Como ficar na 1a página do Google?

Como ficar na 1a página do Google?

Tempo de leitura: 7 minutos

Estamos recebendo algumas dúvidas bem frequentes sobre o serviço de Otimização e Adwords.

Nesse post e no próximo vamos falar sobre as principais. Se você tiver alguma outra dúvida a respeito, basta comentar abaixo ou nos enviar um email 😉 Aqui vamos falar sobre:

Como ficar na 1a posição do Google? 

Essa é a típica pergunta de 1 milhão de dólares. Todo mundo quer ficar na 1a página, e nas 1as posições! Claro.

Porém você já pensou que centenas e milhares de sites são publicados diariamente?

Por que o seu site vai ficar na frente quando provavelmente existem muitos outros há bem mais tempo lá no topo?

Se você quer esse destaque para ontem, pode pagar por clique. E esse é o serviço do Adwords (tráfego pago)

Mas se você quer ganhar posicionamento de forma orgânica, ou seja, nos resultados normais, precisará investir em SEO – Search Engine Optimization – ou comumente chamado de otimização (tráfego orgânico).

A otimização é um serviço a médio/longo prazo. Você precisará conquistar relevância para que os algoritmos de busca do Google entendam que seu site tem autoridade, popularidade e qualidade.

Falamos um pouco mais a fundo sobre esse assunto nesse post:

como seu site pode realmente receber visitas

Por que não adianta contratar SEO uma única vez

como-ficar-1a-pagina-google-01

Diante disso, você já deve ter percebido que para conquistar posicionamento através do serviço de otimização, não adianta investir uma única vez pois:

  • sempre estão surgindo novos sites;
  • os robôs de busca se atualizam, de modo que as páginas precisam também se atualizar e acompanhar novas tendências;
  • a constância é um dos principais fatores que permitirão colher frutos mais adiante;
  • os resultados tomam tempo, não são do dia para a noite, existe o tempo de indexação e o tempo de obtenção de visitas para que o site seja reconhecido como “atraente” no médio prazo.
  • marketing é um investimento constante, sendo mais do que saudável destinar uma parte do faturamento mensal para zelar pelo fluxo de contatos

Como é feita a otimização?

Como ficar na 1a página do Google
Como ficar na primeira página do Google

A otimização de site é um conjunto de medidas implementadas no código fonte do site.

Esse é o serviço pontual, que considera a estrutura do site e uma série de fatores entendidos pelos robôs de busca do Google como indicadores de que aquele site possui a informação que o visitante está buscando.

O Google quer que o seu usuário tenha a melhor experiência de busca possível, e isso acontece quando ele entrega nos resultados inicias as melhores informações, que expliquem o que o internauta deseja saber quando ele colocou aquela palavra-chave na barra de busca.

Para isso, seu site precisa responder ao seu alvo. A otimização vai trabalhar para que as suas webpages desempenhem esse papel: sejam relevantes.

Para construir autoridade e relevância, é sabido que a postagem de artigos em um blog corporativo dentro do site apontam o expertise daquele site em determinado assunto.

Um blog que forneça bons conteúdos é uma das principais ferramentas de otimização.

Mas é preciso que seja um bom blog, com informações profissionais.

Não adianta enganar o Google copiando artigos de outras fontes, nem utilizando técnicas maliciosas pois seu site pode ser banido e jogar a sua estratégia na lama.

Não sabe o que são técnicas maliciosas?

Pense um site que quer ficar na 1a posição para quem busca “desentupidora vila isabel”. O administrador do site coloca essa palavra 50x no código fonte. Você realmente acha que os robôs do Google não acharão isso suspeito?

É fundamental ser correto em suas estratégias e implementar boas táticas. Não se engane por profissionais que garantem a 1a página do dia para noite, desconfie de preços muito baixos ou “táticas infalíveis”.

Otimização gera resultados, mas quando feita de forma sólida, correta e profissional. Isso se conquista a médio/longo prazo. Qualquer promessa diferente disso precisa ser vista de forma bastante crítica.

Meu contato me prometeu a 1a página!

Como ficar na 1a página do Google
Como ficar na 1a página do Google

Desconfie. Quem define as 1as posições é apenas os algoritmos de busca. O seu contato vai acessar tais sistemas e configurar seu site para ficar na 1a posição? Claro que não.

Você pode entrar em contato com o Google nesse momento e a resposta não é diferente: nenhuma empresa ou profissional pode determinar os 1os resultados.

O que profissionais de SEO fazem é trabalhar o conteúdo e configurações do site para que sejam o mais amigável possível e conquistem as melhores posições possíveis, as quais podem ser ótimas após as devidas indexações.

Então não existe uma forma mais imediata para obter a 1a página?

Na verdade, existe sim. Pagando por clique através do Google Adwords.

Otimização é um serviço caro?

empresa que faz site - como ficar na primeira página
Empresa que faz site

Se você leu as respostas anteriores, já percebeu que é um serviço bastante criterioso, demanda tempo e conhecimento.

Se você pensar que a otimização visa atrair público qualificado para o seu site, notará que não é nada cara comparada aos resultados que podem ser atingidos a médio/longo prazo.

Pense quanto custa implementar busdoor, por exemplo? Ou um anúncio de 1 página em uma revista?

Agora pense no público que visualizou tais anúncios. Todas as pessoas que viram são reais interessados em seu produto/serviço?

Por outro lado, quando um usuário busca por alguma informação que a sua marca pode responder, esse sim é um forte cliente em potencial. Você passa a ser como aquele ambulante que surge do nada com um guarda-chuva quando o tempo fecha!

E se você considerar ainda que, mesmo que não comprem de imediato, poderá obter os contatos desse visitantes através de uma ferramenta de captura de email para criar relacionamento com esse visitantes e os tornarem seus clientes/parceiros em um 2o momento?

Agora compare o universo de usuários do Google com o universo de pessoas que visualizaram o seu outdoor. Aonde há maior potencial de captação numericamente falando?

É por esse motivo que as mídias tradicionais estão migrando para o digital. E quanto mais o tempo passa, mais valiosa e mais cara tornam-se as estratégias de marketing digital.

Se você acha que otimizar é um serviço caro, experimente fazer essa cotação daqui uns anos. Antecipe-se e invista continuamente com profissionais sérios.

Empresa que trabalha com otimização para Google e Bing

A Agência do Site oferece soluções de marketing digital desde 2006.

Você pode conhecer nossos planos e conversar com um dos nossos consultores também sobre  outras estratégias como:

Inscreva-se em nosso blog e fique por dentro de nossas novidades ? Estamos constantemente produzindo conteúdo que pode ajudar na sua jornada empreendedora!