Sabe aquela ideia de que os pioneiros é que se dão bem; afinal, “quem começa na frente, tem uma grande vantagem e pode dominar o mercado”?
Quando você escuta algo assim, pode ser um tanto intimidador, principalmente quando se tem um monte de concorrentes. E o que você precisa saber, definitivamente, é: abandone esse medo agora! Confira esse post para entender porque esse medo não faz sentido.
Monopólio dos Pioneiros
Os pioneiros até podem, teoricamente, monopolizar um mercado por terem começado na frente. Mas nada impede que você aprimore algo que já foi validado por outros. Nada impede que você identifique brechas ou situações que podem ser melhoradas para criar o seu grande diferencial competitivo.
Por sinal, poderá ser até mesmo menos arriscado inovar ao melhorar algo já existente (e validado, diga-se de passagem) do que trazer algo totalmente novo para o mercado.
Lição de Peter Thiel
Um ensinamento de um dos fundadores do PayPal merece destaque
“ Você não precisa ser o primeiro, mas sim o último a fazer um grande progresso. Seja 10x melhor que o atual líder do seu segmento.”
Qual é o segredo?
Logo, se você tem muitos concorrentes, o segredo é: seja 10x melhor que o melhor deles.
– Invista no seu produto ou serviço para que seja continuamente melhorado;
– Entregue da melhor forma possível;
– Tenha o melhor atendimento;
– Tenha o melhor marketing;
– invista numa identidade visual profissional.
De nada adianta ser incrível se você não comunicar isso com integridade para o seu público.
Da mesma forma, o melhor marketing não adianta se o seu produto ou serviço não for bom.
E também não adianta um bom produto ou serviço se isso não for divulgado da forma certa.
Use o marketing digital a seu favor
Por exemplo: por meio de estratégias de marketing digital, é possível aparecer na frente do seu maior concorrente quando algum usuário estiver pesquisando por produtos ou serviços que o seu negócio oferece.
Invista em posicionamento. Trabalhe para as pessoas chegarem até sua marca com facilidade por meio do Google e das Mídias Sociais.
Na medida em que elas conhecerem seu trabalho e sentirem empatia pelo seu conteúdo, não importa se existem muitos concorrentes.
O que importa é impactar o seu público, construir relacionamento e mostrar do que você é capaz. ISSO é que vai colocar o seu valor acima da quantidade de concorrentes.