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A verdade sobre e-mail marketing

Você conhece alguém que não tem e-mail?

Agora, repare nesse gráfico de uma pesquisa sobre uso de email:


Tradução de pesquisa em site https://www.emailisnotdead.com/ Tradução: "O marketing por e-mail é o novo canal em alta, de acordo com o Wall Street Journal. Aqui está o desafio de dez anos para provar isso:"
Tradução de pesquisa em site https://www.emailisnotdead.com/ Tradução: “O marketing por e-mail é o novo canal em alta, de acordo com o Wall Street Journal. Aqui está o desafio de dez anos para provar isso:”

Wall Street Journal apontou o quão relevante é o uso do e-mail, especialmente por contatos qualificados.

“O e-mail não morreu. Mas o e-mail ESTÁ mudando.”

O ponto é entender como utilizá-lo e o que esperar dele. Se você quer saber como obter melhores resultados com email marketing, confira até o final.

Por que investir no email marketing:

Alcance x custo da entrega

Você já percebeu quantas pessoas visualizam o post que você acabou de publicar no Facebook? Mesmo que você tenha centenas/milhares de seguidores, a tendência é que cada vez menos a sua mensagem chegue até eles, a menos que você patrocine cada uma das publicações.

Por outro lado, se você tem uma lista de emails e um serviço eficiente para entrega da mensagem, todos os seus contatos receberão seu email por um custo relativamente baixo (apenas o custo de manter seu domínio e serviço de email marketing ativo mensalmente)

É claro que nem todos lerão todos os emails que você enviar, mas nem que seja para excluir a mensagem da caixa, a sua marca será visualizada, isso na pior das hipóteses.

Na melhor das hipóteses, o seu lead (potencial cliente) abrirá a mensagem e converterá, ou seja, tomará ação proposta por aquela mensagem.

Segmentação da comunicação

A segmentação de e-mails está associada à relevância. Uma mensagem que fala diretamente com o interlocutor tem muito mais chances de ser aberta.

É claro que o email deve incentivar o leitor a clicar para ler. A leitura deve ajudá-lo a tomar uma decisão consciente, que lhe traga benefícios. Caso contrário, será apenas mais um e-mail em sua caixa de entrada.



“Empresas que segmentam listas de email para tornar as mensagens mais relevantes percebem um aumento na taxa de cliques, entregabilidade
https://www.aurea.com/our-acquisitions/lyris/

Lyris, Inc

Flexibilidade

Ao contrário de alguns canais de mídia em que você está restrito a quantidade de caracteres, tipo de fonte, possibilidade ou não de inserir links, por exemplo, o email marketing oferece muita flexibilidade.

Você pode explorar diversos formatos de tamanho, design, tom e mensurar a performance. É possível fazer testes a/b identificar qual abordagem gera mais resultado junto ao seu público.

Qual estratégia de email marketing faz mais sentido para você?

Engajar/Educar

Talvez o público que tenha se inscrito em sua lista de email não esteja ainda pronto para comprar. Talvez seu lead ainda não esteja consciente do quanto você pode ser útil ou até mesmo do porquê precisar do seu produto/serviço.

Planejar uma sequência de email que entregue informações de valor é uma maneira de engajar e educar sua lista.

Matar objeções, entregar soluções e dicas realmente úteis coloca o email como um poderoso instrumento de marketing de conteúdo.

Gerar Tráfego

Quem entende a necessidade de investir em marketing digital, sabe o quanto o tráfego é crucial.

Tráfego é toda visita que chega numa página. Se você publica um vídeo no youtube, precisa de tráfego que chegue no vídeo e consuma o conteúdo.

Se você publica um artigo num blog, precisa de tráfego que chegue naquela página para ler seu texto.

Se você estrutura um webinar, uma sequência de aulas ou até mesmo programa uma live, precisa de tráfego para os visitantes estarem presentes quando esses eventos estiverem acontecendo.

Sem tráfego, não existe “movimento”. Sem tráfego, não existe audiência.

O email é uma ferramenta muito eficiente nesses casos. É possível programar broadcast, ou seja, tiros de alerta para direcionar usuários para o destino pretendido. 

É possível promover ações, conteúdos, eventos, consolidando o email como canal de distribuição a custo relativamente muito baixo.



Transacional

Uma modalidade nativa para transações é o email. Quando você compra uma passagem aérea, por exemplo, onde recebe sua confirmação de compra, assentos e eventuais atualizações na rota de vôo?

Quando se adquire qualquer produto online, é natural receber sua confirmação e status da compra na sua caixa de email.

Seja para dar boas vindas, confirmar pagamento ou alinhar informações, o email é canal indispensável a qualquer usuário digital.

Por isso é praticamente impossível conhecer um usuário de internet que não tenha email. Até para criar contas em redes sociais, espera-se que se tenha uma conta de email para cadastro.

Qual o investimento necessário para fazer Email-Marketing?

Apesar do custo relativamente baixo, há sim gastos mensais para manter seu serviço de email marketing ativo

É necessário registrar um domínio e ativar um plano de hospedagem que possibilite criar conta de email personalizado.

Também é necessário assinar uma ferramenta de email marketing que armazene seus contatos e permita programar disparos, configurar funis, testes A/B, dentre outras funcionalidades próprias para quem gerencia email marketing.

E quando nos perguntam qual a melhor ferramenta de email marketing?

Uma ferramenta nacional que indicamos é a Leadlovers. O custo pré-estabelecido em real evita oscilação conforme a cotação do dólar. Além disso, já utilizamos e para quem deseja inciar enxutando o orçamento, a plataforma atende.

Dentre opções estrangeiras, Keap (antiga Infusionsoft), Mailchimp, e-goi e activecampaing são algumas das mais conhecidas.

Desafios do Email Marketing

É claro que nem tudo são flores.

Existe spam.



Existe os maus usuários que descaracterizam o uso mais apropriado do email marketing.

E existe também o declínio das aberturas.

Quanto mais emails são recebidos, mais são descartados.

O ponto é que se você considerar a escala e os benefícios, precisa pensar numa balança e comparar vantagens e desvantagens.

Vale a pena Investir no Email Marketing?

Se você chegou, certamente já percebeu porque email marketing é premissa básica de uma estratégia de marketing digital.

Quando estiver na dúvida se vale a pena investir no email marketing, lembre-se:

Irrestrito

Algumas pessoas não usam certas redes sociais, mas todo usuário digital tem pelo menos 1 conta de email.

Privacidade

A privacidade do email abre muitas oportunidades pois o destinatário da mensagem pode dizer o que realmente pensa, protegido pelo sigilo da mensagem*

Assertividade

Segmentando sua lista é possível impactar cada audiência com uma mensagem mais assertiva, tornando sua comunicação mais poderosa

Simplicidade

A simplicidade do email marketing envolve uma dinâmica ao alcance de qualquer empreendedor pois não demanda projetos complexos para serem implementados

Funcionalidade

O email marketing funciona. Simples assim. Assim como você, outros usuários abrem emails e geram negócios.

Custo relativamente baixo

Compare o quanto você precisa investir para anunciar para sua audiência em outras mídias, compare tempo/esforços empreendidos e avalie.

Sustentável

O email marketing é mais ecológico. Afinal, você não gera lixo com papéis, plásticos e afins. Imagine distribuir folders anunciando um evento a 100.000 leads. Agora, compare com um broadcast via email.

*Imagine o poder disso em pesquisas abertas, quando o público é livre para dizer o que pensa e, assim, permitir a você entender cada vez melhor o seu persona. 

O marketing mais eficiente é aquele que conversa com seu público, que entende seus anseios e gera conexões. 

Quem conhece, atrai. Quem conhece, engaja. Quem conhece, converte. 

Quer converter sua audiência em clientes? Explore o email marketing com estratégia e bons negócios!

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