Pesquisar
Close this search box.

O marketing indireto funciona no meio digital?

Após as inúmeras novidades e estratégias que o marketing digital trouxe, muitas pessoas o abraçaram e viram grandes resultados. O marketing é uma área imensa e ainda existem muitos pontos para serem explorados, como o marketing indireto.

Diversas pessoas ainda não sabem o que é o marketing indireto e nem como ele pode fazer toda a diferença no meio da sua campanha e da sua marca.

Por isso, preparamos este material para te ensinar desde o zero o que é o marketing indireto e como aplicá-lo de forma eficaz no seu negócio.

O que é o marketing indireto?

Você já deve conhecer o famoso marketing direto e convencional, aquele em que o dono da marca aparece nas suas redes sociais ou entrar em contato com você para oferecer o seu produto ou serviço.

Já no marketing indireto, você não fala da sua marca ou do seu produto de primeira, você aborda assuntos relacionados ao seu serviço para começar a introduzir o seu cliente neste universo e atraí-lo para conhecer a sua marca.

Existem muitas pessoas que não gostam do marketing direto, ou seja, de só ver propagandas e anúncios de serviços e produtos.

Por isso, o marketing indireto é um grande aliado para atrair essas pessoas também

Como fazer o marketing indireto?

Dentre várias maneiras existentes para colocar em prática o marketing indireto, selecionamos algumas formas que são mais viáveis e acessíveis para você testar essas estratégias.

Fotos

Publicar fotos e posts nos perfis das redes sociais da sua marca já é uma super dica dentro do marketing para atrair novos clientes, mas ela também serve para o marketing indireto.

Ao invés de publicar fotos sobre o seu produto ou serviço, você pode publicar fotos dos seus clientes felizes com o trabalho que você fornece ou pode postar imagens mostrando como funciona o preparo do seu produto.



Isso é uma forma indireta de mostrar a qualidade do que você oferece sem realmente divulgar o seu produto de uma vez, mas preparando o usuário para a ótima experiência que ele terá se contratar o seu serviço.

Vídeos

Vídeos também são uma ótima opção, assim como as fotos, eles também podem mostrar como funciona o dia a dia da sua equipe e como é feito o preparo do seu produto.

O diferencial dos vídeos é que eles são bem mais interativos e cativantes, as pessoas gastam mais tempo assistindo um vídeo explicando sobre o Twitter Ads do que lendo um artigo enorme em algum site.

Por isso, preparar vídeos mostrando os bastidores do seu trabalho ou até mesmo explicar sobre algum assunto relacionado ao seu produto também é uma forma indireta de divulgar a sua marca e atrair mais clientes.

Material informativo e de qualidade

Outro ponto muito importante em qualquer estratégia de marketing, e principalmente, no marketing indireto é produzir materiais de qualidade para os seus clientes ou potenciais clientes.

Esses materiais podem ser artigos, e-books ou fotos e vídeos, como mencionamos anteriormente.

O importante é sempre pensar em como essas informações podem ajudar o seu público e fazer com que eles comecem a estar por dentro da sua marca.

Essa é uma ótima estratégia para quem já conhece o marketing de conteúdo, sabe da sua importância e o põe em prática para obter grandes resultados.

Gatilhos mentais

Um grande aliado do marketing indireto são os gatilhos mentais, trata-se de um conjunto de ações realizadas com base em algum estímulo que a informação pode gerar na mente do seu cliente e influencia-lo a comprar o seu produto ou serviço.

Os gatilhos mentais são quase imperceptíveis para os clientes que não sabem o que são esses gatilhos, e mesmo que saibam, é muito difícil evitá-los já que a resposta do cérebro é quase imediata.

E dentro das dicas que apresentamos você consegue incluir alguns dos gatilhos mais usados no meio do marketing, como:

  • Urgência;
  • Autoridade;
  • Reciprocidade;
  • Prova sociais;
  • Antecipação;
  • Escassez;
  • Novidade e outros.

 



Esses gatilhos são muito usados para atrair novos clientes e fidelizar os que você já possui, eles podem turbinar outras estratégias do marketing como o inbound marketing e até mesmo o tráfego pago.

Na internet existe um vasto material que vai a fundo nos gatilhos mentais e explica tudo o que você precisa saber para aplicá-los nas suas estratégias.

Considerações finais

O universo digital é gigante e ainda existe muita coisa para aprender e aperfeiçoar, por isso, nunca deixe de estar por dentro de tudo o que envolve o marketing e a sua área de atuação.

Lembre-se sempre de se preocupar com os seus clientes e de oferecer materiais e orientações valiosas que realmente farão a diferença na vida das pessoas.

Compartilhe:

Veja também: