Como funciona o frete na loja virtual?

Como funciona o frete na loja virtual?

Tempo de leitura: 6 minutos

Explosão de consumidores virtuais. Uma realidade. E por que? Um dos motivos mais fortes é o Tempo – nosso ativo mais valioso.

Antes, nós, clientes, tínhamos que ir até a loja física, deslocar-nos, respeitar os horários, pesquisar, experimentar, analisar, decidir e retornar. Isso sem falar nas despesas extras envolvidas e no aumento da violência inibindo o fluxo de clientes nos corredores comerciais. Agora a logística muda quando pensamos no cenário virtual.

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Como funciona o frete na loja virtual

Muitas vezes com poucos cliques, e no momento que for mais cômodo, pesquisamos em lojas virtuais, lemos reviews, comparamos preços, facilidades e fazemos nossa escolha. Perfeito, certo? Não, na verdade, é apenas o começo.

O sucesso de uma loja está muito relacionado a experiência como um todo. Quando o produto chega, e depois de quanto tempo, é que determinará o grau de satisfação do consumidor.

E aqui entra uma das questões-chave para o gestor de uma loja virtual. O F r e t e! O frete é a ponte entre o sucesso dessa relação. E para entendê-lo vamos discutir aqui

3 pontos fundamentais que toda loja virtual precisa saber sobre frete

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Como funciona o frete na loja virtual

1- Logística da loja virtual

A logística na loja começa quando o gestor armazena produtos adquiridos junto a um ou mais fornecedores.

Você armazena os produtos em um espaço seu, seja na sua casa ou numa sala comercial, ou através de armazéns (compartilhados, alugados ou próprio). Claro que isso dependerá do tamanho do negócio.

A partir da origem de onde estão estocados os produtos (cep de origem), será calculado o valor do frete – dependendo da distância até o cep do destinatário (cliente) e das características da encomenda.

A partir disso, seguem as etapas:

Preparação – Processamento – Confirmação do Pedido – Entrega

Como podemos inferir, dizem respeito à compra do cliente virtual, seguido pelo pagamento e análise, com a aprovação e postagem em sequência.

Cada atualização de etapa, pode ser sinalizada ao cliente, mantendo informado em tempo real, automaticamente pelo sistema da loja.

2 – Principais tipos de frete para loja virtual

Então, chegado o momento da entrega, o administrador da loja possui algumas opções de frete para trabalhar:

Frete com Correios

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Esse é sem dúvida um dos mais comuns, amplamente utilizado.

Disponibiliza módulo para cálculo automático, discriminando o valor do frete para o cliente.

A desvantagem está nos gargalos que bem conhecemos – greves, paralisações- como também o limite de até 30Kg, o que deixa de ser uma opção dependendo dos produtos que serão comercializados na loja.

Frete com Transportadoras

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Normalmente mais estável que os Correios, o frete por meio de Transportadoras tem a vantagem de não haver um limite de peso/tamanho.

Porém pode ser oneroso em alguns casos, e nem sempre vantajoso dependendo do estágio do seu negócio.

Frete alternativo/Entrega própria

Agora se você atende regionalmente e já possui uma infra-estrutura de entrega, o uso de um frete com taxa fixa ou pagando na entrega podem ser opções alternativas

Frete grátis vale a pena?

frete-loja-virtual-04Todo frete tem um custo, mais evidente do que no cenário em que nos deslocamos até a loja física. Porém, com a ampliação do mercado, o consumidor entende que o frete é uma vantagem e pode ter peso forte no processo decisório.

Por isso, planeje seus gastos e avalie a possibilidade de oferecer frete grátis acima de uma determinada quantia. Isso pode ser um grande facilitador de conversões, desde que não comprometa a saúde financeira da sua contabilidade.

3 – Margem de segurança e transparência

Imprevistos podem ocorrer, mas a responsabilidade pelo produto é do lojista até o momento de sua efetiva entrega.

Por isso, nunca prometa o que não pode garantir que será cumprido. Prazos muitos curtos podem ser atraentes, mas se não forem cumpridos, sua imagem pode ficar em xeque. Por isso, a dica é sempre trabalhar com uma margem de segurança ao informar prazos.

E se acontecer algum imprevisto, mantenha contato com seu cliente, Afinal, isso nada mais é do que reflexo do comprometimento da loja para com seu público.

Dicas de sucesso ao trabalhar a logística e o frete da sua loja virtual

Encante!

frete-loja-virtual-08Como dissemos lá no início, o frete é parte importante da experiência do cliente virtual com a sua loja. Assim sendo, seja cuidadoso com a embalagem.

Capriche no visual. Como o seu cliente se sente ao receber os itens que adquiriu em sua loja? Quanto mais encantado, muito maior será o potencial de fidelizá-lo.

Há algum brinde que pode ser adicionado? Ou uma embalagem que possa ser reaproveitada, fixando a sua marca?

Economizando no frete

Dependendo do volume de vendas da sua loja, é possível efetivar um contrato junto aos Correios a fim de baratear o custo do frete (e-sedex), como ainda algumas localidades possuem o serviço de coleta dos produtos, otimizando seu tempo de ter que ir até os Correios para postar. Entre em contato com a agência de correios mais próxima do seu estoque para se informar 😉

Logística Reversa

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Como funciona o frete na loja virtual

O cliente não gostou. Isso pode ocorrer e os custos para a coleta e postagem é da loja. Você pode fornecer um código de autorização e postagem para seu cliente devolver o produto numa agência dos Correios, ou pode tratar esse processo junto a Transportadora.

Um percentual do faturamento da loja precisa ser destinado inevitavelmente para esse processo. Porém isso não precisa ser motivo de lamentação, mas sim oportunidade.

Por que o produto foi devolvido? Colete feedback e invista no aperfeiçoamento da experiência. As informações sobre os produtos foram amplas o suficiente? Se o consumidor tem até 3 dias para desistir de uma compra na loja física, na loja virtual esse prazo é de até 7 dias.

Portanto, são as regras do jogo, mas que podem ser trabalhadas como uma forma de investir cada vez mais na melhor apresentação possível do seu nicho para o seu público. E aqui podem entrar estratégias de marketing de conteúdo, que trabalhem a divulgação dos seus itens da melhor forma possível.

Mas divulgação já é assunto para outro post

Veja tudo sobre loja virtual no link abaixo:

Criação de LOJA VIRTUAL – O que você precisa saber?

Empresa que faz loja virtual

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Como funciona o frete na loja virtual

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