Como uma Loja Virtual pode Vender Mais pela Internet (Insights)

Como uma Loja Virtual pode Vender Mais pela Internet (Insights)

Tempo de leitura: 13 minutos

Como vender pela Internet? Como vender mais? Como ter uma explosão de acessos na loja? Sim, todos que possuem um e-commerce querem isso e muito mais.

Lojas Virtuais são oportunidades cada vez mais lucrativas para quem empreende e sabe que a Internet é  uma das maiores molas propulsoras de negócios.

Não basta ter uma loja virtual. É necessário uma boa plataforma e, principalmente, ser estratégico em sua divulgação. Como fazer isso? Confira nesse post!

Trouxemos um resumo geral para derrubar mitos e te mostrar verdadeiramente quais são as principais opções que você tem hoje!

Qual plataforma vende mais?

Se você está pesquisando pela melhor plataforma de e-commerce para o seu negócio, provavelmente, uma das suas principais dúvidas é: “qual a loja que vai me fazer vender mais?”

Existem diversas plataformas de loja: desde opções mais simples até mais robustas, das mais econômicas até as mais caras.

Agora, o que vc precisa avaliar é o seguinte:

“Não adianta investir uma montanha de dinheiro na loja se você não investir em tráfego.”

Ou seja, a melhor das lojas sem visitas dificilmente poderá gerar resultados satisfatórios caso você não tenha uma estratégia para atrair usuários.

É claro que você precisa de uma loja que funcione e é claro que precisa ser uma loja profissional, que transmita credibilidade para o seu público.

Mas antes de quebrar a cabeça na escolha da plataforma, a principal pergunta a ser feita é: o que você fará para levar pessoas até a sua loja virtual? Como conseguirá clientes para essa loja?

É fundamental uma estratégia de captação de clientes online para o seu e-commerce.

É necessário investir em diversas fontes de tráfego e nunca depender de apenas 1 única estratégia.

Você precisa distribuir conteúdo de qualidade para atrair usuários interessados em seu produtos, assim como também precisa investir em anúncios patrocinados para gerar visitas qualificadas no curto prazo.

Sabe qual é a loja que mais vende? É aquela que tem um marketing estratégico.

Segmentos famosos no E-commerce

Praticamente qualquer produto pode ser comercializado na Internet.

O que é necessário avaliar são as especificidades de entrega do seu produto. Se isso não puder ser feito de forma automática através de um ecommerce, talvez seja mais interessante a criação de um site para captação do contato e negociação até evoluir para uma venda.

Isso é comum em vendas mais complexas ou altamente específicas (produtos sob medida, por exemplo)

Mas, de modo geral, há alguns mercados com muita procura e que não demandam recursos mais sofisticados.

Moda, Beleza e Estética

Alguns segmentos, em especial, encontram ainda mais oportunidades na web pois mercados como moda, estética e beleza costumam estar sempre em alta, além de encontrarem uma enorme vantagem no marketing digital.

Especialmente no cenário nacional, existe não apenas uma demanda contínua por tais produtos – seja pelo aspecto cultural, seja sócio-econômico – como também há um diálogo entre as marcas e os canais digitais consumidos assiduamente pelo público.

Influenciadores, Redes Sociais, Blogs, Youtube, Anúncios e outras modalidades de divulgação participam cada vez mais do processo de compra, levando empreendedores do ramo a se posicionarem estrategicamente para alavancar os seus negócios.

Ninguém duvida que o forte apelo visual das mídias sociais é uma mina de ouro para divulgação das marcas através de influenciadores digitais. Estudos sobre o comportamento do consumidor digital explicam a relação entre mídias e o impacto nas vendas das marcas

No segmento de Moda, em especial, lojas de roupas podem conferir 5 principais dicas de como vender mais nesse post do Gestão Click, um programa para loja de roupas.

 

Desenvolvendo a Loja Virtual para Vender na Internet

É fundamental ter uma boa loja virtual. Falamos sobre onde desenvolver loja virtual nesse post:

Onde Criar Loja Virtual? (Abrindo o Jogo)

Se você precisa entender mais sobre o funcionamento da loja virtual, fizemos um post com um passo a passo de informações aqui:

  • que é a loja virtual;
  • como funciona uma loja virtual;
  • como vou receber pagamentos dos meus clientes;
  • como vou enviar os produtos para meus clientes;
  • como escolher a plataforma da loja;
  • vocês entregam a loja toda pronta?
  • como escolher o segmento da minha loja;
  • como divulgar a loja;
  • como saber se preciso de loja virtual ou site;
  • loja virtual sem venda;

Acesse:

Criação de LOJA VIRTUAL – O que você precisa saber?

Uma vez que o seu e-commerce estiver alimentado e publicado online, quem administra uma loja bem sabe que entra em cena um novo desafio: aumentar os acessos e as vendas.

Como impulsionar as Vendas

A internet oferece diversas formas de marcar presença e conquistar mais clientes para o seu negócio. Você pode atuar organicamente ou investindo em anúncios.

Orgânico x Pago

Investir organicamente é criar suas contas nas redes sociais , publicar conteúdos, cadastrar seu site/loja virtual nos buscadores, alimentar um blog e esperar todas essas ações indexarem. Poderão surgir alguns contatos, mas será necessário muito fôlego pois isso não acontece de uma hora para outra.

Investindo em anúncios você conquista visitas imediatas. Aumentando suas vendas, seu negócio ganha mais força no curto prazo. Você não deve focar apenas nisso, as 2 estratégias são complementares.

Qual estratégia utilizar para aumentar as vendas da loja?

Combine preferencialmente estratégias orgânicas com pagas.

Se você investir apenas no orgânico, precisará de muito mais tempo para conquistar visibilidade. Precisará de muito fôlego e nem todo negócio pode investir continuamente uma verba expressiva para colher resultados apenas no longo prazo.

Se investir apenas em anúncios, perderá oportunidades de aumentar muito a sua lucratividade no médio/longo prazo, fora que não é saudável depositar os ovos em apenas uma cesta. Seus anúncios podem ser bloqueados, ferramentas de anúncios podem mudar as regras, sua conta pode sofrer alguma penalidade, dentre outros riscos.

Como vender pela Internet organicamente?

Quais ações de marketing executar para gerar visitas orgânicas na sua loja virtual?

Basicamente, você não só pode como deve otimizar sempre a sua loja, investir no marketing de conteúdo através de blog e redes sociais.

#Otimizando a sua Loja Virtual

Existe 2 frentes a serem trabalhadas na otimização da loja: On-Page e Off-Page.

  • Otimização On-Page

On-Page são as ações implementadas na própria loja. Isso vale para o código fonte e para o conteúdo da loja.

Não vamos nos aprofundar aqui em técnicas de seo pois esse não é bem o propósito.

O que você deve se atentar é que a loja pode ser configurada para performar da melhor forma possível no Google, considerando o desenvolvimento e o conteúdo.

No âmbito do  desenvolvimento web, alguns fatores precisam ser verificados, tais como: o tempo de carregamento, configuração do cash para navegadores, definir o robot.txt,  urls amigáveis, velocidade do site, estruturação dos links internos, dentre outros.

No âmbito do conteúdo do conteúdo, a dica é produza o melhor conteúdo possível para cada página de produto. Fuja do famoso “control c, control v” dos catálogos dos fabricantes.

Centenas de milhares de outros sites que comercializam o mesmo produto já usaram ou usam essas descrições. Se você também fizer isso, será só mais 1 página em 1 milhão de outras iguais.

  • Otimização Off Page

Aqui o assunto é link building.

Os principais fatores de posicionamento estão ligados ao conteúdo e á quantidade de links relevantes apontando para a sua loja.

Quanto mais links conquistar para o seu ecommerce, maior a “pontuação” dele nos sistemas de busca.

#Desenvolvimento e Nutrição de Blog

Você consegue vender pela internet através do Blog. Entenda como:

Adicionar um blog interno na sua loja virtual é a melhor forma de vincular conteúdo ao seu ecommerce. Quanto mais conteúdo de qualidade, mais relevância para o seu domínio.

Publicar artigos solucionando problemas e dúvidas do seu público é uma das formas mais eficientes de aproximá-lo ao seu negócio.

Além disso, é mais fácil conquistar posicionamento para um grupo de palavras-chaves do que para uma palavra-chave específica. Quanto mais específico, mais assertivo.

Entenda tudo sobre blog na nossa categoria de posts sobre criação de blog:

7 Dicas de como deve ser a criação do blog

#Redes Sociais

Você também consegue vender pela internet, direta ou indiretamente, através das Redes Sociais.

Engaje o seu público com a sua marca através das redes sociais.

Criar perfis, personalizar com a sua identidade visual e publicar conteúdos são ações que não são cobradas pelas redes.

Você até pode contratar profissionais para nutri-las de forma consistente e profissional, mas o ato de ativar as contas não gera custos, por enquanto.

Também já abordamos esse assunto aqui no blog na categoria de marketing nas redes sociais

Reunimos nossos principais posts nesse mapa mental:

Basta clicar e arrastar sobre o diagrama. Cada item está linkando para o respectivo post 😉

Como vender pela Internet Patrocinadamente?

Quais Ações Patrocinadas de Marketing executar para gerar Visitas?

Como Vender mais pela Internet
Como Vender mais pela Internet

Agora para conquistar visitas imediatas, não tem fórmula mágica.

Invista em mídia.

Google Ads, Facebook Ads, Linkedin Ads, Instagran Ads, Bing Ads…todos esses canais de tráfego mais que expressivo possibilitam anunciar de forma qualificada.

Você pode segmentar seu público e determinar que região/perfil deseja atingir.

Já falamos aqui no Blog que não adianta se iludir achando que basta injetar crédito e as visitas chegarão.

Caso não possua a expertise necessária, contrate um gestor qualificado.

Você pode até achar que poderia usar o “valor da gestão” como mais crédito na campanha. Mas fato é que uma má configuração pode gerar prejuízos 3x maiores do que o custo do gestor – isso numa visão otimista.

#Google Ads ou Links Patrocinados do Google

Você pode entender a dinâmica dos anúncios pagos do Google aqui:

O que são Links Patrocinados

#Facebook Ads

Para entender sobre Marketing no Facebook, você pode conferir esse post:

Marketing no Facebook

# Pagar para Redes de Pesquisa ou Pagar para Redes Sociais?

Google/Bing, por exemplo, destinam-se a quem busca/precisa de algo. O anúncio no Google é para quem está pesquisando por aquele item naquele momento. É uma venda direta para um público assertivo. Por isso, o clique tende a ser mais caro.

Já as Mídias Sociais são úteis se você quer apresentar “objetos de desejo”. É para o público que está num momento de distração e é surpreendido com alguma oferta que lhe desperte a curiosidade/interesse. Ideais para vendas indiretas e campanhas de Inbound/Captura de Leads.

# Estratégia de Inbound Marketing

Metodologia Inbound
Metodologia Inbound Marketing

O Inbound Marketing tem se tornado cada vez mais famoso.

Consiste basicamente em construir relacionamento com o seu público até engajá-lo a ponto de se tornar um cliente e, em um 2o momento, evangelizador da marca.

Soa perfeito, mas não é tão fácil, nem muito menos rápido.

Envolve, ainda, diversas ações a serem executadas visando especialmente o médio/longo prazo.

A intenção é capturar o email do contato, automatizar uma sequencia de emails para que o lead crie um relacionamento com a sua marca.

Após nutri-lo com emails incríveis, você intercala ofertas que o conduzirão a uma página de vendas, automatizando o processo de compra.

Para conquistar esse contato, você pode oferecer uma recompensa digital (ebook, vídeos, ferramentas, algo de valor que justifique o internauta registrar o email que cairá na sua lista de contatos).

Para essa estratégia, você precisa de iscas digitais, páginas de captura, automação de email e páginas de venda. Além disso, é muito comum investir em anúncios – especialmente em redes sociais – para capturar esses contatos.

# Automação de Emails

Por outro lado, você que possui um ecommerce já conta, por padrão, com uma central de clientes com os emails de todos os usuários que já compraram da sua marca.

E, como é sabido, é muito mais barato reter um cliente do que conquistar novos.

Então, com um software de email marketing, você pode segmentar contatos e programar uma sequencia de emails com ofertas recorrentes que façam sentido para aquele público-alvo.

Já reparou que quando compramos um filtro de água, recebemos o contato pontual de 6 em 6 meses para agendar a troca de filtro?

Não seja Penalizado

Muito cuidado! Nessa estratégia, o “tiro no pé” que observamos acontece quando esse disparo de emails ocorre do próprio email!

Envio de emails em massa demandam servidores próprios. Um provedor de email será fatalmente bloqueado por entender que está ocorrendo spam na conta.

E se o seu email for bloqueado ou seu domínio cair numa blacklist, o prejuízo certamente não compensará as possíveis vendas que poderiam ser conquistadas.

Seja responsável ao utilizar o Email Marketing.

10 Dicas para Impulsionar suas Vendas

Existem algumas dicas que indicamos para quem tem a sua loja pronta e está focado nesse momento na divulgação.

Quer saber mais sobre esses tópicos?

  • Google Shopping
  • Google My Business
  • Comparadores de Preço
  • Marketplaces
  • Mercado Livre
  • Mídias Sociais
  • Youtube
  • Content Marketing
  • Marketing de Relacionamento
  • Digital Influencers

Então, confira:

Como divulgar a Loja Virtual (10 Melhores Dicas)

Precisa Criar a sua Loja e Investir no Marketing?

Qualquer que for a sua necessidade, possuímos soluções para empresas dos mais diversos portes.

Se o seu objetivo é criar loja virtual, vender pela Internet e entende que o Marketing Digital é um dos melhores caminhos para isso, podemos ajudar.

A Agência do Site é uma Agência de Marketing Digital.

Atuamos com Identidade Visual, Desenvolvimento Web e Marketing Digital.

Esse conhecimento integrado permitiu que completássemos mais de 13 anos no mercado, ultrapassando a marca de 16.000 clientes atendidos, oferecendo projetos completos de marketing.

Ficou interessado? Então, converse com o nosso time 😉

 

Criado em Janeiro de 2017. Atualizado em Fevereiro de 2019.