Se você se interessou por esse artigo, entendo que já possui um site pronto e percebe que a jornada para conquistar clientes através da internet está apenas começando.
Assim como você, milhares de outros sites estão sendo publicados nesse momento, isso sem falar nas centenas de milhares de outros sites que chegaram no Google na sua frente.
Agora, a grande pergunta é: como se destacar nesse cenário?
Nesse post vamos trazer as principais dicas, sem falsas promessas ou ilusões. Leia até o final e entenda o que pode fazer agora com o seu site.
Seu site poderá ser encontrado de algumas formas na web. As principais delas são:
- Redes Sociais
- Redes de Pesquisa
- Marketing de Conteúdo
Divulgar em Redes Sociais vale a pena?
Há 2 caminhos de divulgar a sua marca nas Redes Sociais.
O caminho orgânico e o caminho pago.
Divulgação Orgânica nas Redes Sociais
Basicamente, criar uma Página, personalizar com a sua Identidade Visual e postar conteúdos é uma forma orgânica de marcar presença nas redes sociais.
Essas ações tem custo zero, o investimento seria apenas no profissional de mídia que efetuasse essa personalização para garantir que os perfis da sua marca não transmita qualquer amadorismo.
A vantagem em nutrir mídias sociais está na Prova Social.
A lógica é simples: se o seu cliente está comparando as opções e percebe que o seu concorrente possui mídias sociais atualizadas enquanto as suas estão abandonadas, sua marca perde pontos.
Ainda, se os perfis do seu concorrente possuem muito mais seguidores, a percepção da marca dele passa a ter vantagem sobre a sua.
Logo, a gestão de redes sociais traz, sim, vantagem competitiva para um negócio. Porém, não estão relacionadas ao aumento das vendas diretas. Isso pode acontecer naturalmente, mas o objetivo dessa estratégia está muito mais ligado ao Branding, ou seja, à percepção de marca pelo seu público.
Divulgação Patrocinada nas Redes Sociais
Por outro lado, quando você passa a pagar por clique, ou seja, investir em anúncios, o contexto já muda.
A vantagem está em segmentar a sua campanha.
Você tem a opção de investir, por exemplo, em anúncios para mulheres, próximas à sua região, que curtem páginas sobre vida saudável e restrições alimentares. Se o seu negócio for um delivery de refeições sem gluten/lactose, essa campanha é altamente qualificada.
Como as Redes Sociais cresceram baseando-se nas preferências pessoais de cada usuário, o maior benefício delas para um profissional de marketing são os dados privilegiados sobre cada perfil.
O sucesso de uma divulgação começa em conhecer o seu público-alvo. Ou, mais propriamente dito, buyer-persona.
Por isso as redes são ferramentas poderosas. Quando reunimos dados estratégicos com anúncios segmentados, a tendência é que haja um aumento de conversões.
Como divulgar nas Redes Pesquisa
As Redes de Pesquisa são as famosas ferramentas de busca.
Aqui vamos falar sobre como aparecer no Google, onde se concentra o maior volume de pesquisas.
No Google, você pode investir no tráfego orgânico ou pago.
Divulgação Orgânica nos Sites de Busca
Tráfego orgânico seriam os resultados normais, onde não se paga por clique. Ali, a palavra de ordem é Otimização (ou mais conhecida como SEO – Search Engine Optimzation)
Existem 2 frentes a serem trabalhadas na otimização de um site: On-Page e Off-Page.
Otimização On-Page
On-Page são as ações implementadas no próprio site. Isso vale para o código fonte e para o conteúdo do site.
Não vamos nos aprofundar aqui em técnicas de seo pois esse não é bem o propósito.
O que você deve se atentar é que o site pode ser configurado para performar da melhor forma possível no Google, considerando o desenvolvimento e o conteúdo.
No âmbito do desenvolvimento web, alguns fatores precisam ser verificados, tais como: o tempo de carregamento, configuração do cash para navegadores, definir o robot.txt, urls amigáveis, velocidade do site, estruturação dos links internos, dentre outros.
No âmbito do conteúdo, a dica é nutrir um blog interno para que haja não apenas atualizações constantes, mas também um amplo volume de conteúdo associado ao site, aumentando a relevância perante os algoritmos de busca.
Otimização Off Page
Aqui o assunto é link building.
Os principais fatores de posicionamento estão ligados ao conteúdo e à quantidade de links relevantes apontando para as páginas do site
Quanto mais links conquistar para o seu site, maior a “pontuação” dele nos sistemas de busca.
A conquista de links relevantes é um processo contínuo que gera resultados a médio/longo prazo.
Vale a pena contratar otimização?
A otimização é um serviço a médio/longo prazo.
Quem investe esperando resultado rápido pode se frustrar, é fundamental ter clareza quanto às expectativas de um serviço como esse.
Quanto mais tempo demorar para otimizar um site, mais difícil serão os resultados.
Além disso, não é apenas no Marketing que aquele ditado “não deposite os ovos em uma única cesta” faz todo sentido.
Se você investir apenas em tráfego pago, os acessos ao seu site desaparecerão no momento que deixar de pagar.
Por isso, uma boa estratégia deve combinar tanto ações pagas como orgânicas.
É realmente necessário investir em anúncios pagos caso o site esteja muito bem otimizado?
Divulgação Paga nas Redes de Pesquisa
Os principais motivos para se pagar por cliques podem são dois:
– a qualidade dos usuários
– aumento de acessos no curto prazo.
Visitante Qualificado
Quando você publica o seu site nos resultados orgânicos, o acesso é extremamente amplo pois os conteúdos indexam naturalmente para uma quantidade muito grande de combinação de palavras-chaves, nem sempre combinações que você tenha planejado.
Com o passar do tempo, é possível que se observe uma tendência a notar muitas visitas, mas apenas um pequeno percentual convertendo satisfatoriamente.
Nos anúncios, o destaque é direcionado para determinado grupos de palavras altamente específicas, voltadas para quem está buscando – uma necessidade mais imediata e assertiva.
Tempo de Indexação
Outra questão é que a otimização leva tempo.
Já os anúncios exibem seu site entre 24 a 48h após configurar a campanha.
Então, você conquista visibilidade muito mais rápido e paga apenas pelo clique. Ou seja, só paga por quem se interessou, demonstrando potencial de se tornar um cliente real.
Divulgação Paga na Rede de Display
Além de pagar para aparecer nos anúncios em destaque do Google, é possível pagar para aparecer nos anúncios das redes de parceiros.
Sites, blogs e portais que se utilizam do Adsense, por exemplo.
Essa estratégia é ideal para o Branding, ou seja, aumentar a visibilidade da sua marca.
Quem clica nesse tipo de anúncio não está necessariamente buscando pelo seu serviço, então não é tão assertivo para fins de compra como acontece na Rede de Pesquisa.
É ideal para negócios bastante maduros, com campanhas bastante diversificadas onde 15% da verba de marketing pode ser destinada de forma sadia para essa finalidade.
Marketing de Conteúdo
Um Marketing de Conteúdo bem feito é altamente promissor.
Não é à toa que as estatísticas de interesse por essa estratégia não pára de crescer.
Se você apenas criar alguns textos e publicar em um blog, não seria propriamente Marketing de Conteúdo.
Isso nada mais é do Alimentação de Blog.
Marketing de conteúdo é uma estratégia que busca educar seu público através de materiais de alta qualidade que façam total sentido para o seu buyer persona – ou seja, o perfil do seu potencial cliente.
Isso envolve em um mapeamento profundo do negócio, seu mercado e diversas circunstâncias que fundamentam a produção de conteúdos a serem divulgados estrategicamente para aumentar a sua base de leads e, consequentemente, as suas vendas, é claro.
Um trabalho bem feito requer profissionais qualificados e um investimento constante visando o médio/longo prazo.
O Marketing de Conteúdo é o cerne do Inbound Marketing, envolvendo ações integradas entre Blog, Redes Sociais, Iscas Digitais/Materiais Ricos, Email Marketing.
A principal vantagem dessa estratégia é a solidez dos resultados atingidos. Quando a estratégia funciona, os resultados não somem de uma hora para outra.
Nos anúncios pagos, os acessos somem quando a sua campanha esgota. Já por meio do Marketing de Conteúdo, quando se conquista uma meta, ela perdura enquanto fizer sentido para o mercado em que se encontra. A tendência é que seja muito mais duradoura