Marketing no Instagram é uma das principais estratégias que são utilizadas para aumentar a presença das marcas e gerar contatos e vendas através das mídias sociais. O Instagram tem se mostrado cada vez mais forte. Nesse post trazemos as principais dicas para você tirar proveito disso da forma correta.
Gatilhos Mentais
2 cliques e pronto! A foto que apareceu no seu Instagram conquistou mais 1 seguidor.
Qual a real importância disso? Qual o valor de ter seguidores, como consegui-los, o que apresentar a eles no insta da sua marca ou como usar os dados obtidos através dessa rede social?
Cada vez mais surgem novas redes, mas algumas figuram no topo dos trabalhos de SMM (Social Media Marketing).
Junto com Facebook e Twitter, o Instagram vem ganhando mais e mais espaço, ampliando as possibilidades de negócios.
A pergunta a ser feita é: como você pode se posicionar ou posicionar sua marca de forma estratégica no Instagram?
Entenda os gatilhos mentais por trás do funcionamento do Instagram, aprenda dicas do que postar, estratégias capazes de gerar negócios, como dinamizar seu perfil e o que evitar para não queimar o seu nome ou a sua marca com erros comuns, que poucos falam a respeito.
Marketing no Instagram – Por onde começar?
Se você é um usuário de Instagram, certamente já está familiarizado com aplicativos de edição de imagens, uso de hashtags e reposts. Se você ainda não sabe o que é isso, não se preocupe. Deixe um comentário aqui no final do post solicitando nosso link tutorial para Instagram 😉
Adquirir uma conta no Instagram é extremamente fácil e gratuito. Após baixar o app no celular, você consegue configurar sua conta em poucos minutos, localizar seus contatos e conseguir muito mais deles.
A lógica por trás do Instagram está basicamente ancorada em 2 pilares: reciprocidade e imediatismo.
Reciprocidade porque você deve participar para que os demais participem também. Siga para ser seguido, curta para te curtirem.
Imediatismo porque bastam 2 cliques para 1 curtida, 1 clique para seguir outro insta, 1 clique para deixar de seguir, o simples arrastar da tela para visualizar as últimas publicações em segundos…enfim..tudo muito rápido e simples, conforme a rotina tem exigido cada vez mais.
Somado a isso, o Instagram propõe o engajamento através de imagens e vídeos curtos, o que torna a interação igualmente rápida. É uma rede essencialmente audiovisual. Se você quer conquistar relevância, deve se posicionar de acordo com a personalidade da plataforma, concorda?
Distribuir muito texto em uma mídia visual não tende a engajar tanto quanto um vídeo curto. Já numa mídia voltada a artigos, um material fotográfico não tende a ser tão relevante como um artigo qualidade.
Dicas para se posicionar no Instagram
O que publicar no Instagram?
De que forma você pode alimentar o Instagram da sua marca?
Conhecendo o seu público, você pode definir que tipo de informação poderá interessá-lo, sabendo que provavelmente sua audiência deseja uma dessas 3 coisas:
- informação útil,
- conteúdo de valor,
- ou entretenimento.
Veja algumas possibilidade de entregar essas expectativas:
Imagens de qualidade
Primeiramente, sabendo que se trata de uma mídia audiovisual, nunca negligencie a qualidade das imagens. Busque fotos que valorizem a mensagem/conteúdo que se deseja publicar.
Pode ser fotos de produtos, bastidores da marca, premiações, participação em eventos, o que fizer sentido para seu negócio, porém com foto de qualidade.
Conteúdos informativos
Entregar informação de valor e manter audiência informada é uma modalidade de postagem que visa gerar engajamento e manter os seguidores envolvidos com a marca.
Conteúdos motivacionais
Explorar frases inspiradoras é uma das formas de engajar sua audiência, especialmente quando tais frases são associadas a personagens carismáticos que eternizaram sua passagem com mensagens positivas.
Conteúdos criativos
Pesquisar temas ou conteúdos que viralizaram, fazer repost de outras publicações relevantes ou até mesmo fazer uso do humor para entreter são algumas opções também válidas.
Você também pode explorar mosaicos com a #puzzlefeed ou #instamosaico para inovar na alimentação, lembrando apenas que isso demandará postagens de 3 em 3 se não quiser desfazer o mosaico.
Destaques do Stories
O Stories é, na verdade, um recurso do Instagram para publicar conteúdos e deixá-los em destaque tanto no seu perfil como no feed dos seus seguidores.
Isso aumenta consideravelmente as chances de alcance do seu conteúdo. E, ainda, você pode armazená-los nos destaques caso sejam bastante relevantes.
Passos para descobrir qual o melhor conteúdo para o seu Instagram
Agora que você sabe o que publicar, que tal ter um passo a passo sobre como definir uma pauta e planejar a suas publicações de forma estratégica?
Acompanhe as próximas dicas:
Como obter ideias do que publicar no insta?
Pesquise. Faça uma curadoria de conteúdo. O que isso significa?
1- Siga os maiores formadores de opinião do seu nicho,
2- Assine suas respectivas news,
3- Esteja antenado com o que viraliza na web e adapte para o seu contexto.
Do que o seu público alvo gosta?
Investigue o seu público, do que ela gosta e o que ele curte nas redes sociais.
Além do público, você não pode ignorar seus concorrentes.
Já ouviu falar em benchmarking? Significa estudar sua concorrência a fim de obter insights. Observe como seus concorrentes estão se destacando e pense em como superá-los.
Compile e publique
Observe quais conclusões podem ser tiradas a partir da curadoria de conteúdo que foi feita e cruze com as suas pesquisas sobre o seu público-alvo.
Entregue o que é interessante para o seu público, curiosidades, ideias, soluções reais que conquistarão seu público e o farão terem vontade de seguir a sua marca.
Monitore
Depois de publicado, monitore o engajamento e as estatísticas de crescimento da sua rede.
Identifique um padrão para notar formatos que possuem melhor tração e replique.
Assessoria
Você precisa ler muito e, se não tiver tempo para estar a frente destas ações, considere um assessor, seja um social media ou até mesmo um copywriter (especializado em estruturas de comunicação persuasiva).
Estratégias de Marketing no Instagram
Depois de pesquisar, definir e implementar tudo o que você aprendeu sobre marketing no Instagram, é hora de entender algumas estratégias que podem ser aplicadas.
CTA – Call to Action
Você também pode usar o Instagram numa estratégia de inbound marketing.
É possível direcionar o usuário para outra página que tenha o propósito de capturar o lead.
Você poderá publicar um conteúdo direcionando para uma página de captura. Poder ser um link encurtado pelo bit.ly na descrição ou até mesmo um link no Stories.
Isso pode ser pensado especialmente quando se deseja formar uma lista de e-mail.
A lista integra o funil de relacionamento. É aonde estão todos os endereços de e-mail dos seus fortes contatos comerciais. Esse é um dos principais ativos da sua marca e, para ter valor, deve ser obtido de forma responsável e profissional.
Uma vez que o usuário cadastra o email, os leads são armazenados numa ferramenta própria para e-mail marketing, onde será possível se relacionar e gerar conversões para o seu negócio.
Como funciona essa estratégia?
1. Pense em um dos objetivos do seu público e resuma em uma frase.
Exemplo: Quer perder peso em 7 dias?
2. Crie uma squeeze page (uma página de captura) que ofereça uma recompensa digital (ou seja, um conteúdo de valor para seu público).
Exemplo: Cadastre seu e-mail aqui para receber uma video aula sobre como fazer essa bebida que fará vc desinchar em menos de 1 semana
3. Publique um post no seu instagram com finalidade cta (chamada para ação)
Exemplo: Aprenda uma técnica nova para emagrecer 3kg em menos de 1 semana. Acesse esse link enquanto está ativo
4. O post no Instagram redirecionará na verdade o usuário para sua página de captura, com alta possibilidade de conquistar o email daquele seguidor para sua lista de relacionamento. E a lista é, como dissemos, um dos maiores ativos da sua marca.
Por que seus seguidores do Pinterest te seguiriam no Instagram?
Falando em alimentação do Instagram, não há como deixar de falar em Transmídia.
Transmídia é quando uma mídia social conduz o internauta para outra rede.
Quando se tem muitas redes sociais, assistimos a usuários publicando a mesma informação em todas as redes, ao mesmo tempo.
Isso agiliza no sentido de manter todas as redes atualizadas, mas coloca uma questão em xeque:
Por que seguirei todas as redes sociais de uma marca se verei as mesmas informações? Teria o mesmo resultado que seguir apenas 1 rede social em vez de estar em todas as redes daquela marca, não é mesmo?
Por isso, uma vez estando presente em várias redes sociais, utilize-as para promover uma interconexão.
Promova um conteúdo com abordagens diversas, levando o visitante para outros canais, diversificando o conteúdo, e alternando os horários.
Cada rede tem uma linguagem mais apropriada. O seu público possui diversas contas e a chave é chegar a ele em momentos diferentes.
Você até pode publicar o mesmo conteúdo em redes diferentes, mas alterne os horários. Assim, quem não viu aquela chamada na 2a pela manhã, pode vê-la na 3a à tarde, por exemplo.
Conforme você acompanhar os horários de maior engajamento, será possível planejar transmídia da forma mais eficiente.
Como lucrar através do Marketing no Instagram?
Além de ser a ponte de relacionamento, o Instagram oferece algumas maneiras de rentabilizar, direta ou indiretamente.
Gerando lucros diretos
Podemos mencionar a possibilidade de:
Publiposts
Quando você tem uma audiência engajada, é possível trabalhar com publiposts, ou seja, posts pagos divulgando outras marcas .
Infoprodutos
É possível tanto produzir infoprodutos (ebooks e treinamentos) como vender infoproduto como afiliado. Você também pode encontrar infoprodutos para se afiliar em plataformas como hotmart, eduzz ou monetizze. Assim, ao divulgar um link na sua bio, um cliente que acessar e efetuar a compra poderá gerar rendimentos extras.
Produtos/Serviços
Naturalmente, se você se fortalece como marca através do seu Instagram, obtem potenciais clientes para sua marca. Afinal, usuários que acompanham as suas publicações estão propensos a se tornar seus clientes na medida em que precisarem dos seus serviços. Aliás, esse é um dos pilares do Inbound Marketing.
Gerando lucros indireto
Parcerias
Por exemplo, divulgar parceiros e negociar com aqueles que possuem grande número de seguidores para que o divulguem também.
Geomarketing
Isso porque o Instagram fornece dados estratégicos sobre os seus seguidores através de apps e ferramentas que podem ajudá-lo a delinear de onde é o seu nicho de maior impacto, ou seja, aqueles que são mais receptivos em relação à sua marca. Se você, por exemplo, possui mais seguidores em SP do que no RJ, já terá um dado determinante quando pensar aonde agendar uma palestra.
Seguidores
Seguidores não são necessariamente clientes, mas são contatos, que poderão indicar também a outros contatos. Por isso, o Cliente é tido como Mídia. A força está nessa divulgação. Quantos pedidos na sua loja virtual podem ser originados se você divulgar por exemplo no seu Instagram de 100 mil seguidores que sua loja está queimando o estoque com 50% de desconto em todos os produtos?
Delegar com inteligência
O Instagram, acima de tudo, conferirá maior credibilidade à sua marca, gerando muito mais contatos e, assim, potencializando a performance do seu negócio.
Se você não tem tempo para planejar uma pauta, desenvolver conteúdos, publicar consistentemente e usar o Instagram para fortalecer sua marca ou gerar mais negócios, consulte uma agência de marketing digital especializada.
Delegar também é estratégico!
Criado em Abril de 2016. Atualizado em Fevereiro de 2019.