CRIAÇÃO DE MASCOTE – Um Trunfo de Marketing

Tempo de leitura: 4 minutos

No post anterior, falamos sobre uma das formas de conquistar clientes – o uso do Inbound Marketing, por meio de produção de conteúdo relevante que atraia o público para a sua marca.

De mãos dadas com a estratégia de Inbound, muitos outros fatores são fundamentais: os pilares do marketing do seu negócio, incluindo logo/identidade visual, site, blog, etc.

Falamos sobre site, sobre blog, sobre identidade visual e marketing, tudo passo a passo inclusive resumido uma revista digital exclusiva que você pode baixar aqui.

Agora, há um trunfo sobre o qual não falamos ainda, que muitos ignoram, mas que pode ter um papel muito interessante na sua estratégia de marketing. Fique conosco até o final desse post para se colocar mais um passo a frente do seu concorrente!

post17-criacaodemascote-03

 

POR QUE MUITAS EMPRESAS BUSCAM GAROTOS-PROPAGANDA?

Antes, pense nisso: Quanto você pagaria por um garoto propaganda? Por que muitas marcas fecham contratos com celebridades do momento para seus comerciais? Você concorda que uma personalidade com aceitação pelo público transpõe esse sucesso para a sua marca?

Bom, fato é que garotos-propaganda tem importância para marcas. Sabe por quê? Você já sabe a resposta.

As pessoas se apegam e gostam disso!

Ficou desapontado com a resposta? Não fique, é exatamente isso.

As pessoas gostam de lidar com algo mais palpável e que desperte o divertimento e carisma, fortalecendo a conexão com a marca e, assim, imprimindo fixação da marca.

 

post17-criacaodemascote-01

 

COMO CONQUISTAR SEU GAROTO-PROPAGANDA?

Calma, você pode estar pensando: “eu não disponho de milhares para investir em uma celebridade como meu garoto-propaganda”

Sim, e você não está sozinho nessa!

Ao mesmo tempo, você pode ter uma alternativa: já pensou num mascote?

Você não precisa necessariamente dispor de milhares ou até milhões para ter uma personalidade como garoto propaganda. Você pode trabalhar para lapidar a fama do seu garoto propaganda e, assim, fortalecer a conexão do seu público com a sua marca de uma forma muito mais exclusiva e econômica.

Lembre-se novamente: as pessoas gostam disso! Gostam de algo mais palpável que um nome. Gostam de se conectar com aquilo que acham legal.

post17-criacaodemascote-02

 

VANTAGENS DE TER SEU PRÓPRIO MASCOTE

Dentre as vantagens em optar pela criação de um mascote próprio, elencamos aqui os principais motivos que fazem dessa escolha um dos trunfos

post17-criacaodemascote-06: : Exclusividade

Você não precisa se preocupar se este personagem aparecerá depois na propaganda do seu concorrente.

: : Fortalecimento da marca

Esse personagem será apenas da sua marca e fortalecerá a identidade visual dela, tornando-a mais palpável e aumentando o poder de fixação.

: : Custo

Em vez de fechar contrato com personalidades ou profissionais que representem sua marca como garoto-propaganda, sendo necessário renovar de tempos em tempos, você poderá pagar uma taxa única para desenvolvimento de um personagem exclusivo para sua marca.

 


FORMAS DE UTILIZAÇÃO

O mascote pode ser aplicado em todo seu material de identidade visual, podendo ser estampado em impressos, banners, fachadas, adesivação e, até mesmo, é possível buscar empresas especializadas em confecção de pelúcias com base na arte do mascote aprovado. Poderá ainda ser parte de brindes ou possuir personalizações especiais para promoções sazonais.

mascote2

 

QUALQUER SEGMENTO PODE TER UM MASCOTE?

Quando me fazem essa pergunta, eu geralmente respondo com outra pergunta:

“Qualquer empresa pode ter um logo?”

 

post17-criacaodemascote-07

Ou seja, mascote é uma peça de identidade visual faz parte da sua marca e não há restrição de uso.

Está muito mais associada à estratégia da marca do que ao segmento em si.

O uso do mascote depende do que uma marca propõe para suas ações de divulgação e fixação.

 

EXEMPLOS DE MASCOTES BEM SUCEDIDOS NA HISTÓRIA DO MARKETING

Enquanto algumas marcas jamais cogitaram as vantagens de ter um mascote, muitas outros se fortaleceram com essa estratégia.

Qual criança que gosta de sucrilhos não adora aquele tigre da Kellogs? Quem consome Mc Donald’s sabe perfeitamente quem é o Ronald. E o Baianinho? Quantas propagandas não foram oportunamente protagonizadas pelo mascote das Casas Bahia.

Observe alguns dos mascotes inesquecíveis na história do marketing:

 

mascotes-famosos-no-marketing

E repare aqui alguns mascotes criados pela Agência do Site acessando aqui

Ficou interessado em ter seu mascote?

Então, vou deixar aqui o link direto para os planos promocionais de criação de mascote da Agência do Site 😉

Para receber mais matérias preparadas especialmente para nossos seguidores, assine nossa lista e receba as melhores informações em 1a mão no seu email!