O logo de uma empresa, marca, produto ou instituição é uma das necessidades básicas e das mais importantes que precisam ser bem planejadas pela equipe de produção.
O logo deve mostrar a “cara” da empresa, fazendo com que as pessoas sejam atraídas até ela, conseguindo um lugar especial na mente dos consumidores para que seja sempre lembrada em primeiro lugar, ou seja, gerando valor para a empresa de uma maneira positiva.
Devido a essa extrema importância do logo, é preciso que ele seja feito com cuidado e perícia, evitando problemas de adesão dos clientes, procurando associar a empresa benefícios intangíveis como prestígio e reconhecimento social.
O logo faz uso de uma linguagem visual e deve, portanto, procurar “conversar” com o consumidor de modo a convencer a escolher sempre aquela empresa e não a do concorrente. Mas como criar um bom logo online?
Existem algumas regras a que os designers da empresa devem estar atentos no momento de criar o design do logo. Sejam elas:
1. Uma das regras mais importantes sobre o logo é que ele deve ser lembrado facilmente pelo consumidor. Não adianta fazer um design complexo, procurando inovar demais se isso vai tornar difícil para o cliente associar o logo a marca. Portanto, deve – se seguir os princípios de simplicidade para tornar o logo efetivo e fácil de lembrar.
2. Seguindo a regra anterior, o logo deve ser simples, mantendo a facilidade de ser reconhecido pelo cliente quando o vê, além de ser de fácil versatilidade à medida em que for passando o tempo e o design precisar ser mudado, mantendo sempre a essência original.
3. O logo de uma empresa deve ser duradouro, efetivo ao longo dos anos, para mesmo quando ele passar por mudanças em seu design, ainda ser lembrado pelos clientes. Veja por exemplo, o caso da Coca – Cola, é um longo que já sobrevive por décadas, mesmo com alguma mudança no seu design, a ideia sempre é a mesma e nunca perde a identidade.
4. O logo deve ter versatilidade, para que possa ser trabalhado nas mais diversas mídias e aplicações, sendo feitas poucas adaptações.
A criação do logo online não é uma tarefa complexa, mas que exige bastante estudo e pesquisa para que possa ser atrativa para clientes e esteja de acordo com o que procura passar a empresa.
Gostou das nossas dicas? Fique de olho no nosso site!