Logotipo para DJ
A profissão de DJ (Disc Jockey) pode ser considerada contemporânea, porque surgiu em meados do século XX e consiste basicamente em realizar efeitos, mixagens e modificações sonoras variadas em sequências musicais, as chamadas set lists.
Para ser um bom DJ todos esses movimentos devem ser feitos ao vivo e a seleção musical deve agradar ao público. Ser DJ não é fácil, a profissão envolve muita disciplina, estudo, dedicação e trabalho. A vida no entretenimento tem seus momentos de glória, mas alcançar esse estado requer muita benevolência.
A criação de logos para DJs envolve muitas características que não são apenas musicais, mas também sócio-culturais. Os logotipos nada mais são do que uma identidade visual de um produto, ou seja, para criar um logo de um DJ é necessário estar conectado com a atmosfera pessoal e profissional do indivíduo.
Os principais aspectos para a elaboração do logo são conhecer as seleções musicais do DJ, observar o público ouvinte, ter noção das formas de apresentação estabelecidas – shows, eventos, festas – , saber o estilo pessoal e a origem sócio-cultural do indivíduo.
Inicialmente, os logotipos produzidos para DJs colocam o nome, apelido ou iniciais em destaque, acompanhados dos símbolos e elementos que são característicos da profissão. O logo para DJ certamente terá elementos marcantes como a pic-up, discos, auto-falantes, head-phones, luzes, notas musicais, esquemas de ondas demonstrando a propagação do som, sintetizadores, entre outros.
Nesse cenário existem vários sites que elaboram e produzem logos para DJs com fontes, cores e formas específicas. Um fato a destacar é que a maioria dos logos de DJ utiliza como referencial a cor preta.
Exemplos de Logos Desenvolvidos pela Agência do Site:





Normalmente, quando o DJ é famoso os logotipos são constituídos apenas com o próprio nome ou as iniciais. Um exemplo marcante é o logotipo do David Guetta.
Há também DJs que preferem criar logos baseados numa melhor aparência estética a fim de impressionar o público. No mundo de Raves e Música Techno os eventos acontecem por uma quantidade longa de horas e os DJs são os maiores responsáveis pelo entretenimento do público, por isso é tão importante desenvolver logos que chamem a atenção e produzam credibilidade.
Por se tratar de uma atividade ligada ao lazer, é sempre interessante elaborar o logo com um perfil mais descontraído, pois o público-alvo é, em sua maioria, formado por jovens. Outro fator interessante a se considerar é que a divulgação do nome do DJ fica por conta das casas noturnas em que eles se apresentam e também dos organizadores dos shows e eventos em geral. Há muitas ocasiões que empresas que contratam o trabalho artístico dos DJs associam o nome do artista à empresa com o objetivo de divulgar e agregar valor à marca.
Dicas essenciais para a elaboração de logos para DJs:
1- Relacionar o perfil do DJ com a identidade visual do logo. A parte principal de um logo é fazer com que ele transmita a personalidade do que está sendo divulgado.
2- Conhecer o público-alvo.
3- Escolher fontes, cores, traços e formas que representem a identidade da pessoa.
4- Transmitir uma imagem adequada daquilo que o trabalho artístico do DJ reflete.
5- Ser único, ter características próprias para que o logo não seja confundido com o de outro artista.
6- Muita das vezes o simples é mais.
No mercado de elaboração de logotipos tudo deve ser bem pensado, haja vista que esse é o instrumento que liga o consumidor ao produto/ empresa/serviço.
Para os DJs que ainda não decidiram como criar a sua marca o essencial e principal é pensar em uma característica peculiar de personalidade ou do próprio trabalho.
Precisa de um logo? Clique aqui e conheça os nosso planos.