Dicas para fazer um bom storytelling

Tempo de leitura: 3 minutos

Um storytelling bem montado é capaz de vender por si só. No entanto, é preciso ter em mente alguns passos muito importantes. Veja aqui as melhores dicas para fazer um bom storytelling e ponha o site da sua empresa a bombar hoje mesmo! Use e abuse do marketing de conteúdo

Sem dúvida que o storytelling, ou contar histórias, é a maneira mais antiga de todas de passar conhecimentos, e isso não é por acaso. Quando contamos uma história, seja ela qual for, envolvemos as pessoas ao nosso redor, de tal forma que elas se sentem embrenhadas nos fatos narrados.

dicas para fazer bom storytelling

A curiosidade é o que move as pessoas, e por isso mesmo o storytelling é muito usado em vários setores, inclusive nas vendas. E o resultado não poderia ser melhor.

Aprenda como fazer um storytelling bem envolvente, capaz de vender sozinho, com as nossas dicas para fazer um bom storytelling.

Melhores dicas para fazer um bom storytelling

Uma boa história pode realmente trazer vida à sua empresa, envolvendo os leitores com a sua marca. No entanto, para que isso aconteça, é necessário seguir algumas regras, especialmente voltadas para o marketing digital.

Por isso mesmo nós selecionamos as melhores dicas para fazer um bom storytelling, capaz de influenciar todos os leitores.

1 – Autenticidade

Para ser uma bos história, tem de ser autêntica, única e verdadeira. Não adianta contar uma história de ficção, até porque o leitor vai descobrir. Além disso, as histórias autênticas dão veracidade à sua marca, e consequentemente credibilidade.

melhores dicas para fazer um bom storytelling

2 – Criatividade

Aqui é o espaço para ser criativo. Histórias diferentes, que os leitores não estão habituados a ver, só trarão pontos positivos para a marca, que passa a ser vista como única, legal, e bem descolada.

3 – Herói

Toda história tem um herói e um vilão, ou pelo menos as histórias que estamos acostumados a ouvir. E vamos ser sinceros, adoramos heróis e princesas. Então devemos usar isso a nosso favor.

Inclua uma personagem que se torne num herói, não propriamente pelo sucesso alcançado, mas pelas inúmeras tentativas que fez para alcançá-lo.

dicas para um bom storytelling

4 – Era uma vez…

Todas as histórias começam com Era uma vez… E se formos aprofundar ainda mais o esquema das histórias encantadas, encontramos um esquema do gênero:

Era uma vez um príncipe que adorava andar a cavalo. Todos os dias ele saía para passear nos jardins do seu palácio.

Um dia, num desses passeios, conheceu a linda princesa do reino inimigo, que por ali passava. Foi amor à primeira vista.

Por causa disso o príncipe nunca mais dormiu… (aí vem a história toda, com o seu desenrolar).

Até que, finalmente, os dois apaixonados conseguiram unir suas famílias, e viveram felizes para sempre!

Aqui nesse exemplo, as frases sublinhadas são os elementos substituíveis. Foi apenas para exemplificar o esquema da narração de uma história.

5 – Coincidências

A última das nossas dicas para fazer um bom storytelling é o uso das coincidências. As coincidências sempre são ótimas para criar problemas aos nossos personagens. Então use delas.

Não se esqueça de sempre manter a essência das história que está contando, e lembre-se que a autenticidade é primordial. Espero que tenha gostado das nossas dicas para fazer um bom storytelling.