O marketing digital usa muito de métricas para todo o processo de produção e planejamento. Mas quais são as melhores métricas de marketing digital? Veja aqui quais elas são, e faça o seu trabalho de forma muito mais fácil, mas com muito mais informação também!
Existem várias métricas de acordo com os nossos objetivos e etapas de trabalho. Por isso nós fizemos uma seleção das melhores métricas do marketing digital de acordo com as suas categorias. Confira!
As melhores métricas de Marketing Digital
Existem inúmeras métricas usadas no marketing digital, o que dificulta muito no trabalho, pois nos perdemos no meio de tantas. Afinal quais são as melhores métricas de marketing digital? Veja agora mesmo!
VENDAS
Aqui temos 4 métricas que são bastante úteis e importantes para garantir o sucesso de uma campanha de marketing digital.
1- ROI
Esta é, sem dúvida, uma das métricas mais importantes de todas para as empresas. Ela trabalha diretamente com o lucro obtido, e por isso é muito usada pelas empresas dedicadas ao marketing digital.
Esta métrica indica-nos o retorno do valor que investimos, além de revelar quando o investimento deve ser feito, e se ele deve ser feito.
2 – CAC
Esta métrica diz respeito ao custo de cada cliente. Esta métrica diz-nos quanto uma empresa está gastando para conseguir mais um cliente.
Para fazer este cálculo deve somar as despesas que a empresa teve com o marketing (e vendas também), e depois comparar com os clientes que entraram durante esse período.
3 – Ticket Médio
Esta métrica diz-nos, em média, qual o valor que cada um dos clientes gasta na empresa. Isto permite que adapte as suas ações tendo em conta as informações dadas.
4 – LTV
O LTV, ou Lifetime Value, é uma métrica que nos mostra quanto tempo um cliente está usando os nossos serviços ou produtos. Esta métrica é particularmente importante para empresas que ofereçam um serviço recorrente.
CAMPANHAS PAGAS
Aqui temos 3 grandes métricas que se encontram entre as melhores métricas de marketing digital.
1 – CTR
CTR, ou Click-through-rate, em português, taxa de cliques, é uma métrica que nos permite entender a efetividade de um determinado anúncio.
Aqui poderá obter informações valiosas sobre:
- textos
- imagens
- segmentação
- palavras-chave
2 – CPC
Esta métrica diz-nos o custo por clique. E por isso é bastante importante nas campanhas de tráfego pago.
Ela mostra-nos o valor que estamos investindo em cada pessoa que entra no site, e permite avaliar quais os anúncios estão tendo uma melhor performance.
3 – CPL
Esta métrica mostra-nos o custo por lead. Embora a maior parte das empresas prefira saber o custo por clique, é de suma importância que se estabeleça uma boa relação com o nosso consumidor. E por isso esta métrica é tão importante.
No entanto devemos ter em mente que quanto maior por o CPL, maior terá de ser a conversão em clientes, e maior terá de ser o ticket médio.
Agora que já sabe quais são as melhores métricas de marketing digital, não deixe de estar sempre a par de todas elas nas suas estratégias de marketing digital.