Há muitos anos o marketing é um meio muito explorado em prol do sucesso de diversos setores e, com a popularização da internet, as possibilidades se tornaram ainda mais abrangentes, inclusive para as indústrias. Por meio do marketing industrial, empresas do segmento podem utilizar canais variados para estabelecer as estratégias mais viáveis, como os mecanismos de busca, sites e mídias sociais.
Naturalmente, as técnicas devem ser aplicadas de acordo com as maneiras identificadas como mais favoráveis para a promoção de produtos ou serviços das marcas. Por exemplo, quando trata-se de serviços de usinagem, que é muito comum para a fabricação de peças na indústria, principalmente de itens de aço, o consumidor pode ser atraído de formas variadas, como por meio de campanhas sobre os diferenciais do serviço, possibilidades da fabricação de peças complexas e conteúdos informativos.
É preciso que exista a consciência de que somente conhecendo bem os clientes será possível adequar cada vez mais os serviços e os produtos oferecidos, o que pode resultar em um grande diferencial perante o mercado. Por esse motivo, no marketing digital ocorre frequentemente o mapeamento de dados relevantes para cada setor, mas tudo dependerá dos objetivos da empresa. Afinal, há alternativas que visam alcançar públicos variados, o que exige mais eficiência das ações desempenhadas.
As diferenças de conteúdo entre B2B e B2C
Uma das opções apresentadas anteriormente aborda a produção de conteúdos como estratégia de marketing e não apenas neste caso como também para outras estratégias a serem aplicadas, o conhecimento do público-alvo, assim como as metas da empresa são fatores determinantes. Comumente, os setores industriais trabalham com B2B (Business to Business), ou seja, transações entre empreendimentos, como as empresas de manutenção industrial ou profissionais que prestam serviços para a elaboração de inventário de máquinas e equipamentos nr12.
Já o B2C (Business to Consumer) corresponde às transações comerciais destinadas aos consumidores finais, ou melhor, pessoas físicas. Por essas distinções, é muito comum que as estratégias aplicadas sejam elaboradas cautelosamente para atingir cada tipo de público-alvo. Dessa maneira, o ideal é que a abordagem e até mesmo a linguagem sejam divergentes.
Grande parte dos métodos aplicados no B2C possuem como foco uma melhor interação com o público e a conversão em vendas. Já no caso do B2B, são clientes que atuam no mesmo setor ou possuem algum tipo de semelhança com o nicho, ou seja, as campanhas podem ser voltadas para ressaltar os aspectos positivos do produto ou serviço e gerar leads que são, resumidamente, registros de consumidores em potencial, como em inscrições para receber novidades.
Os canais de comunicação, como redes sociais, lojas virtuais e blogs podem ser semelhantes, porém, é válido ressaltar que as maneiras de utilizar cada um pode variar, seguindo a mesma proposta da abordagem apresentada anteriormente. No B2C, o marketing de relacionamento é muito explorado, principalmente com conteúdos explicativos e diretos, enquanto no B2B se trata de canais mais segmentados, em especial, para nutrir leads e alcançar vendas em médio e longo prazo.
Os principais benefícios do marketing digital para as indústrias
Para entender de maneira clara as vantagens do marketing digital no setor industrial, primeiramente é interessante observar que por mais que a questão do desenvolvimento de estratégias seja um dos pontos principais, outras atribuições estão relacionadas com essa área, tais como:
- Mensurar resultados;
- Desenvolver as melhores formas de comunicação;
- Identificar ofertas mais atrativas;
- Analisar as oportunidades de crescimento no setor.
Devido aos fatores apresentados, os aspectos estudados pelos profissionais são diversos. Por exemplo, uma empresa que atua com materiais para a pintura industrial e uma das principais alternativas procuradas é a tinta epóxi preço, é preciso que exista uma análise referente ao alcance, valores, formas de fechar negócio e que tipo de conteúdo pode ser atribuído de acordo com as técnicas que serão empregadas.
Dessa maneira, entre as principais vantagens que podem ser obtidas estão mais oportunidades para as empresas, direcionamento para o público-alvo, mais recursos para análises e as possibilidades de interação proporcionadas pelas mais variadas plataformas digitais, desde reações e comentários até envio de e-mails, chats e compartilhamento.
Quando se considera o cenário geral, estabelecer um negócio rentável tem grande ligação com as estratégias desenvolvidas. No entanto, é fundamental que exista a elaboração cautelosa das medidas a serem tomadas, em especial, para atingir as pessoas certas e obter resultados que de fato sejam satisfatórios. Sendo assim, antes, durante e após estabelecer as estratégias, é imprescindível que existam ações como análises e monitoramentos.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.