Conheça essa poderosa estratégia do Marketing de Conteúdo

Tempo de leitura: 5 minutos

Se você acha que marketing de conteúdo é apenas redigir bons textos em todos os seus canais, atenção! Você precisa rever os seus conceitos! Leia agora mesmo o que você precisa saber para não ficar para trás nessa grande ferramenta explorada pelos “grandes” e que está perfeitamente ao seu alcance.

estrategia-marketing-conteudo-01
Estratégia de Marketing de Conteúdo. Muito mais do que redigir bons textos.

Marketing de conteúdo não é só escrever texto!

Escrever bons textos é apenas uma pequena parte do processo. O marketing de conteúdo demonstra que é muito importante combinar uma série de estratégias com bons textos a fim de construir relações de confiança entre sua marca e seu público para, assim,  naturalmente gerar contatos comerciais.

Em resumo, o processo é atrair público, convertê-los em leads, que se transformarão em clientes e, por fim, divulgadores da sua marca. O antigo marketing “boca a boca” continua sendo uma das formas mais eficazes de conquistar vendas, porém o processo para alcançá-lo pode ser delineado em uma estratégia muito poderosa, quando arquitetada da forma correta.

estrategia-marketing-conteudo-02
Estratégia de Marketing de Conteúdo. Leads se tornam clientes, que por sua vez podem ser divulgadores espontâneos da sua marca.

Se você não sabe o que é leads, leia esse post antes de continuar a leitura por aqui 😉

E então, agora que você entende toda a importância de conquistar e nutrir seus leads, ficará muito mais claro compreender os próximos passos que vamos elencar aqui.

1o Passo – Blog para captura de leads

A 1a ferramenta fundamental é ter o espaço de divulgação de informações relevantes para sua audiência. Esse espaço é o BLOG. É nele que suas informações poderão ajudar seu público e conectá-lo à sua marca.

estrategia-marketing-conteudo-03
Estratégia de Marketing de Conteúdo. A construção de blog profissional alinhado aos seus objetivos.

Este blog precisa ser profissional, estar estruturado com foco para seu objetivo (capturar leads). Isso significa que não adianta um blog lindo que não seja funcional.

Seu visitante precisa encontrar conteúdo de qualidade e ser impelido a cadastrar o seu e-mail para receber suas mensagens e, assim, não se esquecer da sua marca.

2o Passo – Isca Digital

Seu visitante acessou seu blog, gostou do conteúdo, mas não chegou a se cadastrar para receber novidades. Como incentivá-lo a deixar seu e-mail para que receba eventualmente notícias da sua marca e, assim, não se esquecer naturalmente dela?

estrategia-marketing-conteudo-04
Estratégia de Marketing de Conteúdo. Pense em recompensas digitais que estimulem o seu visitante a se tornar um lead!

Uma dica muito forte é oferecer uma isca digital, ou seja, um material interessante, de qualidade, que ajude verdadeiramente o seu público.

Vamos falar mais sobre isca digital nesse blog. Não se esqueça de assinar a nossa lista para não perder essas atualizações 😉

3o Passo – Lista de Email e todo seu potencial

Conforme capturar mais e-mails, estará sendo formada uma lista de contatos relevantes, que conhecem e se interessaram pela sua marca. Neste momento, aquele visitante se torna um LEAD. O LEAD é como uma semente que deve ser cuidada até germinar. Quando germina, temos justamente o lead score, ou seja, a venda, o cliente que brotou dessa relação.

A relação é a troca de mensagens, contatos por e-mail, pois o cliente que não contrata hoje, pode contratar futuramente. E, quando isso ocorre, é o momento de proporcionar a ele uma ótima experiência com a sua marca. Uma vez satisfeito, esse cliente divulga a conhecidos ou até mesmo através de outros canais.

estrategia-marketing-conteudo-06
Estratégia de marketing de conteúdo. O potencial de uma lista vai além das trocas de email. Leia aqui por quê

E essa é a cereja do bolo: quando aquele visitante despretensioso do seu blog se torna organicamente um divulgador da sua marca, sem gastar 1 centavo do seu orçamento de marketing, simplesmente como espelho do que a sua marca oferece aos seus clientes.

4o passo – Sequência de e-mails

A sequência de e-mails é também conhecida como autoresponder.

Você sabe que precisa nutrir seus leads porém entende que enviar e-mails a todos eles requer um mecanismo para que isso ocorra de forma pontual e profissional.

estrategia-marketing-conteudo-05
Estratégia de Marketing de Contéudo. Criação de sequencia de emails relevantes e estratégicos.

É esse o objetivo do autoresponder. Uma ferramenta que lhe permita programar uma sequencia de mensagens coerentes e coesas entre si.

A sequencia de e-mails é o que lhe manterá conectado com sua audiência. Porém, precisa ser feita de forma muito bem planejada para não “saturar” sua audiência, muito menos “queimar” a sua marca.

5o passo – Monitore e Atualize

Neste momento, a sua estratégia foi traçada e, como qualquer estratégia, ela precisará ser monitorada. O que funciona para uns pode não funcionar para outros. Cada marca tem as suas características e, por isso, você precisará ajustar o que for preciso para melhorar a performance do seu marketing de conteúdo, de acordo com as suas observações e especificidades do seu negócio.

 

estrategia-marketing-conteudo-09
Procurando profissionais de confiança para cuidar do marketing de conteúdo da sua marca? Conheça agora a nossa proposta!