O que os dados indicam?
Talvez você saiba, talvez não, mas BI (inteligência de negócio), do inglês business intelligence é um dos maiores trunfos do marketing digital.
E isso tem tudo a ver com negócios que desejam crescer usando estratégias digitais. Vou mostrar de que maneira, veja bem:
Recentemente, ao participarmos de um dos maiores lançamentos de odontologia do mercado, conversamos com o especialista e ele acreditava que a principal dificuldade dos colegas era planejar caso clínico.
Porém, ao fazermos uma pesquisa, constatamos que mais de 70% do público cadastrado na semana do lançamento tinha como principal dificuldade a captação de clientes, afinal estavam absorvidos com a rotina do consultório, sem tempo de se atualizar no que diz respeito ao marketing.
Business intelligence é olhar para os dados que o digital fornece e entender como responder ao mercado para se diferenciar e crescer.
Podemos acreditar numa determinada tese, mas é quando mensuramos a resposta do público online que validamos ou não uma premissa.
Inteligência de Campanha
Quando você decide tomar o próximo passo e investir no digital, talvez sinta uma certa ansiedade em relação a resultados, o que é bem natural.
Só que é fundamental ter “os pés no chão”.
Nenhuma estratégia nasce inteligente.
Ela pode se tornar inteligente na medida que estiver sendo corretamente executada e aperfeiçoada continuamente.
Isso significa que quando se inicia um projeto, não existe nenhum dado. Os dados começarão a ser coletados a partir do “start” da campanha.
E, na medida que uma campanha por exemplo começa a rodar, é que a inteligência da conta começa a ser criada.
Crescimento sustentável
Quanto mais tempo rodando, mais inteligente tende a ficar, concorda?
Dependendo da verba diária que for investida, a inteligência da conta pode levar semanas ou meses até identificar qual é o público que realmente se encaixa no perfil que converte.
A inteligência precisa coletar dados suficientes para nos apontar qual direção tomar.
Os primeiros meses costumam ser os mais rasos em relação a resultados e, na medida que a campanha é otimizada, ou seja, ajustada para melhorar sua performance, é que o projeto vai se refinando.
Ao invés de buscar resultados para ontem, que tal pensar em bases sólidas, consistência, monitoramento e crescimento sustentável?