Nunca entre num jogo sem entender como funciona. Nunca mesmo.
Por isso, o primeiro passo para investir no Google Ads é entender a dinâmica por trás.
Como Google Ads funciona?
Vamos supor que você é advogado e deseja captar clientes através do Google.
Quando um cliente precisa do seu serviço, o que ele faz?
Acessa o Google, digita “advogado rio de janeiro” e dá um enter, certo?
Repare:“advogado rio de janeiro” é a palavra-chave, ou seja, o termo que esse usuário está inserindo na caixa de busca do google.
.
O usuário faz a pesquisa e o que aparece na frente? Os anúncios, é claro!
No topo das pesquisas, ficam os anunciantes, ou seja, aqueles que estão patrocinando as palavras-chaves.
Se o usuário clicar no anúncio, ele será redirecionado para o site do anunciante.
Apenas se o usuário realmente clicar, o anunciante será descontado de acordo com o valor da palavra-chave.
Vale a Pena Pagar por Clique?
Percebeu porque esse investimento vale tanto a pena?
Você não paga só para aparecer, mas sim pelo acesso efetivo do usuário que pesquisou pelo termo ao seu site.
Esse usuário é extremamente valioso. Afinal, partiu dele a intenção de pesquisar
Agora, vamos supor que essa a palavra-chave custe 2 reais.
O anunciante faz uma campanha e injeta 100 reais saldo.
Matemática básica aqui: isso significa que o anunciante conseguirá cerca 50 cliques com essa verba de 100 reais.
Portanto, o custo do clique nesse exemplo foi R$ 2 reais.
Ou seja, o CPC foi 2 reais. CPC é justamente a sigla de custo por clique.
Como ficar na frente do concorrente nas pesquisas?
E, agora, você pode se perguntar: se eu tenho 4 concorrentes anunciando comigo para mesma palavra chave, quem vai aparecer na frente?
Normalmente, é quem paga mais.
Um anunciante talvez esteja pagando 2 reais pelo clique enquanto outro talvez esteja pagando 3 reais..
Quem paga mais, fica na frente? Nem sempre!
Tem outros aspectos que o Google leva em conta na hora de posicionar os anúncios.
Se você tiver um bom índice de qualidade, você poderá ficar na frente de quem estiver pagando mais.
Por exemplo:
Se o concorrente paga mais, porém tem um site lento, tem alta taxa de rejeição, uma copy não tão boa, ou seja, anúncios pouco persuasivos,anúncios que as pessoas não clicam, isso prejudicará o índice de qualidade.
Existe um cálculo feito pelo algoritmo para definir o índice de qualidade que será abordado em outro post.
Aqui, nosso foco é que você entenda a dinâmica de uma campanha e tangibilize as oportunidades.
Resumindo
Portanto, recapitulando, para vender no Google, você precisa:
– criar uma campanha no Google,
– patrocinar as palavras chaves certas,
– e criar anúncios que sejam persuasivos.
Assim, quando o seu cliente
– acessar o google,
– colocar a palavra-chave
– e clicar no seu anúncio,
– ele acessará a sua página com sua oferta.
Para ter sucesso no Google Ads, o segredo é levar o público que precisa do seu serviço para uma página de vendas persuasiva.
No Google Ads existem diversas estratégias que abordaremos aqui no blog, mas ainda que você refina sua campanha e encontre a melhor estratégia para o seu negócio, é importante alinhar o seu mindset porque quando se trata do Google Ads, temos uma boa e uma má notícia.
Má notícia
A má notícia é: mesmo que esse visitante esteja decidido e pronto para fechar negócio, não é certo que ele aceitará sua oferta.
Ele deu um passo em direção a venda, ok.
Só que enquanto alguns convertem, outros simplesmente sairão do site e sequer deixarão um contato..
Boa notícia
A boa notícia é que se você fizer a campanha corretamente, você pode rastrear esse visitante e persegui-lo no remarketing.
No Google, para montar um público de remarketing, é necessário marcar pelo menos mil pessoas .
Por outro lado, no Facebook ads, com 100 a 200 pessoas, a campanha de remarketing já poderá começar a rodar.
Em alguns testes feitos por aqui, quando se trata de remarketing, a conversão através do Facebook ads tende a ser melhor que a conversão através do remarketing da rede de display do Google.
Como fazer uma campanha no Google Ads?
“Acabei de investir R$1mil reais e não tive nenhum retorno. Google Ads não funciona?”
Aqui, a pergunta deveria ser: se o Google Ads funciona para tantos negócios, o que fiz de errado?
Criar uma campanha no Google é relativamente simples e existe o faq do Google para isso.
O que você precisa ter em mente é que ferramenta não substitui o trabalho humano de mapear as melhores estratégias para usar a ferramenta a favor do seu negócio.
Montar a campanha, sem uma página de destino de qualidade, devidamente tagueada e continuamente otimizada dificilmente dará resultado.
E resultado não é apenas fechar negócio, mas principalmente gerar leads pois clientes que não contratam hoje podem contratar amanhã, dentro de meses ou até anos. A nutrição de leads mantém o seu fluxo comercial girando continuamente, gerando oportunidades.
Como divulgar no Google gratuitamente?
Se você não planeja investir em tráfego pago, ou seja, anúncios no Google, o único meio de conquistar posicionamento organicamente é através da otimização de sites, também conhecida como SEO.
O SEO gera resultados a médio e longo prazo. O investimento em tráfego não significa que a otimização deve ser dispensada.
Os anúncios geram resultados no curto prazo, mas o investimento orgânico também deve fazer parte de um planejamento saudável de marketing digital. Afinal, quem já não ouvir que jamais se deposita os ovos numa única cesta?