Tudo sobre Otimização de Sites

Tempo de leitura: 14 minutos

Otimização de Sites, muito conhecida como SEO – Search Engine Optmization – consiste, resumidamente, em trabalhar para o site conquistar as melhores posições possíveis no Google através de um conjunto de técnicas.

Como isso é feito? Quanto tempo leva para ser feito e por quanto tempo é válido? Basta fazer uma única vez? O resultado demora? Por que deu certo para alguns e para outros não? Qualquer um pode fazer isso? SEO é suficiente para divulgar o site? E se não otimizar, o que fazer?

Entenda tudo isso e mais alguns outros pontos aqui nesse post

Como é feita uma Otimização de Sites (SEO)?

Há 2 formas de otimizar um site: On-page e Off-page.

Diferença entre elas?

Basicamente podemos dizer que a otimização on-page acontece no próprio site enquanto a otimização off-page acontece fora dele.

Ambas se complementam e fortalecem a estratégia como um todo.

Otimização On Page

On-page SEO são implementações no próprio site em si.

Essa otimização é executada tanto no conteúdo, como nos arquivos do site

No que diz respeito ao desenvolvimento web, alguns fatores precisam ser verificados, tais como:

  • o tempo de carregamento;
  • configuração do cash para navegadores;
  • definição do robot.txt;
  • urls amigáveis;
  • velocidade do site;
  • estruturação dos links internos;
  • dentre outros.

Já no que se refere ao conteúdo, é sempre importante notar a relevância da palavra-chave – ou seja, o termo de maior relevância para o seu site que deve ser associado ao site – em alguns aspectos:

  • planejamento da palavra-chave;
  • título do site (ou title tag);
  • definição da url;
  • descrição (ou meta description);
  • qualidade do conteúdo;
  • volume do conteúdo;
  • escaneabilidade das informações;
  • dentre outros.

Há outras boas práticas que são bem vistas pelos algoritmos de busca e tornam-se cada vez mais fundamentais, não apenas pensando na indexação, mas principalmente considerando a experiência do usuário.

  • layout amigável e responsivo;
  • sitemap;
  • atualização de conteúdo;
  • otimização das imagens (tamanho e descrição associada a elas)
  • integração com mídias sociais;
  • conexões externas;
  • segurança do site;
  • dentre outras.

Por que colocamos “dentre outro(a)s* em todas as relações acima?

Porque há mais de 200 fatores considerados no ranqueamento dos sites na busca orgânica.

Os tópicos que citamos são apenas alguns dos principais.

Off Page SEO

Aqui já diz respeito aos sites externos que citam o seu site por algum motivo.

Isso aumenta a autoridade do site; logo, a reputação dele na web.

Quanto mais citado, mais confiável e, portanto, mais bem posicionado nos mecanismos de busca.

Link Building significa literalmente “construção de link” e essa é a espinha dorsal do Off Page SEO.

Conquistar muitos links para o site é um dos grandes objetivos, porém não basta que sejam muitos.

É necessário que sejam bons links, de sites confiáveis e que indiquem o seu site da forma mais relevante e coerente possível.

A eficácia dessa estratégia depende do que está sendo divulgado. Por isso, é fundamental entregar algo de altíssima qualidade para gerar engajamento e promoção.

Há muitas estratégias/técnicas de seo para impulsionar essa construção de links externos:

  • produzir conteúdos exclusivos para terceiros que promovam sua marca em suas páginas;
  • estreitar parcerias com grandes players do mercado visando a divulgação recíproca das marcas;
  • relacionar-se e interagir com a comunidade a fim de se posicionar como uma autoridade e ganhar mais menções espontâneas;
  • produzir pesquisas de alta qualidade que possam se tornar referências para produtores de conteúdo na web;
  • produzir gráficos e infográficos que possam ser utilizados por terceiros visando a menção da sua marca como parte complementar do conteúdo sendo divulgado;
  • dentre outras.

Como pode perceber, são esforços que demandam estudos, empenho e muita, muita dedicação.

Isso se você quiser uma estratégia consistente e sólida. Há sempre os “macetes” que usuários encontram por aí e até chegam a gozar de “bons resultados”

O problema é que os algoritmos de busca tornam-se cada vez mais inteligentes e sofisticados. Quando identificam uma tentativa de manipular os resultados, a penalização pode destruir o que se levou anos para construir.

Confira abaixo um infográfico a respeito:

Entenda no que consiste a diferença entre On Page e Off Page SEO

Importância do Blog

Aqui quero abrir um parêntese.

Uma das ferramentas mais eficazes numa estratégia de otimização é o Blog.

O Blog é entendido também como um recurso do Marketing de Conteúdo, onde é possível aplicar diversas técnicas de SEO.

Marketing de Conteúdo, de forma bem resumida, é conquistar visibilidade ao promover conteúdos de altíssima qualidade para sua audiência.

Uma das estratégias  – do também conhecido Content Marketing – é montar um calendário de publicações entre suas redes sociais, integrando blog posts, e-books, videos, whitepapers, checklists, infográficos e materiais similares que possam auxiliar verdadeiramente o seu público.

Quando um desse conteúdos é expressado através de um Blog Post, as informações ali contidas são indexadas pelos algoritmos de busca vinculando-as ao seu domínio. Cada Blog Post é uma página linkando para o seu site.

A dica é nutrir um blog interno para que haja não apenas atualizações constantes, mas também um amplo volume de conteúdo/links associado ao site, aumentando sua relevância.

Naturalmente que, para isso dar certo, é fundamental que haja uma nutrição profissional do Blog, com conteúdos coerentes, bem feitos e estratégicos para a marca.

Criação do Blog é um tema que já discutimos amplamente por aqui, por isso vou indicar alguns posts complementares para você se aprofundar nesse assunto:

Como Criar um Blog do Zero Passo a Passo

Criar o blog sozinho ou com ajuda de uma empresa?

7 Dicas de Como Deve Ser a Criação do Blog

Para deixar isso ainda mais claro, vou recapitular aqui os 5 principais benefícios de ter um blog otimizado em sua estratégia de SEO.

5 Motivos para alavancar o Blog no seu Plano de SEO

5 motivos para nutrir um blog em sua estratégia de SEO
  • Atualização

A Forbes Brasil destacou 4 motivos para melhorar o rankeamento do site. Atualizar com frequência é um dos tópicos sinalizados.

Não apenas manter o site (bem como seu cms e plugins atualizados para melhorar a navegabilidade e segurança) como também produzir conteúdo regularmente é um dos motivos pelos quais usuários assinam newsletter e retornam a websites.

Manter um blog atualizado é uma das peças-chaves nesse cenário.

  • Cauda Longa

Quem se preocupa com otimização inicia uma estratégia inevitavelmente na Keyword. Keyword pode ser traduzido para “palavra-chave”.

A palavra-chave é o tema central do seu site, reflexo do seu negócio ou área de atuação.É aquele termo que você deseja associar prioritariamente à sua marca.

A questão é que quanto mais objetiva e curta a palavra-chave, muito maior é a concorrência.

Consideremos aqui que tais termos são de “cauda curta”. Exemplo: venda de óculos.

Então, estudam-se palavras mais específicas, nichadas, que atraem um público também assertivo, porém num cenário menos concorrido. Exemplo: venda de óculos de grau feminino

Explorar os termos da cauda longa é uma jornada sem limites pois permite trabalhar em múltiplas situações, atraindo tráfego cada vez mais diversificado, sem perder a qualidade.

  • Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo é uma das formas mais antigas e eficientes do Marketing. O que se tem observado nos últimos tempos é uma discussão mais presente já que a busca por informação de qualidade na web é o próprio sentido da Internet.

Ou seja, o céu é o limite para o marketing de conteúdo.

Basta observar o interesse crescente nesse assunto, especialmente nos últimos 4 anos, apontados pelo Google Trends

Nesse contexto, o Blog ganha ainda mais força pois é um dos canais mais utilizados para promoção de conteúdos.

É através do Blog que você poderá posicionar sua marca como uma referência no assunto a partir do momento em que se dedicas em entregar informações de qualidade que esclarecem e auxiliam o seu público através dos mais diversos canais, incluindo o Blog.

  • Link Building

Conforme já mencionamos mais acima, a construção de links acontece de 2 formas: tanto no ponto de vista interno, como externo também.

Internamente

Ao fracionar o seu conteúdo em múltiplos conteúdos, desde que dentro de uma hierarquia e coerência, é possível se aprofundar nos mais diversos temas num formato mais “digerível”

Não é bem mais fácil entender um tema quando assimilamos partes para depois relacioná-los e entender o conjunto? Essa é, certamente, uma das didáticas mais utilizadas.

Isso permite não apenas uma melhor organização e compreensão do assunto como também gerar mais valor para tópicos e subtópicos.

Externamente

Do ponto de vista externo, ao ir mais a fundo em um determinado assunto, o grau de especificidade naturalmente aumenta, certo?

Isso permite alcançar nichos cada vez mais específicos, com tendência a gerar mais menções à sua marca no mercado correspondente.

Por isso a construção de link requer boa capacidade de síntese/análise de informações, além de um trabalho muito bem feito, gerando essa comunicação entre páginas que se complementam de forma coerente e espontânea.

  • Engajamento

Complementando o que descrevemos acima, já é possível presumir o poder de engajamento e qual a relação com o blog.

Posts são compartilhados o tempo todo nas mídias sociais, além de gerarem discussões muito construtivas por meio dos comentários e troca de emails.

Acredito que a essa altura, as possibilidades de crescer através do blog dispensam mais explicações. Vamos falar sobre outras questões que recebemos bastante sobre esse assunto. Continue

Quanto tempo leva para fazer uma Otimização?

Aqui valem 2 observações.

É comum falarmos em setup inicial.

O que isso significa?

Serviço único de SEO

Quando falamos sobre On Page SEO, explicamos que uma série de implementações devem ser executadas no site para torná-lo o mais amigável possível para o Google.

O volume de ações necessárias é que naturalmente determinará o tempo para um serviço como esse.

Quando o site ainda será desenvolvido, esse serviço costuma ser mais prático pois ele já será pensado nas boas práticas.

Caso essa configuração de seo inicial seja contratada à parte, envolverá muitas vezes um trabalho maior, quando não uma refação do site.

Serviço contínuo de SEO

Agora se você leu as informações que trouxemos até então, já deve ter percebido que um serviço de otimização deve ser feito continuamente.

Não apenas considerando as atualizações que acontecem esporadicamente tanto nos algoritmos de busca, como plugins e cms de um site, mas especialmente ao entender o potencial de publicar conteúdo permanentemente.

Uma nutrição de blog combinada com o serviço de otimização aumenta exponencialmente as possibilidade de divulgação e construção da marca, seja pensando no branding como no potencial aumento de leads e, consequentemente vendas.

A otimização é a protagonista das estratégias orgânicas de divulgação.

Após a execução de um serviço de SEO, resta aguardar a indexação pelos robôs de busca.

Os algoritmos varrem esporadicamente uma página, bem como todo um site. Normalmente a indexação pode levar até 30 dias. Nós costumamos monitorar e avaliar os resultados obtidos trimestralmente, apesar de ajustes serem revisados mensalmente.

É claro que isso não é um padrão ou fórmula universal. Sempre dependerá do projeto em questão. Já gerenciamos portais com análises semanais posto que pequenas alterações tinham implicações expressivas.

Basta Otimizar uma única vez?

Aproveitando o gancho acima, aqui faremos uma ressalva.

O que acontece se um belo dia, você simplesmente deixar de investir em otimização?

A resposta é que num primeiro momento não fará diferença alguma. Os resultados orgânicos conquistados até então não sumirão de uma hora pra outra. Essa é a grande – se não a maior – vantagem de uma estratégia orgânica de divulgação.

Com o passar do tempo, conforme surgirem novas atualizações, concorrentes e mudanças na forma como se navega e se assimila o conteúdo, os acessos começarão a declinar paulatinamente.

Isso não é uma regra, mas uma observação de que, assim como tudo na vida, é necessário um acompanhamento e trabalho constante de melhoria, inovação e crescimento visando atingir e se manter na primeira página dos resultados orgânicos de busca.

Um serviço feito uma vez representa resultados pontuais. Um serviço feito continuamente representa força e crescimento.

Otimização funciona para qualquer site e segmento?

Se a sua concorrência pode ser encontrada no Google, se o seu público efetua pesquisas no Google, se você possui um site no Google, a pergunta deveria ser outra. Por que ainda não obteve resultados com a otimização?

Há 2 palavras que evito brutalmente: sempre e nunca. Logo, não vou dizer que é óbvio que SEO sempre funciona para todos.

O que eu posso afirmar é que uma estratégia bem feita de SEO gera resultados muito consistentes e se você quer alavancar o tráfego do seu site no Google pode pensar nas seguintes opções:

  • Uma auditoria SEO
  • Uma consultoria em SEO
  • Contratar o serviço de SEO

Eu ainda não conheço um único case nos últimos 20 anos que possa dizer que o SEO não funciona. SEO funciona desde que o Google foi fundado

Investir em SEO é suficiente para divulgar um site?

Investir em SEO é fundamental para divulgar um site.

Porém há muitas outras estratégias que podem ser combinadas com um plano de otimização.

Falamos sobre outras estratégias orgânicas, assim como estratégias pagas nesse artigo:

Melhor estratégia de marketing:

Qual é a Melhor Estratégia de Marketing Digital?

O que acontece se eu não investir em Otimização?

Se você não investir em divulgação, o seu site será fatalmente mais uma agulha no palheiro.

Um conteúdo incrível que não recebe tráfego pode ser tão frustrante quanto inócuo.

É o mesmo que uma loja de conveniência num topo de uma montanha deserta. Mesmo que seja linda, ninguém visita, ninguém se interessa.

Como os resultados são especialmente a médio/longo prazo, quanto mais tardar um projeto de SEO, mais oportunidades serão perdidas e mais chances serão dadas à sua concorrência de preencher os espaços que você deixar vazio.

Empresas que fazem Otimização de Sites

Para executar o serviço de otimização, você pode contratar um profissional/analista de SEO ou pode contratar um time especializado.

Agências de SEO são  preparadas para atuar com otimização quando possuem desenvolvedores web, redatores, analistas, dentre outros profissionais competentes para alinhar uma consultoria e providenciar um plano de seo. Ficou interessado? Então não perca tempo e entre em contato com a nossa equipe.

 

Post criado em Fevereiro de 2018. Atualizado em Março de 2021.

otimização de sitesseo