Gestão de Tráfego Pago

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Gestão de Tráfego Pago?

Experimente criar um site lindo e publicar na internet. Experimente fazer isso sem investir 1 centavo em tráfego.

Agora, o que você acha que vai acontecer?

Você provavelmente ficará decepcionado pois o mais provável é que esse site não receberá qualquer visita e você será mais um negócio invisível na internet.

Por melhor que seja a sua oferta, a sua apresentação ou o seu conteúdo, será muito difícil fazer com que as pessoas cheguem até você se não houve um investimento em publicidade.

A publicidade na internet acontece através dos anúncios online. E esses anúncios são criados e gerenciados profissionalmente por gestores de tráfego, ou seja, especialistas que executam a gestão do tráfego pago ou, em bom português, “especialistas que botam os anúncios para rodar”.

O tráfego pago advém do investimento em anúncios online para fazer com que usuários da internet visualizem a sua página ou a sua oferta e, assim, entrem em contato.

Esse contato pode ser com seus vendedores, representantes ou você mesmo, caso você seja um profissional liberal a frente do próprio negócio.

O tráfego pago gera mais oportunidades para um negócio ter mais clientes através da internet. Esses anúncios são exibidos no Google, Facebook, YouTube, Instagram…ou seja, os grandes canais de mídia da nova era.

O que é um Gestor de Tráfego?

O gestor de tráfego é o profissional que domina as ferramentas de anúncios online.

O gestor de tráfego cria as campanhas, analisa os dados e identifica o que pode ser feito para melhorar o resultado daqueles anúncios.

O gestor de tráfego sabe “apertar os botões”. Contudo, na medida que esse mercado vem se sofisticando, os melhores profissionais são aqueles que enxergam além da ferramenta em si.

Gestores estratégicos sabem, por exemplo, que o melhor tráfego não funciona se a oferta não for boa, se a infraestrutura não estiver bem orquestrada ou se houver algum gargalo comercial no negócio (por exemplo, um vendedor que não atende bem ao prospect – o possível cliente).

Mitos e Verdades da Gestão de Tráfego

Quando se faz um anúncio na internet, usuários visualizam e informam seus dados pessoais para contato, esses dados se tornam leads.

Lead nada mais é do que o contato de um potencial cliente.

Então, suponhamos que você é um psicólogo e promove seu anúncio para pessoas que se interessam por terapia de casal.

100 pessoas visualizam seu anúncio, algumas não farão nada. Outras engajarão e pedirão mais informações.

Dentre as que engajarem, algumas se desinteressam, algumas responderão daqui alguns dias, algumas não responderão, algumas desistirão se a sua resposta não fora rápida o suficiente….

Ao lidar com público na internet que está visualizando sua mensagem pela primeira vez, isso é o público frio.

E o público frio pode ter muitas objeções. Pode ficar desconfiado, pode simplesmente não gostar da sua voz, ou pode ficar encantado, se tornar um ótimo cliente e ainda indicar muitos outros.

Ou seja, há uma gama de possibilidades e é preciso ter em mente que não são apenas leads. São pessoas. Pessoas com diferentes perfis comportamentais.

Há ainda os concorrentes, a sazonalidade, o momento econômico de cada um…

São múltiplos fatores e, por isso, nenhum profissional sério promete resultado. Resultado está muito além do tráfego.

O tráfego é a ponte. Entre o interesse e o fechamento, há uma jornada com muitas variáveis.

Gestão de Tráfego: Google Ads

Quando um usuário na internet deseja esclarecer alguma dúvida, pesquisar um assunto ou resolver um problema, é habitual recorrrer ao Google (também dono do YouTube).

Assim, qual o poder de anunciar o seu produto em destaque para quem está pesquisando nesse exato momento por “como resolver um problema” que a sua solução resolve?

Anunciar nas plataformas de busca como Google e YouTube é altamente estratégico pois trata-se de um público com intenção de resolver algum assunto.

Logo, existe forte chance de lidar com pessoas mais decididas e maior propensão a fechar negócio.

Isso costuma ser mais eficaz com produtos e ofertas que resolvam uma dor. Quando se trata de desejo ou soluções que as pessoas sequer sabem que existe, uma boa alternativa é chamar atenção através de outras mídias.

Gestão de Tráfego: Facebook Ads

Se o Google é poderoso para conversar com aquelas pessoas que estão pesquisando por um produto ou serviço, as redes sociais são ótimas janelas para atrair atenção para a sua oferta.

Isso porque o volume de pessoas navegando nas redes sociais é muito expressivo e, às vezes, o seu produto ou serviço não está sendo pesquisado nas redes de pesquisa.

Digamos que você acabou de descobrir que existe um produto pet revolucionário, pouco explorado, com ótima aceitação dos proprietários.

Uma novidade como essa poderá atingir mais pessoas nas redes sociais do que ficar limitada ao volume de pesquisas no google.

Ofertas de desejo ou novidades podem encontrar maior tração nas plataformas como Facebook (dono do Instagram)

Qual plataforma de anúncio gera mais resultado?

Cada negócio, cada oferta e cada público possui seu próprio comportamento, e seus próprios dados.

A única forma de identificar qual é a estratégia mais lucrativa para seu negócio é testando.

Ao testar uma mesma verba, porém em plataformas diferentes, você poderá identificar qual o custo para gerar cada lead e qual a qualidade de cada um deles.

Talvez, no Google Ads, você se depare com um volume menor de contatos. Mas, talvez, você também precise de menos contatos do Google para fechar uma venda.

Talvez, no Facebook Ads, você alcance mais pessoas e receba mais contatos, mas talvez você precise de um volume maior de negociações para ter um bom fechamento.

Talvez você identifique palavras-chaves poderosas no Google…talvez você encontre um anúncio que tenha um desempenho excelente no Facebook Ads.

Tudo só pode ser avaliado mediante teste.

Gestão de Tráfego - Agência Especializada

Se você tem um negócio e deseja atrair mais clientes, entende que o Tráfego Pago faz sentido e deseja evoluir um projeto como esse com a nossa equipe, preencha o formulário e vamos conversar!