Como garantir que o seu site não suma?

Tempo de leitura: 3 minutos

Imagine investir meses, e até anos, em um projeto online…imagine possuir um site que gere contatos comerciais diários para um negócio..imagine investir em anúncios pagos para promover um site e conquistar tráfego para, um dia, o site sumir e você precisar começar tudo do zero? Uma medida simples pode evitar um enorme prejuízo, mas muitos ignoram a importância desse cuidado. Confira o post para não fazer parte desse grupo!

Um episódio em 2017 indicou o fato de mais de 15.000 empresas perderem não apenas seu site, como também arquivos fundamentais que estavam armazenados em sua conta de hospedagem. Tudo isso em questão de minutos.

Há meses estavam sendo observadas instabilidades que mantinham o site off por suposta pane elétrica, e posteriormente foi identificado inadimplência do provedor junto ao datacenter.

Panes no datacenter e instabilidades no servidor realmente são mais comuns do que se imagina, assim como falência de empresas também podem fatalmente ocorrer. Mas o que fazer caso se depare com uma situação dessas?

Importância dos Backups

O segredo é a antecipação!

O alerta que não pode ser ignorado é: Providencie backups regulares!

Sim, isso pode ser feito por qualquer usuário, basta solicitar o passo a passo ao provedor.

Você pode publicar backups em outra conta de hospedagem externa, ou efetuar backups locais.

Isso é vital caso possua um negócio online.

Todos os arquivos do seu site bem como da sua hospedagem não podem estar em apenas 1 local. É como aquele velho ditado “não deposite todos os seus ovos em uma única cesta”.

Melhor Prevenir Que Remediar

Reserve um momento da sua agenda para garantir que informações de tanta importância estejam sendo devidamente cuidadas através de cópias de segurança.

Se em um dado momento você ser informado que seu provedor não existe mais, isso poderá ser solucionado.

Basta contratar um outro provedor que ative uma conta de hospedagem e publique o seus arquivos de backup. E, assim, se aquele provedor sumiu, isso não será um problema para os seus arquivos.

E se você não for uma empresa?

Bom, isso vale não apenas para grandes corporações ou pequenas e médias empresas.

Considere um blog pessoal, por exemplo. Pense em todos os artigos, tempo que levou em produzi-los, publicá-los, atualizá-los, pense em todos os insights e tempo dispendido nele. Imagine se ele some do nada!

Já li muitos relatos em grupos de blogueiros, por exemplo. Alguns comentavam que tinham blogs há anos e, do nada, o blog sumiu. Outros inclusive monetizavam seus blogs com anúncios, que passaram a render após anos de trabalho. E, do nada, precisaram recomeçar do zero.

Avalie seus riscos, seja negócio ou hobby online. Para se resguardar e não perder seus arquivos online, não ignore a importância de providenciar backups. Assim, você estará sempre um passo à frente em caso de qualquer eventualidade 😉

Provedor de hospedagem é fundamental para qualquer negócio que se posicione online. E, quando decidir que tipo de hospedagem escolher, tenha em mente que hospedagem não é tudo igual. Continue a leitura em:

Hospedagem Compartilhada, Cloud ou Dedicada?

 

Criado em Janeiro de 2017. Atualizado em Maio de 2019.