Se o seu site já está na 1a posição do Google, parabéns! Pode sair dessa página e mandar um email para nossa equipe sobre o que você gostaria de saber já que você é fera no SEO.
Agora, se você está lutando para conseguir mais visitas sem precisar pagar a mais por isso e liderar as pesquisas orgânicas no seu segmento, confira esse post que vamos listar 7 dicas para impulsionar o seu posicionamento.
Talvez você já saiba, mas vou reforçar antes de começar a enumerar algumas dicas por aqui:
São mais de 200 fatores que influenciam no posicionamento e apenas o algoritmo do Google tem o poder para determinar a ordem de exibição dos resultados.
Ninguem poderá prometer a 1a posição, mas há algumas boas práticas que influenciam diretamente, e é sobre as principais delas que vamos abordar.
Dica 1: Confira a velocidade
Basta acessar o Google Speed – uma ferramenta gratuita, por sinal – que você já terá uma noção se o site está lento ou não.
Implemente as modificações sugeridas pela ferramenta. Caso não saiba implementá-las, encaminhe ao seu programador de confiança.
Sites mais rápidos são mais valorizados pelo algoritmo do Google
Dica 2: Faça Guest Post
Produza conteúdos exclusivos para outros sites relevantes e que tenham sinergia com seu segmento. Assim, você obterá backlinks de qualidade.
Qual é a palavra que deseja rankear? Digamos que seja “dentista em são paulo”.
Então, crie artigos colocando links para o seu site no termo “dentista em são paulo”
Quanto mais backlinks de qualidade conquistar, mais relevante será a sua página para o Google.
Dica 3: Tenha links sociais
Compartilhe o endereço do seu site em redes sociais pois esses links também são contabilizados pelos algoritmos de busca. Não foque apenas nas redes tradicionais como Facebook e Twitter.
Compatilhe também em canais menos utilizados como o Tumblr, por exemplo.
Lembre-se que serão novos domínios e novos links de qualidade apontando para o seu site
Dica 4: Tenha um blog relevante
Ao criar um site, invista esforços na criação do blog interno. Quanto mais conteúdo de qualidade produzir, mais portas de entradas para o seu site estarão abertas no Google.
Além disso, mais conteúdos associados aos seus principais termos serão mapeados pelo Google e fortalecerão seu domínio.
Avalie o seguinte: digamos que você seja o dono de uma pousada no centro de Gramado e que tenha um site com cerca de 4 páginas institucionais: a home, página serviços, página de galeria de fotos e a página de contato.
Agora suponhamos que uma pousada concorrente também tenha um site com 4 páginas institucionais, porém tenha um blog interno com de 100 artigos diversos sobre sobre Gramado. Artigos como: as principais atrações, o que fazer em Gramado, onde comer..
Qual dos sites vc acha que o robô do Google poderá considerar como mais relevante?
Qual site você acha que terá mais tráfego orgânico?
Não perca tempo! Invista em conteúdo de qualidade o quanto antes pois quanto mais concorrentes se despertarem para isso, mais disputado e difícil se tornará para obter resultados.
Dica 5: Invista em SSL
O uso do Certificado de Segurança SSL ,ou seja, o “https” passou a ser um item obrigatório de segurança, bem como um dos principais fatores de rankeamento.
O algoritmo do Google prefere sites em https.
Se o seu site ainda não tem o certificado, entre em contato com o seu desenvolvedor.
Além disso, repare que alguns navegadores colocam a informação “não seguro” ao lado do site que não possui certificado instalado, na barra de navegação.
Isso é péssimo e afugenta potenciais visitas.
Dica 6: Atenção ao Responsivo
Lembre-se que o Google está priorizando sites responsivos.
Além de ser fundamental que o seu site carregue rapidamente, também tenha em mente que o layout deve se ajustar ao tamanho da tela.
Teste a navegação do seu site em diversos dispositivos como pcs, smartphones e tablets.
Faça os ajustes necessários para que o carregamento não prejudique a experiência do usuário, independente do tamanho da tela e velocidade de conexão.
Dica 7: Tempo de retenção
Se você não sabe o que é taxa de rejeição, vamos explicar rapidamente:
Já acessou um site e o conteúdo não era que aquilo que esperava, ou o design não agradou… e vc saiu rapidamente? Isso é interpretado como “taxa de rejeição”.
Invista no tempo de retenção do usuário nas suas páginas.
Não é à toa que algumas páginas possuem vídeos e conteúdos educativos mais ricos com a finalidade de prender o usuário por mais tempo.
Quanto maior o tempo de permanência dos visitantes em seu site, melhor será a sua taxa de rejeição.
Se o Google interpreta que o seu site é interessante uma vez que mantém o usuário por mais tempo na sua página, é natural que o seu algoritmo suba a indexação do seu site.
Agora que você já sabe as principais dicas para melhorar o posicionamento do seu site, mãos à obra. Implemente consistentemente cada uma dessas estratégias e, se você não tem tempo para executar a otimização do seu site e precisa delegar a uma agência de marketing digital, entre em contato com o nosso time.