A otimização de sites é primordial para que uma empresa consiga obter bons resultados. Sem a otimização, os sites acabam não aparecerendo nos motores de busca, o que levará a um baixo índice de procura, e consequentemente, uma baixa taxa de conversão. Vejamos como conseguir uma boa otimização de site com alguns passos simples.
Existem muitos fatores que influenciam diretamente a posição de um site nos motores de busca. Uma forma de manter um website no topo dos motores de busca passa pela sua otimização.
Antes de mais nada, é preciso esclarecer que os sites obtêm destaque por dois modos. O primeiro é através dos links patrocinados, e o outro é por meio de resultados orgânicos. Mas como conseguir? É isso que veremos agora!
Importância do conteúdo na otimização de sites
Embora a otimização de sites seja peça fulcral no bom posicionamento das suas páginas nos motores de busca, devemos alertar para a importância do conteúdo do seu site antes de qualquer outra coisa.
Investir num bom conteúdo faz com que o tráfego retorne para o seu site. É a estratégia ideal para conquistar uma audiência recorrente. Mesmo que não se interesse de imediato, é possível atingir a conversão pretendida futuramente.
Devemos ter sempre em mente que o objetivo principal de ter um site é que ele conquiste as pessoas que o acessam, e por isso é crucial que tenhamos um layout leve, com conteúdo de qualidade.
Desejando destaque imediado?
Experimente LINKS PATROCINADOS
Uma forma de aparecer automaticamente nos motores de busca é através dos links patrocinados. Neste caso, as pessoas pagam para que apareçam na parte superior dos resultados do motor de busca, não dependendo apenas da otimização de sites.
Sem dúvida, é uma excelente hipótese para as empresas que estão entrando nesse momento no mundo da internet e ainda não têm uma presença forte nesta área.
Assim, expõe no curto prazo o seu conteúdo, produtos e serviços, para que possam posteriormente ser procurados novamente num 2o momento, já não precisando pagar por esse clique
Para isso usamos o Google AdWords.
Veja mais sobre como anunciar no Google nesse post:
As campanhas na Google podem realmente ser muito interessantes nesse cenário.
Sendo válido inclusive contratar um gestor dependendo do caso.
Resultados Orgânicos
Esse deveria ser o objetivo de todos aqueles que têm um site, porque estamos falando de um tráfego real, ou seja, de pessoas que realmente querem entrar em seu site e ver o que você está disponibilizando.
No entanto, chegar ao topo dos motores de busca apenas com esses resultados é difícil, e por isso a otimização de sites ganha especial atenção nesse caso.
Todos querem colocar o seu site entre os primeiros da lista, e isso requer um certo trabalho, esforço, e muita dedicação.
Aqui, o tão conhecido SEO – Search Engine Optimization – entra em ação. Neste campo entram várias áreas. Vejamos!
PARTE TÉCNICA DO SITE
Aqui requer um código atualizado, uma boa configuração de URL, e é importante também que tenha um bom redirecionamento interno.
Fora isso, são diversas ações tanto on page como off page
IMPORTÂNCIA DO CONTEÚDO
A otimização de sites vai bem mais além de ter bons códigos no seu site. Se você quer posicionar seu site da forma certa no Google, todo o conteúdo do seu site deve ser projetado de forma estratégica.
É importante que tenha uma home page bem fundamentada, com boas palavras-chave, que tenha bons links entre as palavras-chave e os conteúdos fornecidos, assim como categorias bem escolhidas.
Lembre que o Google dá preferência ao conteúdo relevante, que seja único, autêntico. Então, tenha atenção a este quesito e crie algo singular.
Continue entendendo mais sobre o que é e como fazer otimização de sites no post abaixo: