Como a sua Marca sobreviverá a essa Revolução!

Tempo de leitura: 7 minutos

No post anterior, eu comentei notícias relacionadas ao impacto do desuso de computadores, buscando fazer você refletir sobre como isso afeta a sua Marca e questionando qual a sua estratégia considerando o crescimento da geração mobile.

Agora, neste post, eu quero trazer uma reflexão um pouco mais abrangente. Quero expor algumas situações que atestam como nossa vida está se modificando e, se isso não ficou notório, está na hora de você se colocar 1 passo à frente para que sua Marca tenha uma estratégia de sobrevivência e posicionamento nestes novos tempos.

Não foram apenas os computadores que entraram em desuso, o mundo offline está emergindo como pano de fundo para o mundo online. O que eu quero dizer com isso? Bom, convido você a ler este post até o final e isso ficará claro 😉

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VOCÊ ESTÁ EM UMA REVOLUÇÃO!

Fazemos parte de uma revolução. Uma revolução menos visível talvez do que estamos acostumados a ler a respeito em livros mais tradicionais, mas certamente tão impactante quanto as principais revoluções que marcaram a História.

E, hoje, a História vem sendo marcada por uma mudança de paradigma. Estamos mudando a nossa forma de viver, mudando nossa forma de pensar, nossa forma de consumir conteúdo, produtos e serviços.

Hoje assistimos a internet comandando e transformando cada vez mais nossas relações sociais, comerciais e pessoais. Assim, nesse contexto, os negócios estão naturalmente sofrendo transformações, o que torna necessário uma reflexão séria sobre como a sua Marca está reagindo a este processo.

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SUA VIDA MUDOU!

Reflita. Nossas decisões estão cada vez mais pautadas no universo online. Concorda? Não? Bom, então avalie.


Entretenimento e Televisão

Quantas horas você assiste a televisão? Agora compare a quantas horas assiste a canais no youtube ou ao Netflix.

Qual dessas opções apresenta propaganda mais invasiva do que permitida?

Em qual desses canais você possui maior poder de controle para definir o que assistir?

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Jornal e Revistas

Quantas notícias você leu no jornal de hoje? Quantas notícias leu na internet?

Quantas assinaturas de revista possui em sua residência? Agora, quantos feeds de notícias você assinou através do seu e-mail?

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Locomoção

Lembre-se dos momentos em que precisou de um táxi. Quantas vezes ligou para uma cooperativa? Compare o tempo de retorno da cooperativa com o tempo de retorno de um aplicativo como easytaxi, 99 ou o próprio uber.

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Planejando uma viagem

Experimente planejar uma viagem.

Cote em uma agência física e depois compare com algumas horas navegando na internet, pesquisando diretamente os hotéis da sua preferência, pesquisando suas passagens diretamente com as cias aéreas e estudando até mesmo utilizar seu plano de milhagem.

Você poderá selecionar criteriosamente os pontos turísticos através dos comentários no Tripadvisor ou seguindo blogueiros de viagem, além de estudar numerosos reviews de hotéis e pousadas.

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Ensino

Imagine que precise concluir sua faculdade. Você termina seu expediente de trabalho e tem 2 alternativas:

Opção a) gastar combustível, enfrentar o trânsito, chegar na universidade para cumprir as 4h de carga horária, depois retorna ao seu lar exaurido, precisando estudar, sendo que deverá acordar 6h para se preparar para o trabalho.

Opção b) seguir direto para sua casa, acomodar-se para reservar 4h exclusivamente para seu estudo da faculdade online, sem distrações, com chat online para tirar dúvidas e grupos de estudo online para troca de ideias. Sem gastos extras com combustível, alimentação fora da sua casa, stress de trânsito, podendo comparecer eventualmente em dias pontuais apenas para as provas.

Qual opção sugere ser mais produtiva para o seu dia-a-dia?

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As novas metodologias, tecnologias, as novas soluções apresentadas estão conquistando cada vez mais espaço pois estão somando cada vez mais às nossas vidas.

O ensino particularmente tem evoluído numa cadência que as instituições físicas dificilmente conseguem acompanhar pois muitas vezes estão engessadas por burocracias e muitos outros entraves.


Compra de produtos

Recorde-se da sua última compra de um bem de consumo. Quanto tempo gastou comparando em lojas físicas?

Agora compare com os sites que visitou buscando opiniões/reviews, compare com as lojas on-line visitadas. Qual experiência foi mais eficaz?

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Veja uma das minhas experiências de compra:

Vou citar um outro exemplo bastante simples, mas altamente ilustrativo. A TV da minha sala de reunião queimou. Comparei o preço em 5 lojas online em menos de 20 minutos. Segui até uma loja física apenas para visualizar o produto e tentar negociar o valor em prol de receber o produto no ato e, assim, resolver de imediato a falta de TV.

Porém, qual não foi a minha surpresa ao saber que o preço era muito mais alto do que no site, com pouca margem para negociação? Além disso, enquanto na loja virtual, eu teria prazo de troca de 7 dias, a loja física disponibilizava apenas 3 dias úteis, além do inconveniente de eu mesmo ter que levar o produto para a troca, enquanto a loja online propôs buscar diretamente o produto para troca, sem custo adicional, no caso de algum defeito.

Portanto, a facilidade online tornou-se muito superior à experiência física, em determinados casos.

E, NO MEIO DISSO TUDO, COM O QUÊ A MINHA MARCA DEVE SE PREOCUPAR ?

O mundo online coexiste com o mundo offline. Certamente, um não existe sem o outro.

A preocupação que deve existir é manter seu olhar aguçado sobre esse contexto como um todo.

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Uma Marca física sem presença no universo online perde expressão, assim como muitas Marcas online necessitam de uma infraestrutura física, por menor que seja, para subsistirem.

Por isso, é fundamental estar ciente desta realidade e preocupar-se em:

  • como inserir a sua Marca neste contexto;
  • como compensar seus clientes para competir no mesmo patamar do universo oposto ao seu;
  • como inovar os seus processos;
  • como incrementar suas tecnologias;
  • como melhorar o seu produto/serviço;
  • como melhorar o seu atendimento;
  • como traçar uma estratégia de marketing que conecte sua Marca aos seus nichos considerando que eles provavelmente estão migrando para uma vida mais online.
  • como utilizar as ferramentas online como peças acessórias na sua estratégia de promoção

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Principalmente, atualize-se! Aproveite a nova dinâmica de fluxo de conhecimento para se qualificar cada vez mais e aplicar novos conhecimentos ao seu negócio.

Aproveite, sem reservas, os benefícios e facilidades viabilizados por essa nova era!

Hoje, temos um número absurdo de cursos, palestras, e-books, canais, blogs, Podcasts, ou seja, um amplo leque de possibilidades para aprimorarmos nossos conhecimentos e utilizarmos nosso tempo para pesquisar de forma bastante direcionada os assuntos mais pertinentes para nossas vidas, para os nossos negócios, e especialmente, para nossa Marca.

Somos conectados por redes sociais, movidas por uma produção infinita de conteúdo. Pesquisar, reconhecer qualidade e aplicar tais informações pode ser o seu diferencial e, isto é, provavelmente, um dos maiores legados dessa revolução 😉

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