Marketing no Facebook é uma das estratégias que muitas marcas estão questionando aqui na agência se ainda é válida, ou se há outras opções melhores. Nesse post trazemos algumas informações que podem ajudar nessa decisão.
Por que o Facebook não é mais como antigamente?
“Facebook morreu”, “ninguém mais usa facebook”, “facebook saturou”… você já ouviu algo assim?
É como aquela história que a Ambev começou a perder mercado com a onda de cervejas artesanais e então você acessa os relatórios da empresa e percebe que eles cresceram numa curva ascendente nos últimos anos…
De repente, você e seu grupo de contatos tem preterido as cervejas mais populares e optado pelas mais “premium”, mas existe uma massa que consome sim as mais populares e os números da empresa não tem desapontado.
Não é muito diferente no caso do Facebook. Talvez você não seja um usuário tão assíduo como no passado ou até já tenha desistido da sua conta, mas o app do Facebook ainda figura entre os mais baixados.
As políticas de anúncio do Facebook são cada vez mais aperfeiçoadas e as taxas de conversão para anunciantes que sabem usar o sistema do Facebook são altamente positivas.
Realmente, o Facebook não é mais como antigamente, eles cresceram, sofreram diversas atualizações e tem demonstrado números surpreendentes.
Vamos investir em Outdoor?
Um dos benefícios que já comentamos por aqui é a possibilidade de mensuração das ações de marketing executadas digitalmente.
Quando você anuncia em um outdoor, ou em um banner, não é capaz de mensurar quem foi impactado pelo sua publicidade e qual foi o seu real ROI, ou seja, a taxa de retorno sobre o investimento.
Quanto você gastou e quanto de fato retornou em lucro?
Na mídia impressa, é muito menos palpável ter acesso a esses números, ao passo que uma campanha online fornece relatórios específicos sobre quem visitou seu site, quem acessou seu anúncio, quem de fato avançou até o carrinho de compra ou cadastrou seu email.
Por isso, antes de investir em um outdoor, considere os benefícios do Online.
Vantagens das campanhas online
a. O custo é muito direcionado.
b. É possível segmentar para quem você deseja anunciar.
c. É possível fazer testes e validar a melhor comunicação para o seu anúncio.
d. A velocidade das ações é muito maior quando comparado ao impresso
e. Possibilidade de feedbacks mais rápidos e dinâmicos.
f. Interações dinâmicas e possibilidades de explorar variações na comunicação;
Como usar as mídias sociais?
Escolha os canais mais relevantes para o seu mercado e que tenham maior coerência com o seu segmento de atuação.
Produza conteúdo relevante no formato mais adequado considerando:
– o seu público,
– o tipo de informação que desejam receber,
– o discurso mais apropriado.
Defina uma pauta, publique e acompanhe as métricas para mapear as características do seu público.
Você pode usar ferramentas como o Facebook Insights, Insta Insights, e outros como Iconosquare.
Quanto mais souber sobre o seu público, mais chances de conseguir engajá-lo com a sua marca.
Utilize essas métricas para construir o seu persona.
Entenda o que é persona nesse post:
Inbound Marketing – Como atingir o seu cliente no momento certo?
Por que você não deve subestimar o poder de fazer Marketing no Facebook?
O Facebook tem se aperfeiçoado constantemente e a possibilidade de segmentação é um verdadeiro trunfo no cenário de marketing.
Grande parte do sucesso em uma comunicação reside em saber qual o interesse da sua audiência. Se você conhece seus anseios, poderá vislumbrar formas de obter sua atenção e, assim, conquistar relevância.
Você pode oferecer um produto ou serviço que talvez seu público nem saiba que precise.
Ao obter a atenção e ser seguido por esses clientes em potencial, abre-se uma oportunidade: você poderá entregar conteúdo de valor, que demonstre à sua audiência o quanto você pode ser útil.
Como usar o Facebook?
Tenha uma Fanpage profissional, entregue conteúdo de valor, ajude seu público e, assim, crie relevância para sua marca.
Defina quem você deseja atingir e, assim, trace sua comunicação.
Use o Facebook como uma janela de divulgação estratégica, que reforce o quanto sua marca pode ser útil e interessante, uma marca que mereça ser seguida.
Facebook ou Google? Qual a melhor opção?
Marketing em sites de busca ou marketing em redes sociais são estratégias de marketing poderosas, porém para objetivos diferentes.
Para quem deseja anunciar para usuários que estejam buscando pelo seu produto ou serviço, os sites de busca tendem a ser mais relevantes. Depois de criar o site, investe-se em SEO ou anúncios pagos (Google Ads) para obter relevância na busca orgânica.
Mas você também pode impactar pessoas que não sabem que precisam da sua marca. E, nesse caso, as mídias sociais – em especial o Marketing no Facebook – é que se torna uma grande oportunidade.
Isso porque as pessoas recebem a sua mensagem e, caso seja feito um anúncio de forma inteligente, isso pode despertar o interesse daquele potencial consumidor para saber mais sobre o seu negócio.
O pulo do gato é você atrair atenção do público, entregar informação de qualidade capaz de convertê-lo em um dos seus seguidores e, a partir da sua distribuição, esse seguidor se tornar um cliente. Essa é uma das bases da estratégia de Inbound Marketing.
Por isso, o Facebook não morreu. O Facebook pode sim trazer grandes oportunidades para as marcas caso elas saibam utilizá-lo de forma estratégica.
Se você entende a importância de uma Fanpage profissional e precisa de uma agência de marketing digital que cuide disso para você, entre em contato com nosso time!