realmente tem tempo para atualizar o conteúdo do seu site sempre que precisar?

– E se na alteração do conteúdo, o design nãoo ficar bonito nem bem diagramado..terá paciência para refazer?

– E se numa atualização de plugin, gerar alguma incompatibilidade ou desalinhar o site..?  você pesquisará até “quebrar a cabeça” para resolver?

– E se depois da atualização, quando achar que finalmente conseguiu, o seu wordpress apresentar a famosa tela branca? Como resolver?

-A propósito, lembrará de fazer um backup do site antes de fazer a atualização?

Essas são algumas das principais perguntas que se fazem quando o assunto é manutenção de site.

A falta de manutenção torna o site defasado e vulnerável.

Atenção! Site desatualizado é alvo de invasões e injeção de scripts maliciosos.

Sites hackeados podem ser bloqueados pelo Google Ads e, não raro, recebemos contatos de empresas que precisam de um novo site para ontem haja visto casos de invasão.

A verdade é que Manutenção de site nem sempre é valorizada como necessário e muitos precisam passar por um tremendo “perrengue”, quando não um baita prejuízo, para perceber que coisas simples poderiam evitar problemas maiores.

8.Quanto tempo leva para um site ficar pronto?

Dias, meses ou anos?

A resposta pode ser qualquer um desses!

Tudo depende do que se pretende para o projeto.

A verdade é que o site nunca está pronto. Você sempre precisará atualizar e enriquecer. E, quanto mais investir no conteúdo e aperfeiçoamento do site, melhor tende a ser sua performance.

A web é muito dinâmica e a todo tempo surgem novas oportunidades, ferramentas e regras.

Uma única página pode levar poucos dias ao passo que um projeto de portal de notícias nunca acabará pois sempre surgirão novos conteúdos a serem alimentados.

“Done is better than perfect”

Você só poderá validar o seu projeto na medida que colocar no ar. Isso é o que permitirá identificar os ajustes necessários e melhorá-lo cada vez mais.

Para calcular o tempo em média para um projeto, considere as etapas envolvidas:

Desenvolvimento do Layout > Validação do Layout > Alimentação do conteúdo nas páginas internas > Validação do Projeto >  Configuração das Hospedagem > Publicação dos Arquivos

  1. Como não errar no domínio

Domínio é o endereço do seu site. Normalmente, é o nome da marca ou do negócio que você quer promover.

Caso esteja construindo uma página pessoal, pode ser o seu nome também.

Exemplo:

www.seunome.com.br

ou

www.nomedasuamarca.com.br

Caso não esteja preocupado com a criação de site de imediato, mas deseje usar emails profissionais, é necessário que tenha um domínio.

De forma bem simples, domínio é o nome que você compra na internet.

#Dica 1: Domínios nacionais e domínios internacionais

O domínio pode ser .com, .com.br, .net, .org, … na verdade, existem centenas de possibilidades.

Essas possibilidades se dividem em 2 grupos: domínios nacionais ou internacionais.

Qual o melhor?

Até o momento, não existe uma hierarquia de extensões, ou seja, não se pode dizer que um é melhor que outro. A diferença é está na nomenclatura.

A dica é escolher um nome que faça sentido com seu objetivo e seu negócio.

Se você for um psicólogo, por exemplo, existe a extensão psi.br que foi criada pensando na categoria.

Mas isso não quer dizer que não se pode usar .com.br . Aliás, muitos psicólogos preferem usar .com.br do que o próprio psi.br por causa da sonoridade e fixação de marca.

Da mesma forma, se você for advogado, também existe a extensão adv.br….indústrias podem optar por .ind.br…e por aí vai..

As múltiplas extensões ajudam quando há indisponibilidade.  A lógica é a mesma quando se deseja criar um endereço de e-mail que já existe. Qual a solução? Testa variações, certo? Isso nos leva para a dica 2.

#Dica 2: Como testar alternativas?

O domínio que você deseja não está livre? Nesse caso, é possível experimentar algumas variações:

– se o .com.br não estiver livre, tente o internacional: .com, .net;

– há também opção de adicionar a extensão da cidade ou região, por exemplo: vidagourmetbrasil.com.br;

– ou até mesmo adicionar verbos, por exemplo: institutoellaeduca.com.br, amoclaraarruda.com.

#Dica 3: Posso perder o domínio?

Se não renovar anualmente seu domínio, sim, você pode perder a propriedade dele.

Isso porque é possível que o domínio ingresse num processo de liberação. Ou seja, ficar livre para outras pessoas registrarem.

Se o seu domínio for internacional, só para referenciar, o processo de liberação pode ser mais caro do que imagina. Hoje, você provavelmente pagaria uma taxa, algo em torno do valor de U$ 200, para comprá-lo novamente caso esteja expirado.

#Dica 4: Registre várias extensões

A taxa para registrar um domínio é relativamente baixa. Atualmente, em torno de R$ 40,00 no Brasil e 20 dólares domínios internacionais. São taxas anuais.

Então, registrar o seu domínio em diversas extensões, trata-se de um investimento não muito alto para proteger a sua propriedade para aquele nome. E isso nos leva à dica 5:

#Dica 5: Cuidado quando o domínio não está livre

Se você está construindo uma marca e não consegue registrar o domínio, fique ligado.

Mesmo que digite o endereço no navegador ou no Google e não apareça nada, pode ser que outra pessoa esteja construindo também uma marca com o mesmo nome e até mesmo registrando essa marca junto ao INPI.

Por exemplo. Vamos suport que você tenta registrar onomedasuamarca.com.br e não está livre. Depois, tenta o nomedasuamarca.com e também não está livre. No plural, tão pouco. Opa..sinal de alerta!

Uma dica: experimente fazer uma consulta no site do INPI. Será que já existe um processo em andamento para registro da marca?

Por sinal, precisamos alertar para o seguinte: os resultados da pesquisa são atualizados de 3 em 3 meses..então ainda existe o risco de você consultar, parecer livre mas existir um processo em andamento.

Por isso, o profissional ideal para confirmar se o nome da marca está de fato livre é um agente de marcas e patentes.

  1. Como escolher seu provedor de hospedagem

Hospedagem de site não é tudo igual! Se você está sempre buscando o menor preço pois acredita que o serviço é mesmo (simplesmente deixar o site online), confira alertas importantes para fazer uma escolha melhor e não se arrepender de perder vendas e acessos por conta de site off, lento ou afetado por outras contas armazenados no mesmo host.

Existe um motivo para algumas hospedagens serem mais caras do que outras.

Quando você tem um site numa hospedagem compartilhada, os recursos são divididos com diversos outros sites.

Quando seu site está numa hospedagem cloud, a diferença é que se um dos sites exagerar no consumo de recursos, isso não afetará a sua conta.

Se você se preocupa em manter o desempenho do site, invista numa hospedagem cloud.

O que é Hospedagem Compartilhada?

A opção mais popular é a hospedagem compartilhada.

Nesse modelo, diversas contas dividem um mesmo VPS e, por isso, o baixo custo.

Esse é o modelo para quem realmente precisa do menor orçamento possível para manter seu site online, porém devendo considerar que existe a possibilidade de uma das contas consumirem recursos mais que outras e, assim, afetar as demais contas.

Vale considerar o papel que o site exerce no seu negócio.

Digamos que você invista em anúncios para gerar acessos para o site. Então, seu tráfego chega no site e ele está altamente lento pois um dos domínios que compartilham hospedagem com você teve um pico de acessos?

O que é Hospedagem Cloud?

Esse é o modelo ideal para quem deseja utilizar servidores virtuais, limitando o consumo de cada conta armazenada.

Isso significa, na prática, que se uma conta tiver com pico de acessos por exemplo, isso não afetará a sua conta. Se você assistiu o vídeo acima, já deve ter entendido como isso funciona.

Cuidado com as pegadinhas!Uma hospedagem cloud pode começar em R$ 30,00, desde que se pague 4 anos antecipado. Ou seja, seria um custo imediato de R$ 1440,00.

Você também pode receber um “servidor cru”, sem um painel de hospedagem, por exemplo. Apenas a licença do cpanel custa em torno de 20 dólares por mês.

O que é Hospedagem Dedicada?

A hospedagem dedicada acontece quando você contrata uma máquina exclusiva para o seu site.

Em vez de utilizar um “pedaço” do servidor, sua conta passa a ter um servidor inteiro à sua disposição.

Essa escolha está associada, principalmente, ao tráfego que o seu site recebe, assim como ás configurações que deseja implementar.

Por que algumas empresas de hospedagem oferecem soluções mais baratas que outras?

Aqui vale uma observação importante. Assim como a maioria dos produtos e serviços que são comercializados, existem fornecedores e revendedores.

As empresas fornecedoras oferecem preços menores que uma revenda, naturalmente.

Agora, o olhar que o consumidor deve ter é sobre o impacto desse tipo de contratação no dia a dia.

A demanda de um fornecedor é muito maior e, por isso, o atendimento precisa obedecer uma fila de solicitações.

Não é à toa que, dependendo do estágio de maturidade da empresa, enfrentam-se reclamações em relação ao tempo de resposta ou tempo de solução.  Isso se deve, muitas vezes, pelo porte da demanda.

As revendas acabam se tornando mais vantajosas justamente por esse motivo.

Você pode pagar um pouco mais, para ser atendido mais rápido ou ter especialistas capazes de resolver assuntos no tempo menor do que você teria para abrir um chamado, obter suporte, aprender a resolver questões. Isso quando não existem outros aspectos envolvidos que vão além do assunto de host e o provedor não tem obrigação nenhuma de resolver.

Por exemplo, o site que apresenta um erro por conta de uma configuração do provedor. Repare que  muitos provedores deixam claro que sua atuação se restringe aos assuntos especificamente de hospedagem. Qualquer problema no site, a orientação é tratar com o desenvolvedor.

  1. Como garantir que o site não suma

Panes no datacenter e instabilidades no servidor realmente são mais comuns do que se imagina, assim como falência de empresas também podem fatalmente ocorrer.

Mas o que fazer caso se depare com uma situação dessas?

O segredo é a antecipação!

O alerta que não pode ser ignorado é: Providencie backups regulares!

Sim, isso pode ser feito por qualquer usuário, basta solicitar o passo a passo ao seu provedor.

Você pode publicar backups em outra conta de hospedagem externa, ou efetuar backups locais.

Isso é vital caso possua um negócio online.

Todos os arquivos do seu site bem como da sua hospedagem não podem estar em apenas 1 local. É como aquele velho ditado “não deposite todos os seus ovos em uma única cesta”

Melhor prevenir do que remediar

Reserve um momento da sua agenda para garantir que informações de tanta importância estejam sendo devidamente cuidadas através de cópias de segurança.

Se em um dado momento você for informado que seu provedor não existe mais, isso poderá ser solucionado.

Basta contratar um outro provedor que ative uma conta de hospedagem e publique o seus arquivos de backup.

E, assim, se aquele provedor sumiu, isso não será um problema para os seus arquivos.

Agora que você sabe como não perder o seu site por falta de backup, não pode deixar de saber como proteger o site contra invasões/falhas de segurança.

  1. Como garantir que o site seja seguro

Meu site foi hackeado! Invadiram meu site! Meu site está com vírus! Meu site não é seguro? O que faço??

Quem tem um site ou loja virtual provavelmente já passou por uma dessas situações, ou, se não passou, ao menos teve dúvida de como reagir ou – melhor – se prevenir contra situações como essa.

E quando falamos em segurança de site, é importante considerar 5 dicas.

DICA 1 # Qual o seu papel na segurança do seu site?

O primeiro pensamento que você precisa ter quando pensar na segurança do seu site é que o principal responsável por isso é você. Sim, isso mesmo.

Você precisa assegurar que todas as medidas sejam tomadas para que os dados trafegados por meio do site estejam protegidos.

E a 1a brecha está no acesso ao painel administrativo do site.

Pense, quem recebe os dados para acessar esse painel? Quem deve se assegurar de que o acesso seja feito de forma segura?

Se você é o dono ou responsável por esse site, naturalmente será o primeiro a receber os dados e, logo, apenas você deve atualizar e garantir que nenhuma outra pessoa – que não seja da sua confiança – tenha acesso ao painel administrativo. Ok, e agora?

Agora só você tem o acesso, certo? Então se alguém roubar a senha, é porque seu acesso não foi feito de forma segura. Responda a essas 3 perguntas:

Sua senha é forte e, por isso, dificilmente quebrada por scripts maliciosos de roubo de senha?

Você com certeza não acessou seu admin em locais públicos (hotel, sala de conferência, faculdade, eventos, palestras, reuniões externas)?

A máquina (ou celular) no qual acessa o seu admin é segura? Utiliza antivírus atualizado com regularidade?

Se o seu acesso foi seguro sempre, então a falha está do outro lado, ou seja, na proteção do site.

DICA 2#  Será que você precisa de um certificado ssl?

De forma resumida, o certificado SSL (ou famoso “cadeado de segurança”) faz a criptografia de troca de informação no site.

Ou seja, se o site tiver um fale conosco, por exemplo, os dados que o seu visitante inserirem ficarão protegidos por meio do HTTPS.

Inclusive, alertamos que o Chrome estava penalizando sites que não estivessem com o certificado. Entenda mais sobre o assunto (em menos de 2 minutos!!) acessando o post abaixo:

Falamos sobre SSL aqui: Certificado SSL

DICA 3#  Será que você precisa de um selo de segurança?

Como dissemos acima, o Certificado de Segurança faz a criptografia de troca de informação, mas não corrige falhas de segurança no site.

Selos de segurança como site lock, por exemplo, funcionam como se fossem um antivirus do site; ele faz varredura, busca arquivos maliciosos e suspeitos, limpa e avisa se não conseguir.

Você ativa o https e implementa o selo de segurança. Maravilha! Basta?

Assim como o https não corrige falhas, nem sempre o selo de segurança será suficiente.

O selo de segurança não corrigirá vulnerabilidades da plataforma, por exemplo. E vamos explicar no item abaixo o porquê!

DICA 4 #  Por que atualizar? 

Vamos simplificar comparando com um apartamento. Pense que você acabou de comprar ou alugar um apartamento e faz a mudança com sua família para um imóvel novinho.

Com o passar do tempo, as paredes ficam sujas, a hidráulica se desgasta, a elétrica já não está tão boa, o aparelho de ar está colocando sua conta de luz nas alturas e as fechaduras da porta estão empenando.

O que deve ser feito então?

Naturalmente, manutenção!

Com um site, não é diferente. Site sem manutenção ficará defasado, vulnerável e oneroso.

Sim, ataques causam prejuízos porque você terá sua página off e ainda precisará de um tempo para analistas identificarem quais as vulnerabilidades e como serem corrigidas (se forem passíveis de correção), além do custo de mão de obra para esse serviço.

Você pode ter pensado “Pessoal, o site não se atualiza sozinho?? Como assim??”

Não, o site não se atualiza sozinho e ninguém pode prever quando será necessário atualizar.

Ninguém pode prever quais tecnologias surgirão e nem de quanto em quanto tempo.

O que deve ser feito é monitorar, acompanhar as últimas atualizações e contratar um profissional experiente caso não tenha a expertise.

Updates são estratégicos para segurança

O tempo passa, novidades surgem e o responsável pelo site precisa ter em mente que atualizações periódicas de cms e de plugins utilizados no site são fundamentais.

Esses updates corrigem vulnerabilidades, bugs e incompatibilidades.

Lembrando de sempre efetuar um backup antes de prosseguir, assim como contratar um profissional capacitado caso não tenha a expertise.

Isso evitará brechas para hackers ou scripts maliciosos invadirem o seu site.

  1. Tipos de Site
  1. Como definir o conteúdo do site

O conteúdo a ser inserido no site depende do objetivo e do negócio.

O site deve conter informações objetivas, que entregue todas as principais informações de interesse do seu público. Ou seja, precisa ser relevante.

Para um projeto rápido e enxuto, entre 4 a 6 páginas costuma ser suficiente.

Caso deseje entregar novidades e artigos frequentes, especialmente materiais didáticos ou conteúdo de valor, considere ativar um blog.

Entenda em que consiste cada uma das principais páginas.

Página Principais de um Site

Home

A Home é a visão geral do site, que deve reunir as principais informações que o visitante encontrará no site, de forma reduzida.

É muito importante que o menu superior organize as abas do site, bem como é interessante um rodapé estratégico.

Geralmente, o rodapé é fixo em todas as abas do site. Uma das funções é destacar os dados de contato, localização, itens de menu do site e ícones para as redes sociais.

Empresa/Marca

Essa aba é uma breve apresentação da marca ou do negócio. Pode contar a fundação e como foi pensada caso considere isso interessante para o seu público.

Outro objetivo pensado numa página como essa é transmitir credibilidade, listando o tempo de existência, fatos históricos na sua trajetória ou situações-chaves que transformaram a sua marca no que é hoje.

Para desenvolver o conteúdo dessa página, pense em como responderia a essas questões:

– O que é a sua marca?

– Por que você construiu essa marca?

– Qual o seu objetivo?

– Por que o seu público pode confiar no site?

Algumas marcas inserem sua missão, valor e objetivo nesta página, porém esses dados precisam ser pensados de forma estratégica para fugir do “mais do mesmo”.

Serviços

Nesta aba, nada mais natural do que relacionar tudo o que você tem a oferecer ao seu público

Para desenvolver o conteúdo dessa página, pense em como responderia a essas questões:

– Quais os produtos e serviços que sua marca oferece?

– Quais soluções o seu público pode encontrar ao entrar em contato pelo site?

Contato/Localização

Essa página deve conter naturalmente todos os seus dados de contato

Caso haja uma sede física, não hesite em integrar com o google maps.

– Qual a sua localização e como o seu público pode te contatar?

Além do formulário de contato, é válido um botão para chat online, assim como um convite para atendimento através dos seus canais (chat, telefone, whatsapp)

Páginas Facultativas de um Site

Por que essas páginas não são obrigatórias?

Na verdade, também são interessantes, mas nem sempre estão presentes em todos os segmentos e marcas.

Esse conteúdo varia de acordo com o porte e proposta de cada negócio.

Por isso, vamos descrevê-las um pouco, sem que isso signifique que devem estar obrigatoriamente em qualquer projeto de site em desenvolvimento.

Portfólio

A página portfólio exibe os principais trabalhos executados como referência da sua proposta de trabalho.

Depoimentos

Esta é uma página facultativa que exibe os principais depoimentos dos seus clientes/público atendido.

Observamos muitos projetos abrirem mão dessa página pois as redes sociais estão á disposição para cumprir o mesmo objetivo porém, se você leu o 1o título desse ebook, certamente entenderá porque isso não deve anular seus esforços no site.

Depoimentos são Prova Social. Sem isso, seu site perde grande poder de transmitir credibilidade.

Galeria de fotos

É possível apenas publicar suas fotos nesta página, ou organizar todas as fotos que deseja exibir ao seu cliente através de álbuns, que exibirão as fotos por meio de slideshow.

Profissionais/Currículos

Alguns projetos acham interessante expor os currículos dos envolvidos na proposta de trabalho sendo divulgada pelo site, especialmente quando se trata de pessoas altamente gabaritadas.

Outros tratam os membros de sua equipe com mais discrição, deixando que o trabalho exposto fale por si.

Press Release / Clipping

Essa seria uma página com as principais divulgações sobre a marca na mídia online e impressa.

Dicas Extras na Criação de um Site

Outras abas opcionais podem se tornar estratégica para o seu site.

* Blog externo

Há o blog externo, com uma organização específica de conteúdo em artigos/categorias, além de recursos destinados a captura de e-mail.

O blog externo é adequndo quando possui um volume considerável de conteúdo para apresentar ao seu público, de modo que precisará de uma estrutura própria que não confunda a navegação do blog com a navegação do site – lembrando que um sempre poderá apontar para o outro, e vice-versa, através de um botão.

* Blog interno

Há também, por outro lado, o blog interno, que permite a alimentação periódica de artigos, porém de forma mais concisa, aproveitando também o layout do site.

Ou seja, o blog interno seria mais uma página dentro do próprio site.

O blog pode comentar dúvidas frequentes, novidades sobre o seu segmento ou notícias que podem ser de interesse do seu público.

* Iscas Digitais

Pode ser que o visitante do seu site não deseje efetuar uma compra de imediato.

Mas, ele pode ter interesse na sua marca em algum momento.

Por isso, oferecer iscas digitais é uma dica muito boa.

Dedique uma página para disponibilizar materiais de interesse do seu público (e-books, por exemplo), que poderão ajudar verdadeiramente a sua audiência, de modo que ela lembre da sua marca quando decidir, no futuro, adquirir serviços como os que são oferecidos pela sua marca

  1. Quais as características que um site deve ter?
  • Responsivo

Seu site deve carregar nos dispositivos móveis, sem problemas, de forma amigável.

Ou seja, seu site precisa funcionar bem em desktops, smartphones e tablets.

  • Gerenciável

Preferencialmente em WordPress.

Ou seja, uma plataforma com ampla comunidade na web, onde você poderá atualizar o conteúdo com autonomia, bem como instalar plugins (ou seja, recursos/extensões extras que podem ser adicionados no site com mais funcionalidades. ex: galeria).

Por sinal, não se deslumbre tanto com a possibilidade de ter um site com a programação feita exclusivamente para o seu projeto.

Além disso elevar consideravelmente o custo, você ficará naturalmente refém do serviço desse profissional.

A menos que você precise de algo muito específico, considere que terá muito mais liberdade se tiver o controle e autonomia em relação ao site, bem como independência para contratar futuras modificações com quem você quiser.

  • Independente

Busque liberdade para ter o acesso ao código fonte do seu site pois isso lhe dará autonomia para hospedá-lo onde quiser, bem como alterar ou implementar novas funcionalidades sem estar preso a ninguém.

16. Como Divulgar Site

Esse tópico merece um ebook só sobre esse tema!

Divulgação online é chave para sucesso do site e as possibilidades envolve amplos aspectos.

De uma forma bem resumida, vamos apenas listar aqui o que você pode fazer para divulgar o seu site na web.

Google x Facebook

No Google o clique costuma ser mais caro, o que faz sentido já que o internauta que busca no Google está no estágio de compra, ao passo que o usuário no Facebook dificilmente está buscando pelo seu produto naquele momento.

No Facebook, o visitante está em um momento de distração e as campanhas são objetos de desejo que podem despertar ou não a atenção do usuário.

No Google o seu cliente está precisando e buscando pelo seu produto/serviço naquele momento, podendo se deparar de imediato com as suas soluções.

Marketing do Site no Google

O maior buscador do mundo é, sem dúvida, um celeiro de oportunidades.

Acho que não precisamos de grandes explicações aqui. Quando você quer pesquisar qualquer coisa na internet, para onde se dirige? Google? Yahoo? Bing?

Esses buscadores reúnem uma extensa lista de resultados de pesquisa.

Cadastrar o seu site em buscadores é fundamental.

Feito isso, considere que seu próximo trabalho será ganhar relevância e as melhores posições possíveis.

Para isso, você terá 2 caminhos: investir em anúncios pagos ou investir no SEO, que significa uma estratégia para melhorar o seu posicionamento dos resultados normais (ou seja, orgânicos)

Links Patrocinados ou Google Ads

Aqui você paga por clique!

Compre termos para que seu site fique no topo quando alguém fizer uma busca por eles.

SEO ou Otimização de Site

Para não pagar por clique, você precisará trabalhar bastante para seu site subir nos resultados normais.

Mais de 200 fatores interferem no posicionamento.

Confira o infográfico com os aspectos on-page e off page

[colocar o infográfico seo onpage x seo off page]

Você pode levar anos para colocar seu site no topo, por isso, quanto antes começar, melhor.

Google Business

Cadastre seu site nos negócios locais.

O Google Maps exibe seu site para quem fizer a busca e estiver próximo á sua localização. O vídeo tutorial sobre como esse cadastro é feito pode ser visualizado aqui: Como cadastrar seu negócio no Google Business.

Marketing do Site nas Redes Sociais

As redes sociais é o novo palco do século. Junto com o Youtube, tudo acontece por lá. Para criar verdadeiras oportunidades para o seu negócio, tenha em mente como se posicionar nesses canais.

Distribuição Orgânica nas Redes Sociais

Você pode publicar diariamente conteúdos nas redes sociais.

Isso permitirá maior presença à sua marca, além de promover a fixação.

A dica é não postar apenas informações sobre si mesmo, mas entregar conteúdos de qualidade que possam efetivamente ajudar a sua audiência.

Anúncios Pagos (Ads)

Para impulsionar os resultados, é fundamental injetar verba para promover a distribuição de conteúdos, levando ao maior alcance de usuários.

Você pode conferir o vídeo com as 5 principais dicas para uma estratégia de valor lá no canal. Acesse:

MARKETING DE CONTEÚDO

Marketing de conteúdo sempre esteve presente, rendendo grandes faturamentos para uma infinidade de negócios.

Conteúdo é a informação que o público precisa e, quando o seu cliente a consome através da sua marca, é o momento que você ganha relevância.

Com a total supremacia da internet, a era da informação selou a força do marketing de conteúdo.

Temos ótimas notícias: todas as principais plataformas para marketing de conteúdo estão à sua disposição. Isso nunca foi tão fácil e acessível como no momento.

Promover conteúdos de qualidade em suas redes sociais, investir num canal no Youtube ou em podcasts, fortalecer o blog, distribuir materiais ricos e anunciar nas grandes mídias é muito mais acessível do que o passado recente, onde grandes produtoras precisam investir um valor muito maior em comerciais, produções audiovisuais, tudo isso além do custo dos anúncios em rádio e TV.

A internet venceu essa barreira, democratizou o marketing e compete agora a você dedicar os esforços necessários para ganhar relevância nesse novo cenário.

INBOUND X OUTBOUND MARKETING

O que é oubound marketing?

De forma direta, é quando você anuncia seu produto, a venda direta.

Uma das principais estratégias é o Anúncio Pago, ou PPC.

O que é inbound?

É quando você atrai possíveis clientes e os educa indiretamente para que, no momento oportuno, eles procurem pela sua solução.

Uma das principais estratégias é a entrega de conteúdo e nutrição do lead (ou seja, interessado em seu produto) ao longo da jornada de compra.

Como escolher entre inbound ou outbound?

Ambas estratégias são fundamentais.

Outbound visa o curto prazo, mas é quase inevitável a disputa por preço.

Inbound é uma estratégia a médio/longo prazo. É necessário investir em ações de qualidade no presente para criar autoridade e colher no futuro.

DICA: Para deixar bem claro essa diferença de cenários, vale a pena conferir o artigo que publicamos num blog empreendedor. Como escolher entre inbound ou outbound marketing?

17. Como alavancar a performance do site

Muitas marcas investem no site e desejam resultados no curto prazo.

Acreditam que a internet é fantástica pois passam a ter visibilidade para todo o mundo e, o melhor de tudo, sem precisar investir tanto, certo?

Não, errado!

Criar um site, colocar no ar, fazer algumas publicações nas mídias e no blog, achando que isso trará resultado está longe de gerar resultados.

A resposta para turbinar esse resultado é simples: anúncios com qualidade!

Injetar verba é o que permite impulsionar resultados e qualidade é o que gera conversões.

No passado, era necessário cobrir milhares e até milhões de reais para ter visibilidade além das fronteiras e, por isso, era algo possível apenas aos grandes players.

Com muito menos, é possível anunciar, e esse é o verdadeiro trunfo da web.

Mas não se iluda achando que não precisa investir ou que é só ter um site e pronto.

Nossa equipe quer mostrar a você que todas as grandes marcas estão migrando cada vez mais para a web, tornando a concorrência mais acirrada.

Para ter relevância, é necessário investir na qualidade e se posicionar consistentemente, visando especialmente o médio e longo prazo.

Para alavancar a performance, escolha um nicho, direcione esforces, invista na qualidade da sua divulgação.

Se você não tem expertise em identidade visual, marketing e gestão de campanhas, delegue a quem realmente entende.

om os resultados obtidos, reinvista parte do faturamento e escale. É essa disciplina que permitirá alçar vôos cada vez maiores

Contra dados, qual o argumento?

Você prefere uma arte bonita ou uma arte que gere clientes?

Se você é empreendedor e precisa de caixa, vamos considerar que sua resposta seja a 2a opção.

A vantagem do digital é justamente a mensuração de dados.

Quantos leads (=emails de possíveis clientes) tal ação gerou?

Quantos cliques foram obtidos?

Quantos menções foram detectadas?

Os dados indicam a performance das sua campanhas de marketing.

Por isso, obter relatórios de ferramentas independentes possibilita ao gestor compreender quais resultados estão sendo gerados.

O Google Analytics e Google Search Console são ferramentas livres que sinalizam os acessos obtidos no site, bem como outros dados associados.

Sempre que uma campanha é executada no Google ou nas Mídias Sociais. são gerados dados indicando o alcance, acessos, cliques, enfim..informações intuitivas que possibilitam um panorama geral.

Outro recurso é o pixel de conversão, ou seja, um pequeno script que é injetado no site quando uma campanha é iniciar para rastrear como os “anunciados” se comportaram no site.

Esse, certamente, é um outro assunto que merece um ebook apenas sobre isso. Por ora, vamos deixar essas ligeiras informações para nos concentrarmos no propósito desse book que é a visão completa do que envolve a criação do site.

19. Quando devo atualizar o site?

Após criar um site e tê-lo funcionando, não se iluda achando que é só cruzar os braços e aguardar os resultados.

Um bom site deve ser tratado como qualquer negócio, precisa ser monitorado e atualizado de tempos em tempos.

Especialmente num ambiente tão dinâmico como a internet, esteja antenado.

Caso não tenha um gerente de contas monitorando o seu site, solicite uma análise à mesma empresa que criou o seu site e compare com outras análises.

Uma dica é ter um olhar crítico para sua própria navegação na web.

Observe aqueles sites que comumente possuem destaque nas ferramentas de busca. Como são os layouts e a navegação?

Além do layout, é necessário atualizar frequentemente o CMS e plugins para corrigir vulnerabilidades.

É importante que seja feito por profissional competente pois comandos equivocados podem desconfigurar drasticamente um site.

Identifique recursos que podem melhorar a experiência e retenção do usuário. Inserir vídeos, push-ups, otimizar o tempo de carregamento e atualizar conteúdos são apenas algumas das ações mais comuns que precisam ser continuamente consideradas.

20. Os 10 maiores erros na criação do site

Se você leu até aqui, provavelmente não cometerá os erros mais comuns observados quando se pesquisa sobre como criar um site.

Vamos reforçar algumas pequenas dicas que evitam grandes problemas:

Erro 1: Escolher um layout amador

É um erro fatal pois você perde o contato antes mesmo que ele conheça o que você a oferecer.

Layout amador costuma gerar uma altíssima taxa de rejeição.

Erro 2: Escolher um domínio imenso, de difícil fixação e/ou leitura.

Você acaba perdendo acessos diretamente no seu site por quem escreve o domínio na barra do navegador.

Erro 3: Escolher uma hospedagem de má qualidade

Se o site ficar mais tempo offline do que on, certamente prejudicará os acessos ao site

Erro 4: Ignorar a apresentação do site nos dispositivos móveis

Se o site não for responsivo, você fatalmente perderá o acesso dos usuários mobile, que são um percentual cada vez mais expressivo.

Erro 5: Ignorar a necessidade de uma boa plataforma

Utilizar um construtor gratuito por exemplo, em vez de uma plataforma robusta, será prejudicial especialmente no longo prazo.

A tendência é que o site se torne cada vez mais limitado.

Erro 6 : Não investir em divulgação

O site será um agulha no palheiro. Se não investir em tráfego, seja orgânico ou pago, o site perderá presença pois o marketing é fundamental para gerar visitas.

Erro 7 : Não cuidar da segurança

Sites invadidos prejudicam não apenas a imagem, mas dados do site.

Mesmo cuidando da segurança, é fundamental manter sempre cópia local do site.

Erro 8 : Não fazer backups regulares

Se o seu provedor de hospedagem sumir, você estará preparado?

Manter backups locais com regularidade é fundamental.

Erro 9 : Ignorar a performance

Não monitorar resultados faz com que suas estratégias de marketing sejam tiros no escuro.

Você precisa identificar o que está gerando resultados ou não para aprimorar sempre a sua taxa de conversão.

Erro 10 : Não atualizar o site

Deixar com que o site se torne defasado é outro grande erro.

Isso não apenas depõe contra a imagem, como desencadeia brechas de segurança no site.

CONCLUSÃO: Por onde começar?

Agora que você já sabe tudo sobre como criar um site, segue um Checklist para conquistar um site profissional para sua marca:

Checklist – Como criar um site de sucesso:

  • Registrar um Domínio
  • Assinar um plano de hospedagem
  • Desenvolver a Identidade Visual
  • Desenvolver o conteúdo para o site
  • Definir um layout compatível com o seu objetivo, conteúdo e identidade visual
  • Integrar o site com suas redes sociais
  • Testar as funcionalidades do site
  • Integrar o site com uma ferramenta de blog
  • Verificar a segurança do site
  • Definir estratégias de divulgação
  • Monitorar resultados
  • Atualizar o site

MATERIAIS COMPLEMENTARES

Para se aprofundar mais no tema, elencamos abaixo alguns materiais de apoio de ótima qualidade que encontramos na web 😉

como criar um site