Sabe o que é PPC? Quando iniciamos qualquer campanha de publicidade online ficamos na dúvida se devemos investir em SEO, em em publicidade paga. Quando optamos pela segunda via, aparece-nos a opção PPC. Mas afinal o que é isso? Para que serve? Será mais vantajoso do que outras estratégias de marketing digital? É isso que veremos agora.
Existem várias formas de se fazer publicidade na Internet. Uma dela é através do uso de técnicas de SEO na página para aumentar as buscas orgânicas, mas também existe uma modalidade que coloca a sua página no topo dos motores de busca ao pagar uma dada quantia por clique.
Isso é o que nós chamamos de Pay per click, ou pague por clique, daí a sigla PPC. Mas o que é PPC, para que serve? Como funciona? É isso que veremos a seguir.
O que é PPC? Como funciona?
Como mencionei anteriormente, PPC é um sistema em que a empresa paga por cada clique em sua página.
O melhor local para fazer campanhas de PPC, onde apenas são pagos os cliques que direcionam para a página que você quer, é através do Google Adwords. Em outros artigos anteriores já falamos sobre como funciona o Adwords, por isso vale a pena uma conferida para um maior detalhe.
Portanto, resumindo, o PPC não passa de uma das modalidades disponíveis de fazer publicidade na Internet. Aqui, a única coisa que você tem de fazer é estudar um valor que está disposto a pagar por cada visita ao seu site. Depois é o próprio Google Adwords que trata do resto.
Agora que já sabe o que é PPC, é importante que siga alguns passos para que obtenha bons resultados em suas campanhas.
SEGMENTAÇÃO
É muito importante que consiga fazer uma boa segmentação do seu público-alvo. As campanhas no Google Adwords permite que você escolha as pessoas a quem a sua campanha será mostrada de acordo com uma série de fatores que escolhe, desde idade, localização, ou interesses pessoais, por exemplo.
Quando consegue fazer uma boa segmentação do seu público-alvo, a probabilidade da campanha gerar bons frutos é elevada, por isso estude bem quem são os seus potenciais clientes.
PALAVRA-CHAVE
A escolha da palavra-chave é fundamental para que uma campanha funcione às mil maravilhas. De fato, não basta saber o que é PPC para se conseguir uma campanha de mestre. É fundamental que estude muito bem quais as palavras-chave a usar na sua campanha.
É através delas que a Google irá mostrar os seus anúncios, então tem de garantir que elas serão pesquisadas pelas pessoas que você quer atingir com a sua campanha.
Lembre-se que o fato de pagar para aparecer no topo dos motores de busca não é sinônimo de vendas. Para isso, é necessário que o anúncio esteja muito bem elaborado, e que tenha estudado muito bem o seu público-alvo, e as palavras-chave a usar.
Espero que tenha esclarecido o que é PPC e não se esqueça de utilizar todos os truques de marketing de conteúdo em sua próxima campanha.