Qual a Importância das Redes Sociais para o Marketing Digital? Será que elas podem fazer realmente a diferença quando queremos implementar estratégias de marketing digital? Até que ponto elas são favoráveis? Compensa o tempo que perdemos em atualizações e publicações? Veja como as redes sociais estão influenciando toda a vida empresarial!
Que as redes sociais invadiram a esfera privada, já todos nós sabemos. Mas até que ponto pode ser benéfico para uma empresa ter um perfil nas principais redes sociais? É isso que estaremos vendo aqui nesse artigo, onde detalharemos a Importância das Redes Sociais para o Marketing Digital, e por que deve ter sempre em mente as redes sociais nas estratégias elaboradas.
Qual a importância das redes sociais para o Marketing Digital?
Quando olhamos para o mercado empresarial, podemos ver que a maior parte das empresas já se encontra na Internet, e o investimento neste mundo virtual é cada vez maior. As vantagens são várias, como já pudemos ver em artigos anteriores neste site.
A grande mudança, nos últimos anos, é que o investimento tem se deslocado dos motores de busca para as redes sociais. Para ter uma ideia, o Facebook teve um lucro de US$523 milhões em apenas um trimestre, no ano 2013, e esses valores só têm vindo a aumentar de ano para ano.
Como sabe, o Facebook não cobra nada por ter um perfil. O lucro vem, precisamente, das empresas que veem nesta rede social um excelente potencial para fazer publicidade e criar campanhas.
Mas por quê? É simples! Existem milhões de usuários que se conectam às redes sociais diariamente, o que potencia muito a visibilidade que uma marca pode atingir.
Daí a importância das redes sociais para o Marketing Digital. A par do email, estas redes sociais, como o Facebook, Twitter, LinkedIn, são visitados quase diariamente, e o seu público é fiel.
A presença nestas redes sociais pode influenciar muito nos resultados de uma empresa. Ter um perfil numa das redes sociais que o seu público-alvo se encontra pode aumentar a taxa de conversão de forma expressiva.
O céu é o limite (adoro esta frase, e ela é perfeita para descrever o que a internet e as redes sociais podem fazer pela sua empresa!).
Vantagens de anunciar nas redes sociais
Além da importância das redes sociais para o Marketing Digital, elas trazem algumas vantagens para este setor. A maior delas é a possibilidade de medir os resultados de uma determinada campanha quase automaticamente.
Assim que se lança uma campanha, é possível medir uma série de aspectos, podendo ajustar o que não está dando tão certo. Poderá, por exemplo:
- Definir metas de conversão
- Saber quais os mídias que trazem maiores visitas ao site
- Criar parâmetros nos links, ou URLs
- Saber a porcentagem de pessoas que clicou em seus anúncios
- Saber a quantas pessoas a sua campanha chegou
- Analisar o retorno dos seus investimentos
- Entre outras
Como podemos ver, a internet permite que o trabalho de marketing seja muito mais ativo, podendo ajustar uma determinada campanha publicitária à medida que os resultados vão sendo mostrados e analisados. Sem dúvida, a Importância das Redes Sociais para o Marketing Digital é muita, e cada vez vai ser maior!