Alguma vez você já ouviu falar de marca, logo, slogan? Já se perguntou a diferença entre marca e logo, ou se são a mesma coisa? Ou então, por que algumas empresas fazem tanto sucesso e estão sempre entre as mais lembradas e consumidas pelas pessoas? Já ouviu falar sobre branding? Não?! Pois hoje você aprenderá sobre esse conceito e como ele é de vital importância para uma empresa.
O que é marca?
A marca da empresa é tudo o que a caracteriza e a representa, sejam características tangíveis ou não, e que são: logo, mascote, música, design dos produtos, entre outros. Por exemplo, quando alguém ouve falar da coca – cola, o que vem à mente? O rótulo com todos os detalhes (cores, design, nome), as músicas dos comerciais, o urso polar, o almoço com a família, entre outras mais características que representam a marca Coca – cola e estão tão incrustrados nas nossas mentes que em qualquer lugar do mundo, qualquer pessoa é capaz de reconhece – la por esses itens citados. Isso é válido para inúmeras outras marcas de empresas como Apple, Adidas, Nike, Pepsi, Heineken, etc.
Marca ≠ Logo
Muita confusão é causada pela dúvida se há diferença ou não entre logo e marca. O logo é a parte visual do produto, empresa ou instituição que é geralmente estilizado e permite ao consumidor identificar ao que se refere. Por exemplo, a maçã que é o logo da empresa Apple ou a estrela vermelha com o nome Heineken que é logo que identifica a cervejaria holandesa. Já a marca, como exposto no tópico anterior, é tudo o que caracteriza a empresa, seja tangível ou não (logo, música, slogan), como por exemplo a garrafa verde, o rótulo com o logo, ou o slogan “Open your world”, que caracterizam a empresa Heineken.
O que é branding?
O branding, ou gestão de marcas, é um conjunto de ações ou soluções voltadas a construir uma percepção positiva do público – alvo para com uma marca, de forma que gere valor para ela, ou seja, é como a marca ou empresa gostaria que o seu consumidor a interpretasse.
O branding pode estar relacionado tanto com a criação e administração de uma nova marca, como também no reposicionamento de uma marca já existente no mercado. Para se fazer um bom branding, normalmente divide – se a produção em três etapas que seriam:
1. Detalhamento do público alvo: quando a empresa irá descobrir qual será o seu público – alvo, pesquisando sobre as principais características desse grupo de forma que possa ser feita uma boa segmentação, evitando assim falhas nas outras etapas.
2. Posicionamento da marca: quando seu público – alvo for definido, então a marca terá que criar uma forma de identificação que esteja de acordo com as características daquele grupo específico, que vá de encontro ao que esses consumidores esperam dela, e fazendo com que eles criem uma identidade com a marca.
3. Construção multissensorial: na última etapa, a marca deve fazer uma exploração de todas as questões relacionadas ao público – alvo. A criação do logo é de extrema importância, assim como de slogans e músicas que chamem a atenção do consumidor, bem como de aromas característicos que seriam atrativos àquele grupo, ou seja, explorar ao máximo todas as sensações que possam fazer com que o consumidor seja fiel aquela marca, mantendo – a sempre como sua primeira opção. Isso é de fundamental para o sucesso de uma empresa no mercado!
E aí, curtiu conhecer sobre o que é o branding? Fique ligado nas nossas dicas.