Criação de Blog – Como isso pode ser um negócio de sucesso?

Criação de Blog – Como isso pode ser um negócio de sucesso?

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Você ainda acha que blog é apenas um diário virtual?

Acha que blog não passa de um hobby e definitivamente não tem tempo para isso?

Ou, pior, possui um negócio sério, e acha que isso não combina com blog?

Pare. Esqueça todas essas ideias. Elas não chegam perto do potencial que um blog pode ter.

O blog até pode ser levado como hobby por algumas pessoas, e é possível que muitos façam dele o seu “diário”.

Porém o blog pode ser muito, muito mais que isso.

Ah sim, e você pode estar perdendo muitas oportunidades por não entender o assunto que trouxemos nesse post.

Criar Blog é um Celeiro de Oportunidades

Criar um blog pode ser a chave para alavancar o SEO do seu site.

Criar um blog pode ser mais uma fonte de receita.

Criar um blog pode ser o meio de construir uma autoridade.



Criar um blog pode ser uma ferramenta estratégica de marketing de conteúdo para negócios.

Acha improvável? Vejamos.

Ah sim! E se você tem um site e quer criar um blog, cuide para levar a reputação do seu site para o blog. Se você não sabe como fazer isso, vai saber até o final do post. Continuemos…

Os interesses por trás do blog podem ser vários e vamos trazer alguns exemplos aqui.

1 – Blog corporativo e SEO

Ganhar posicionamento no Google está cada vez mais difícil.

As principais palavras-chaves já foram dominadas pelos grandes.

Pesquise por “pacotes de viagem” e veja quem está nas 1as posições.

Pense em todas as estratégias que traçaram ao longo dos anos para chegar no topo.

Sinceramente, você acha que conseguirá obter a mesma performance no curto prazo?

Começando pelo tempo de existência, pela quantidade de links apontando para o site, pela reputação/fama do site.

Não preciso me explicar muito mais, certo?

Como você faria para concorrer com os grandes?



É aí que entra o poder do blog.

Talvez você não consiga posicionar “pacotes de viagens”, mas pode conseguir bons resultados com termos com “as 10 melhores dicas para escolher pacotes de viagem” ou “os pacotes de viagem mais baratos no sudeste do Brasil”

Teste esses termos agora e note que já poderá encontrar sites diferentes da 1a busca.

O blog  permite explorar a “cauda longa”, ou seja, não apenas os termos principais, mas muitas combinações de palavras-chaves.

É através desse mundo de combinações que você pode ter mais chances ao disputar por melhores posicionamentos.

Você pode se aprofundar nesse assunto aqui:

como seu site pode conseguir mais visitas

2- Blog – Paixão e Dinheiro

Para que serve o blog realmente? Levar boas informações, certo?

Algumas vezes, o objetivo é alimentá-lo com informações leves, de forma mais informal, que possa entreter e auxiliar ao mesmo tempo.

E é assim que se abrem muitas formas de utilizá-lo.

Unir o hobby, a paixão por algo que um usuário gosta de verdade, para entreter uma audiência e, ainda – por que não – aproveitar para monetizar o blog e gerar receitas extras?

Digamos que você é apaixonado por jardinagem.



Após anos de hobby, passou a entender e descobrir dicas, técnicas e macetes que só a experiência traz.

Decidindo compartilhar essa informação de forma profissional, seu blog pode ser uma ótima fonte de informação para outros apaixonados como você.

Sua audiência é bastante nichada e, à medida que conquistar boas métricas de acesso, poderá ser um ótimo canal de marketing para fornecedores do segmento.

Isso abrirá algumas opções de monetização para seu blog:

  • anúncios
  • produtos afiliados
  • venda de infoprodutos próprios
  • Google Adsense

Mais sobre isso em: Como ganhar dinheiro com blog?

3 – Construção de reputação

Fazendo um gancho com o item anterior, você talvez já tenha entendido porque o blog pode ser o meio de construir uma reputação online.

Quando você domina um assunto, possui opiniões de valor.

Se essas opiniões forem expostas com qualidade para uma audiência, bem como divulgadas da forma correta, você poderá se posicionar e ser reconhecido.

O que isso significa?

Pessoas interessadas no seu segmento poderão chegar até você através dos artigos do seu blog, conhecer o seu trabalho e opiniões, abrindo portas para oportunidades.

Algumas reportagens apenas atestam isso:

Pessoas famosas com criação de blogs

criação de blogs tornando pessoas públicas

Tudo bem. Nem todo blogueiro se torna necessariamente um dos tops influenciadores digitais.

Mas se o seu conteúdo for de verdadeira qualidade, a sua audiência reconhecerá, poderá se engajar e suas estratégias de monetização poderão, sim, dar certo.

Isso não é rápido. Não mesmo.

Isso é uma conquista de trabalho árduo e contínuo.

Mas estamos falando de uma paixão sua, certo?

Assuntos que realmente ama.

O simples fato de poder ajudar o seu público com informações de valor desempenhará o fantástico papel que um blog realmente tem.

Os frutos da monetização serão consequência natural de um trabalho bem feito.

4 – Ferramenta de Marketing de Conteúdo

Esse 4o tópico pode ser uma verdadeira ponte entre os outros 3 itens acima.

Vamos dizer que você acha que não precisa de um blog corporativo para sua empresa, nem um blog para construção de uma reputação online.

Vamos considerar ainda que você não tem interesse em monetizar um blog.

Agora eu pergunto, você realmente acha que na era da informação, o marketing de conteúdo é apenas uma moda passageira?

Pense bem. Será que os conteúdos estão perdendo valor, ou não estão apenas se sofisticando cada vez mais?

Será que as formas de produzir e divulgar conteúdo não estão apenas se aperfeiçoando e evoluindo?

Fato é que os algoritmos de busca do Google estão se aperfeiçoando para entregar resultados cada vez melhores aos internautas que fazem suas buscas.

Ou seja, o interesse é entregar conteúdo que o usuário está buscando.

Google e outros buscadores, mídias sociais, portais, apps…o que move tudo isso? O que faz alguns sites fazerem tanto sucesso?

Pensou em conteúdo? Bingo!

Conteúdo é o que move esse cenário.

Em vez de tentar ignorar ou fugir dessa realidade, não seria mais estratégico aprender como fazer parte disso?

Seja criando o seu blog pessoal.

Seja construindo passo a passo o blog da sua marca ou empresa.

Seja visando o SEO do seu site, ou basicamente, percebendo a importância que a criação de um blog possui.

Case de Sucesso – Um blog completo

Para fazer sucesso de verdade com criação de blog é necessário investir de forma estratégica e consistente.

Aqui na Agência do Site temos um ótimo case, de um projeto personalizado.

O blog de Arraial do Cabo – www.arraialdocabo.blog começou com o pé direito logo na escolha do domínio.

O domínio fortaleceu a proposta do site com a extensão .blog.

O layout foi pensado na melhor experiência possível para o usuário, com navegação fácil e responsivo.

Foram implementadas ferramentas de cadastro de estabelecimentos de negócios locais, assim como a integração com uma ótima ferramenta de marketing de conteúdo.

Quer uma empresa para criar o seu blog?

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Conheça nossos planos de criação de blog e entre em contato com nossa equipe 😉

A propósito, lá no início do post falamos para nunca esquecer de “puxar” a reputação do seu site para o seu blog, certo?

Uma sacada é que blog seja um subdomínio do seu site!

Afinal,  seu site já possui um “score”. Tirar proveito disso pode ser mais inteligente do que começar do zero.

A menos que você tenha outros planos para o seu blog…

E então? Já tem o seu blog a todo vapor?

Ou você quer melhorar a performance dele?

Dica: Continue a leitua em: 7 dicas para um blog de sucesso

Post criado em outubro de 2017. Atualizado em outubro de 2020.

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