Como o seu site pode realmente receber visitas

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Como você reagiria se percebesse que investiu meses – e muito dinheiro – no desenvolvimento de um bom website para a sua marca, mas não recebeu nenhuma visita através dele?

De quem você acha que é a culpa? Do desenvolvedor do site?

Antes de responder a essa pergunta, avalie. Quanto tempo e dinheiro foi investido no  m a r k e t i n g  desse site?

Não é preciso pesquisar mais a fundo para presumir que este resultado depende de muitos outros fatores.

Se você está colocando a performance do seu site em xeque, precisa analisar uma série de fatores, muito além da criação do site em si.

E o que eu quero dizer com isso?

Como o seu site conseguirá acessos

O sucesso de um site depende tanto da criação quanto da divulgação. E a divulgação é primordial pois de nada adianta ter um bom site se ele não for encontrado.

Para o site ter mais acessos, há 2 caminhos:

– o caminho rápido,

– e o caminho a médio/longo prazo.

Qual o caminho mais rápido para conseguir acessos?

Para resultados mais rápidos, há algumas soluções como campanhas pagas no Google, Yahoo e Bing. Ao anunciar o seu site nos destaques dos principais buscadores da web, será possível atrair visitantes de forma praticamente imediata.

A desvantagem para alguns é o custo desse tipo de estratégia, pois é necessário investir valores mais altos do que soluções orgânicas, além de renovar constantemente a sua campanha.

E o que isso quer dizer? Calma, você já vai entender.

Quando você decide anunciar o seu site em uma campanha como essas, precisa entender a lógica por trás disso.

 

1. Como funciona uma campanha paga?

Você precisa verificar quais as principais palavras-chaves associadas ao seu site. Por exemplo: se você possui uma loja de biquinis em Copacabana, algumas palavras associadas ao seu site são: moda praia, biquinis, loja de biquini em Copacaba, moda praia Rio de Janeiro, etc.

Então, um visitante faz uma busca no Google por essa palavra e obtém o seguinte resultado:

Os anúncios em destaque na imagem acima sinalizados são os Links Patrocinados (ou Google Adwords).

Você precisa abrir uma conta no Google, e efetuar o pagamento do valor que deseja investir. Vamos supor que invista R$ 5000,00.

Cada palavra-chave tem um custo definido em leilão (ou seja, os valores variam sazonalmente)

Se o visitante clica no anúncio, é descontado o valor daquela palavra-chave que ele usou naquela busca que o levou até o seu site.

Digamos que a palavra “comprar biquini copacabana” custe R$ 1,00. O que isso significa? Ele terá direito a 5000 cliques diretamente no site dele.

Qual a desvantagem desta estratégia? Uma resposta é: o custo!

Sim, por que você só terá clique enquanto tiver saldo. É necessário investir sempre que esgotar o saldo e, para aumentar o retorno, é necessário também aumentar o valor a ser investido

Google Adwords gera resultado?

A resposta é: Se a campanha for bem administrada, sim! Sem dúvidas. Afinal, é um público buscando pelo seu segmento e acessando diretamente o seu site exatamente quando está efetuando a pesquisa.

2. Quando a campanha não é eficiente como se espera?

Se a sua campanha não gerou o resultado esperado, é necessário analisar sob 3 perspectivas:

PERSPECTIVA A:  A campanha foi gerenciada corretamente?

É nesse momento que muitos se perguntam se vale a pena contratar um profissional para executar esse serviço.

A menos que você tenha tempo de estudar as melhores formas de administrar a campanha, monitorar resultados e adequar a campanha para potencializar o retorno do seu investimento, não hesite em contratar um especialista.

E é possível verificar se a administração foi satisfatória a partir dos relatórios gerados pois estes trazem as principais métricas da campanha.

PERSPECTIVA B: Qual a qualidade do site divulgado?

A campanha foi bem-sucedida, trazendo visitas para o site. Ok, mas e qual a percepção do usuário ao se deparar com o seu site?

Seu site é responsivo? Ou ele carrega de forma desconfigurada em dispositivos móveis, como tablets, celulares?

Seu site é objetivo? Ele está preparado para atender ao que se propõe?
Por exemplo: o principal objetivo do seu site é receber pedidos de orçamento. Mas o visitante não consegue localizar um formulário de pedido de orçamento em seu site, ou busca por valores e não percebeu que o orçamento é personalizado por e-mail.

Seu site é atraente? Profissional? Ele permite boa navegação e oferece as informações que o seu visitante precisa?

PERSPECTIVA C: Qual a qualidade do produto/serviço/marca anunciado?

A campanha foi bem feita e o site foi bem desenvolvido. Qual foi a qualidade do atendimento que o visitante recebeu ao entrar em contato com a empresa anunciada?

Qual é a percepção que o usuário teve da sua marca?

Qual a reputação do site e como foi a experiência do usuário que chegou até você através da campanha?

Como podemos observar, uma série de fatores precisam ser analisados criticamente quando você colocar a sua estratégia de divulgação na berlinda.

Quais as estratégias a médio/longo prazo de divulgação?

Falamos das campanhas pagas como soluções mais rápidas para aumentar os acessos ao site.

Porém há outros caminhos igualmente eficazes, apesar de demandarem muito mais tempo para atingirem resultados.

Dentre as principais estão:

a) Otimização (ou, mais conhecido como SEO – Search Engine Otimization)

b) Marketing de Conteúdo/Inbound Marketing (você pode ler sobre inbound aqui)

1. O que a otimização pode fazer pelo seu site?

Mais acima, explicamos como obter destaque no Google através de uma campanha paga. Porém há também os resultados orgânicos. Vamos voltar na mesma imagem que usamos para ilustrar aonde estão os anúncios pagos.

Na busca orgânica, estão os resultados que não pagaram nada para serem elencados pelo Google. Eles simplesmente foram indexados pelos robôs de busca e, por causa de algumas características, obtiveram ótimas posições pois foram considerados relevantes para a nossa busca.

E como alcançar essas ótimas posições?

A resposta envolve uma série de fatores que não são conquistadas da noite para o dia.

Há mais de 200 fatores considerados no rankeamento, dentre eles: tempo de existência do domínio, presença da palavra chave no domínio, velocidade de carregamento do site, relevância da palavra-chave no texto, page rank, atualizações, e muitas outras questões técnicas relacionadas ao desenvolvimento do site e ao conteúdo.

Nesta estratégia de otimização, há um ator muito importante que pode alavancar o SEO do seu site – o Blog Corporativo.

2. Por que o Blog pode alavancar o seu SEO?

O blog é uma das formas mais inteligentes de alavancar a otimização do seu site.

Isso se deve ao fato de permitir a postagem constante de artigos diversos, que poderão combinar as principais palavras-chaves do seu interesse, especialmente quando sabemos que não há limite de palavras para serem utilizadas.

Quanto maior o texto, mais possibilidades de trabalhar grupos de palavras chaves para que o artigo seja visto como realmente relevante pelo Google. Em uma página de site, é mais difícil executar esse trabalho já que os sites buscam ser o mais objetivo possível para seus visitantes.

a) Combinação de palavras-chaves

Uma das principais estratégias para alimentar o blog é pesquisar no planejador de palavra chave do Google quais são os principais temas e respectivos volumes de buscas apontados.

A partir disso, cada artigo será criado ressaltando determinado grupo de palavras-chaves. Agora, imagine a relevância que seu site assumirá se diariamente publicar matérias de qualidade e realmente extensas, que fortaleça o rankeamento do seu site pelo Google?

A resposta será um aumento considerável de posicionamento e, especialmente, no tráfego orgânico, ou seja, que não demanda mais investimento , mas que gera audiência do seu interesse para a sua marca.

b) Criando conexões com o seu público

Além dessa abordagem, há outro lado muito eficiente que se nota quando há um investimento no seu blog.

Ao ajudar de forma marcante o seu público, através de matérias de qualidade que possam gerar experiências transformadoras para o seu visitante, observa-se um sentimento de gratidão e respeito.

Vamos usar um exemplo?

Imagine que você precisa de uma receita fantástica de uma sobremesa, apesar de ser muito inexperiente na cozinha. Numa pesquisa rápida, localiza uma receita num blog de um cozinheiro. Você testa aquela dica de receita, acerta na mão e conquista quem provou seu prato. Fica tão satisfeito que passa a seguir aquele blog até que um dia decide comprar um livro de receitas. Quem será a 1a pessoa que passará na sua cabeça para comprar esse livro? As chances de comprar do autor desses posts é altíssima.

Isso é um exemplo bem sucedido de como um blog pode transformar seu visitante em um seguidor e possível cliente.

Temos o principio da reciprocidade agindo ao mesmo tempo que se fortalece a autoridade daquela marca porque, quando se ajuda de forma transformadora, tem-se o reconhecimento de que ali há expertise de verdade. Afinal, quantos aprendizados não foram obtidos de forma – incrivelmente gratuita – eficiente?

c) Quando o blog não dá certo

Lá em cima falamos que há uma série de estratégias orgânicas.

Fica fácil entender porque o retorno de um blog não é imediato. Até criar reputação e efetivamente conquistar uma lista de seguidores, será necessário tempo e constância.

Você precisará de tempo e comprometimento porque um dos motivos pelos quais essa estratégia falha é o abandono do projeto a curto prazo.

É necessário estabelecer uma meta e, antes de se questionar se valeu a pena, analise:

-Foram postados artigos de qualidade?

-O blog apresentou postagens frequentes?

-Houve feedback aos seguidores que encaminharam dúvidas e comentários?

-Houve a divulgação adequada?

3. Além do blog, não ignore essas estratégias!

O blog faz parte de uma estratégia de marketing de conteúdo.

O que isso significa?

Significa entregar conteúdo relevante para o seu público-alvo e conquistar o interesse pela sua marca em vez de apenas “empurrar” os seus produtos e serviços.

E, se um blog é pensado de forma estratégica, há uma série de ações de marketing de conteúdo que podem complementar o seu projeto.

a) Captura de Email

Lembre-se que o visitante do seu site/blog pode continuar navegando por centenas de outros sites após conhecer o seu, e naturalmente esquecer da sua existência.

Por isso, ter uma ferramenta de captura de email é interessante para manter o contato com seu visitante.

 

b) Mídias Sociais

Compartilhar nas redes sociais e permitir o compartilhamento dos seus posts é praticamente um mantra.

O pulo do gato está na escolha das suas redes sociais. Se você quer saber em qual rede social deve investir, leia esse artigo aqui

c) Iscas Digitais

Reunir um conteúdo único em um ebook, revista digital ou infográfico pode ser de grande valor para o seu público. Você pode restringir a possibilidade do download apenas a quem inserir seu email, por exemplo. Isso lhe permitirá criar uma lista de contatos relevantes e ainda fixar a sua marca na mente de quem guardou o seu conteúdo para si.

d) Videomarketing

O uso de vídeos costuma ser muito eficiente pois as pessoas estão cada vez mais interessadas em conhecer de verdade quem está por trás daquela página. O vídeo traz mais legitimidade, além de ser mais fácil e mais rápido para o seu público consumir aquela informação.

Ainda, otimizar um vídeo no YouTube é mais fácil do que otimizar um artigo no Google. Logo, não é difícil presumir de onde poderão vir mais visitantes para o seu negócio.

O que muitos não dizem é que nem sempre é fácil publicar um vídeo eficiente. Qualquer um pode se gravar no celular e publicar no YouTube. Mas, se estamos falando de videomarketing, é importante investir na qualidade desses videos.

É fundamental estudar e investir numa capacitação. Como gravar, por quanto tempo, onde conseguir uma boa vinheta, qual música inserir no fundo, qual editor de video usar, qual microfone, como conseguir uma iluminação adequada.

O videomarketing é muito eficiente quando utilizado de forma adequada. Falarei muito mais sobre isso em um post exclusivo.

Mãos à obra!

Se você leu até aqui, tenho certeza que realmente deseja um site bem sucedido.

E, como podemos perceber, ter um site de sucesso envolve compromisso e trabalho constante, que vão muito além do site em si.

Os resultados valem a pena, mas para alcançá-los, é necessário pensar fora da caixa, por mais clichê que isso possa parecer.

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