Leads qualificados, menor custo e melhora na reputação do estabelecimento. Esses são alguns dos fatores que levam muitos empreendedores a adotarem o inbound marketing como principal ferramenta de divulgação de seus negócios. Assim como as demais técnicas que envolvem os meios digitais, isso fez com que ela se tornasse cada vez mais popular.
Ainda assim, é preciso ter em mente que, para que o inbound marketing gere todos os resultados prometidos, ele tem que ser executado da maneira correta. A boa notícia é que as boas práticas adotadas são as mesmas em todos os segmentos de atuação das empresas, desde uma indústria de gravação a laser em metal até um bar ou restaurante de alto padrão.
Quer saber mais sobre isso? Então continue lendo e confira algumas dicas preciosas para usar o inbound marketing em sua empresa:
Crie uma persona
Enquanto a publicidade tradicional trabalha com o conceito de público-alvo, o inbound marketing é baseado no conceito de persona. Trata-se de um personagem semi fictício, que é o arquétipo do seu cliente ideal. Esse perfil é criado com base em características como:
- Idade;
- Ocupação;
- Dores e desejos;
- Poder aquisitivo.
Por exemplo: no caso de uma gráfica que trabalha com a confecção de camisetas para uniforme de trabalho, não é absurdo pensar que a persona seria um empreendedor, cuja dor tem a ver com a gestão de pessoas de seu estabelecimento. Ainda assim, vale ressaltar que o arquétipo não pode ser montado com base em meras suposições: é fundamental que ele seja validado com levantamentos e pesquisas
Segmente o seu público
Por mais que peças de publicidade tradicional, como um banner promocional, tenham uma tendência a atingir uma quantidade maior de pessoas, nada garante que esse público é aquele mais propício a adquirir o produto ou serviço divulgado. Em outras palavras, é muito mais difícil fazer a segmentação.
Em compensação, no inbound marketing ela não apenas é possível, como, também, desejada. É possível decidir quem verá o seu conteúdo por meio de técnicas como SEO e elaboração de públicos personalizados em redes sociais, de modo que, por mais que a quantidade de pessoas que entrará em contato com ele seja menor, as chances de conversão são maiores.
Produza conteúdo relevante
Por mais que a execução de uma estratégia de inbound marketing exija o emprego de várias táticas, é preciso ter em mente que uma, em especial, é fundamental para que ela seja bem sucedida: a produção de conteúdo, geralmente por meio de um blog corporativo. Desta maneira, é possível atrair e educar o público, além de qualificar leads.
Normalmente, a elaboração dos posts é feita com base no ramo do estabelecimento a ser divulgado. Por exemplo: no caso de uma empresa de gravação a laser em metal, é possível criar conteúdo a respeito das vantagens desse método perante os demais, bem como as contraindicações para a sua realização.
Invista na automação de marketing
Não há inbound marketing sem nutrição e qualificação de leads. O problema é que, à medida em que o conteúdo usado para atrair público se populariza, pode ficar praticamente impossível dar conta dessas tarefas de forma totalmente manual.
Felizmente, há uma alternativa: a automação de marketing. Trata-se de softwares que realizam tarefas como o envio de e-mails e a alteração de fluxos por meio de mecanismos automáticos, permitindo que o profissional responsável pela campanha tenha mais tempo para se dedicar a atividades realmente produtivas, como a segmentação de público, a elaboração de personas e a produção de conteúdo relevante.
Não se esqueça da retenção de clientes
Há quem pense que o único papel do inbound marketing é simplesmente atrair novos clientes, e que sua missão é cumprida quando isso acontece.
Entretanto, de acordo com Philip Kotler, considerado o pai do marketing, manter um cliente atual é entre cinco e sete vezes mais em conta do que conquistar um novo.
Portanto, investir na retenção é fundamental para o sucesso do negócio.
Felizmente, o inbound marketing pode ser usado com essa finalidade.
Isso é relativamente simples: basta criar um fluxo de nutrição para onde os clientes são mandados uma vez que uma compra é finalizada.
Assim, as chances dessa técnica se tornar uma fonte recorrente de receita são maiores, o que, por sua vez, torna o seu negócio mais competitivo perante a concorrência.