O que “business intelligence” tem a ver com seu negócio?

Tempo de leitura: 2 minutos

O que os dados indicam?

Talvez você saiba, talvez não, mas BI (inteligência de negócio), do inglês business intelligence é um dos maiores trunfos do marketing digital.

E isso tem tudo a ver com negócios que desejam crescer usando estratégias digitais. Vou mostrar de que maneira, veja bem:

Recentemente, ao participarmos de um dos maiores lançamentos de odontologia do mercado, conversamos com o especialista e ele acreditava que a principal dificuldade dos colegas era planejar caso clínico.

Porém, ao fazermos uma pesquisa, constatamos que mais de 70% do público cadastrado na semana do lançamento tinha como principal dificuldade a captação de clientes, afinal estavam absorvidos com a rotina do consultório, sem tempo de se atualizar no que diz respeito ao marketing.

Business intelligence é olhar para os dados que o digital fornece e entender como responder ao mercado para se diferenciar e crescer.

Podemos acreditar numa determinada tese, mas é quando mensuramos a resposta do público online que validamos ou não uma premissa.

Inteligência de Campanha

Quando você decide tomar o próximo passo e investir no digital, talvez sinta uma certa ansiedade em relação a resultados, o que é bem natural.

Só que é fundamental ter “os pés no chão”.

Nenhuma estratégia nasce inteligente. 

Ela pode se tornar inteligente na medida que estiver sendo corretamente executada e aperfeiçoada continuamente.

Isso significa que quando se inicia um projeto, não existe nenhum dado. Os dados começarão a ser coletados a partir do “start” da campanha.

E, na medida que uma campanha por exemplo começa a rodar, é que a inteligência da conta começa a ser criada.

Crescimento sustentável

Quanto mais tempo rodando, mais inteligente tende a ficar, concorda?

Dependendo da verba diária que for investida, a inteligência da conta pode levar semanas ou meses até identificar qual é o público que realmente se encaixa no perfil que converte.

A inteligência precisa coletar dados suficientes para nos apontar qual direção tomar.

Os primeiros meses costumam ser os mais rasos em relação a resultados e, na medida que a campanha é otimizada, ou seja, ajustada para melhorar sua performance, é que o projeto vai se refinando.

Ao invés de buscar resultados para ontem, que tal pensar em bases sólidas, consistência, monitoramento e crescimento sustentável?