O que é Landing Page e por que a sua marca precisa dela nas estratégias de marketing digital? Muita gente acredita que basta ter um site ou uma loja para fazer vendas online. Mas não é bem sim. Nesse post vamos explicar qual a estratégia por trás das landing pages. Confira!
Apenas o Site não é Suficiente
Ao desenvolver um site profissional, diversas informações são consideradas: dados sobre a sua marca, imagens, depoimentos, portfólio, formulários, blog … enfim, um monte de informações!
Acontece que um dos propósitos na criação do site é a atração de visitas. E, para isso, muitas vezes, investe-se em campanhas patrocinadas através do Google e do Facebook. Ou seja, tais canais são utilizados para promover anúncios e conquistar acessos para o site.
Afinal, do que adianta um site lindo sem acesso? Depois que o site é finalmente concluído, inicia-se a jornada em busca de tráfego.
Desafios do Tráfego Pago
Vamos considerar o tráfego pago. Basicamente, significa injetar verba para conquistar cliques.
Porém, avalie o seguinte. Você dificilmente pagará por cliques apenas para a pessoa conhecer sua marca. Normalmente, existe um forte interesse comercial por trás.
Digamos que você venda serviços de banho e tosa para cachorros. Ao investir numa campanha paga, seu objetivo é venda de tosa, por exemplo. Só que ao promover seu site, existe a chance do potencial cliente navegar pelo site e se distrair com outras informações ao invés de simplesmente ligar e agendar a tosa, percebe?
Existe até mesmo o risco desse potencial cliente abandonar o site, não converter e você terá pago por um clique sem resultados diretos.
Portanto, qual é a estratégia? A dica é justamente investir em landing pages. Ou seja: páginas voltadas para conversão.
São sites de uma única página, que buscam reter o usuário e fazer com que ele tome a ação que você deseja.
O que é Landing Page?
Literalmente, Landing Page nada mais é do que uma página de destino, ou seja, uma página para o seu tráfego acessar e efetuar uma ação. Quando essa ação é concluída, dizemos que se trata de uma conversão.
Tipos de Landing Page
Há algumas formas de desenvolver landing pages estratégicas. Vamos trazer aqui 2 formas de de desenvolvê-las. Qual delas é a melhor opção para seu negócio? Entenda e invista!
Landing Page ou Página de Captura
A página de captura tem a estratégia de obter o email do visitante. Normalmente, o conteúdo da página é bem simples e objetivo.
Digamos que seu negócios seja intercâmbios. Assim, uma dica é montar uma página de captura oferecendo uma isca em troca do e-mail.
Essa isca pode ser, por exemplo, um e-book ou um vídeo contendo “as principais dicas para quem sonha em fazer um intercâmbio” ou “cuidados que todo mundo que pretende fazer um intercambio deve tomar”.
Essa página poderá conter um formulário para o visitante deixar nome, email e telefone. E, então, na medida em que receber o e-mail para armazenar em sua lista de contatos, a isca será encaminhada ao lead (ou seja, usuário com potencial de compra).
Isso permitirá que o seu negócio construa um relacionamento com esse potencial cliente a ponto de convencê-lo sobre o quão valiosa é a sua marca e quais são as experiências que ele poderá obter a ponto de se tornar efetivamente um cliente.
Landing Page ou Página de Oferta
Se a sua estratégia não for capturar emails mas vender produtos, outro formato de página é a Landing Page de Oferta.
É possível montar uma página especificamente para um produto, desenvolvendo um conteúdo persuasivo e posicionando o botão de compra de forma estratégica.
Esse modelo de página é mais direto e destina-se a um público que já está buscando pelo produto ou serviço.
Página de Oferta ou Captura: Qual a melhor?
A página de oferta normalmente é anunciada para pessoas que já estão prontas para compra.
Já a página de captura é anunciada para pessoas que tem potencial para comprar em algum momento.
Agora sabe aquele 3o ponto que eu tinha pr te falar…? Se a estratégia da página de captura, nem da página de oferta foram capazes de te convencer a utilizá-las, tem um 3o motivo para vc mudar de ideia. Presta atenção.
Por que otimizar a Landing Page?
O motivo para você otimizar constantemente as suas landing pages é simples: melhorar suas conversões.
Digamos que você possui uma página que vende um determinado produto. Quanto mais otimizada a página e melhor a conversão, mais vendas.
Como melhorar a conversão da página?
Seja claro
Busque ser claro e direto na sua página. O ideal é que o usuário entenda o objetivo em até 5 segundos. Lembre-se que consumidor online costuma ser imediatista.
Call to Action
Tópico diretamente relacionado com a taxa de conversões, pois é através dessa ação que o visitante efetua uma ação.
Se as landing pages são orientadas para conversão, uma das principais atenções a serem dadas é no CTA, ou seja, call to action – ou seja, chamada para ação.
Se você quer capturar um e-mail, o botão que indica o que o usuário deve fazer – nesse caso, “cadastrar email” – deve estar em destaque e atraente.
Layout amigável
Tenha um layout leve e claro, que seja agradável e fácil de navegar. Quanto mais atraente, mais chances de conquistar atenção da sua audiência. Invista no design, os detalhes fazem diferença.
Imagens e vídeos
Esses dois recursos desempenham um papel importante quando usados de forma estratégica. Faça uso de imagens que criem conexão com o público e vídeos persuasivos que possam aumentar o tempo de retenção do usuário.
Faça Testes A/B
Como os sites têm características distintas, é muito importante ter em mente que o que funciona para um, pode não funcionar para outro. Os testes A/B permitem que você descubra o que está funcionando no seu site, ajustando o que performa melhor.
Criação de landing page é um dos processos fundamentais numa estratégia de marketing e, por isso, seja criterioso nesse processo. Afinal, a landing page é a ponte para as suas conversões, impactando diretamente nas vendas do seu negócio.
Caso você não tenha disponibilidade de implementar um projeto de landing page, busque uma agência de marketing digital que possa auxiliar. Um dos pilares dos grandes empreendedores é: Focar na estratégia do negócio e delegar todo o resto aos melhores especialistas. Você também concorda?
Criado em Fevereiro de 2017. Atualizado em Fevereiro de 2019.
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