Logotipo para bares
Logos para bares criados pela Agência do Site:
Um logo de uma empresa deve fazer com que a marca seja diferenciada, fazendo com que ela seja reconhecida tão logo seu logo seja visto.
Criatividade no desenvolvimento, uso estratégico de imagens e cores, tudo isso faz parte do processo de criação de logo, especialmente no segmento de bares.
A área de alimentação e bebidas tem forte relação sensorial, de modo que o logo deve ser projetado considerando reações imediatas como vontade, desejo, sede/fome.
Especialmente as cores devem responder a esses anseios para que a marca do bar se comunique perfeitamente com essas sensações.
Papel das cores no Logo para bares e restaurantes
Quando se fala em logo para bares e restaurantes, lugares normalmente descontraídos, animados, que de modo geral servem comidas e bebidas, a imagem também é importante, mas o jogo das cores é ainda mais determinante, conforme antecipamos lá em cima.
Cores conectam-se a sensações como fome, alegria, satisfação, desejo, associando-se ainda às características do local.
Outra particularidade é quando remente a regionalismos ou “pegadas nacionalistas”.
Por exemplo, pizzarias tendem a usar as cores da bandeira italiana, restaurantes de comidas japonesas tentam usar as cores da bandeira do Japão, a cor verde está mais ligada a restaurantes vegetarianos ou de comidas saudáveis.
As cores neutras como preto, branco, cinza e variações devem ser evitadas enquanto cores principais, pois não tendem a ser chamativas ao cliente. Podem ser usadas como cores complementares.
Existe ainda um “guia emocional de cores para logotipos” que pode ser usado na hora de escolher a cor do logo dos bares.
Por exemplo, amarelo está ligado ao “otimismo, claridade”, já vermelho está ligado a “desejo, excitação”, o azul é “durabilidade” e o verde é “saudável”. Tudo isso pode ser levado em conta na hora de escolher a cor do logo para o seu bar.
Informações úteis na criação do logo para bares
Existem alguns fatores importantes que devem ser analisados na criação do logo.
Combinação de cores x Fundo do logo
As cores foram mencionadas anteriormente, ressalvando como são importantes para despertar sensações positivas e coerentes com os valores da marca.
O fundo a ser escolhido é importante pois será pano de fundo para o logo. Porém, o logo precisa ser versátil para ser aplicado em qualquer mídia ou variação de fundo.
Sugerimos aprovar o logo considerando o fundo transparente. Além disso, o arquivo vetorial permitirá editá-lo caso necessário para melhor compor a arte.
Avaliando conceito x valores
O que irei servir no meu bar (só bebidas, só drinques, só aperitivos ou refeições completas)? Qual é o estilo do meu bar (mais para rockeiro, mais pop, mais mpb, eclético)?
A partir dessas respostas você poderá traçar a personalidade da sua marca para compor o logo.
Quais os diferenciais do seu bar? Qual a principal característica?
Todas essas respostas farão parte do seu briefing.
Depois disso estar documentado, o designer analisará quais fontes são mais apropriadas e combinará com as cores pretendidas, para expor variações do logo para sua análise.
Benchmark (análise da concorrência)
Você também pode analisar criticamente os logos dos seus principais concorrentes e extrair opiniões para o seu designer entender como você quer posicionar sua marca perante os concorrentes.
Procurando uma empresa para desenvolver o logo para seu bar?
Conheça os nossos planos e faça um logo profissional para o seu bar com a nossa equipe
Leia também:
Logo ou Logomarca Para Restaurante | O que você precisa saber