O que é um estrategista digital?

Tempo de leitura: 7 minutos

As vendas de curso online estão cada vez mais fortes e muitas delas acontecem através de uma estratégia de lançamento.

De um lado, tem aqueles que desconfiam desse modelo de negócio e não podem ver um profissional lançando seu curso que logo pensam: “mais um vendedor de curso”

Do outro lado, tem aqueles que faturam cada vez mais e, claro, gravam cada vez mais cursos. Conquistam múltiplos dígitos de renda mensal e trazem a liberdade financeira como “a vedete dos olhos”.

Só que tem também aqueles que acreditam no poder desse modelo de negócio, porém não conseguem faturar como gostariam, e tão pouco percebem o que falta para conquistarem resultados de verdade

E é aí que entra o grande poder de um estrategista digital.

Para quem é o Estrategista Digital?

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Infoprodutores, lançadores ou qualquer um que empreenda no univeso digital pode ser beneficiar da consultoria ou parceria junto a um estrategista digital.

Considerando propriamente o lançamento de infoproduto em si, você se identifica com alguma dessa situações?

Situação 1

Era uma vez um produtor de conteúdo que postava muito, usava incansavelmente as redes sociais, gravava vídeos, fazendo reels, stories, publicando imagens/vídeos, conduzindo lives, legendas, respondendo seguidores e inscritos.

Sua audiência estava crescendo e se mostrava engajada até que um dia conheceu o Fórmula de Lançamento e decidiu lançar um curso online.

Descobriu que poderia fazer um evento online para avisar seu público que era possível comprar seu curso por apenas 7 dias e, com isso, haveria um pico de faturamento num curto período de tempo.

Gravou aulas, criou um produto, preparou um evento online, engajou com o público e, na hora de abrir o carrinho, as tão sonhadas vendas não aconteceram. O que pode ter ocorrido?

Situação 2

Era uma vez um professor muito querido pelos alunos, elogiado por sua didática e apaixonado por ensinar.

Um dia, falaram que ele poderia ser muito bem sucedido na internet já que não estaria limitado pelo espaço físico. Ele poderia conquistar mais escala online. Impactando muito mais pessoas, não haveria limite para seu faturamento.

Esse professor entra na internet, descobre que tem muita facilidade em se posicionar, criar conteúdo, alimentar suas redes sociais. Tem aquele que se faz nas redes sociais ou que investe esforço no Youtube, grava vídeos, estuda como otimizar, mas simplesmente não emplaca.

Ele até conquista alguma audiência, tenta lançar o curso mas os resultados são muito tímidos. Por que será?

Situação 3

Era uma vez um empreendedor esgotado pelo seu modelo de negócio no mundo físico.

Um dia, ele é impactado por um anúncio e descobre que é possível usar a internet para gerir um negócio digital, com mais resultado e muito mais liberdade.

Percebe que deve transformar seu conhecimento em infoproduto, ou seja, um curso online.

Ele descobre que existe um método de venda onde é possível faturar múltiplos dígitos em 7 dias. O ponto é que ele não consegue executar todo o plano. Trava na hora de construir seu produto e não faz ideia de como tirar a ideia do papel. E agora?

Situação 4

Era uma vez um profissional extremamente competente, habilidoso e com conhecimento valioso, que poderia ser vendido através de um treinamento online.

Esse profissional descobre que ele pode vender esse treinamento através de um lançamento, ou seja, um evento online para atrair milhares de pessoas com interesse no seu segmento.

Ele compra a Fórmula do Lançamento, segue o passo a passo do processo, mas acaba com resultado negativo. O que pode ter acontecido?

É claro que além desses casos, existem muitas outras situações.

Há casos em que especialistas em algum assunto entram no mercado de infoprodução, conquistam bons resultados no 1o lançamento, mas depois não sustentam.

Há casos em que sabem o que precisa ser feito mas entende que é fundamental terceirizar algumas etapas e não sabe a quem recorrer, ou como organizar seu negócio na esfera digital.

Há casos em que desejam vender um treinamento online, mas não através de uma estratégia de lançamento e precisam de apoio na implementação de um funil de vendas.

Enfim…vender curso pode ser um ótimo negócio, mas muitos desafios podem surgir no processo e, por ser um mercado relativamente novo,  não é tão simples ter acesso a um consultor, ou melhor, a um estrategista digital.

Quem é o Estrategista Digital?

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O estrategista digital é a figura que possui uma visão 360 graus dos processos envolvidos na venda de um curso online. Ele auxilia na construção da oferta e na definição da melhor estratégia de venda daquele produto.

O que faz o Estrategista Digital?

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O estrategista digital auxilia na construção da oferta, na concepção do infoproduto e na implementação de uma estratégia de venda.

Vai um pouco além...

Ele também pode analisar o posicionamento digital e definir possibilidades para crescimento/construção de autoridade.

O estrategista preferencialmente deve dominar todas as etapas envolvidas nas vendas online de infoprodutos para ter senso crítico em relação à performance do lançamento (ou de outra estratégia de funil de vendas). 

Seu papel é muito semelhante ao de um gestor, que entende os processos envolvidos e coordena a execução de todas as tarefas necessárias para que o projeto seja executado da melhor forma possível.

Quem faz o quê?

O ponto é que temos diferentes players assumindo papéis específicos durante o processo de um lançamento, por exemplo. 

Existe a figura que cuida do tráfego, ou do copy, ou da produção de vídeos, ou do design…e como fazer para que todos estejam alinhados?

O professor ou infoprodutor normalmente está plenamente envolvido com a produção de conteúdo e com os seus alunos.

Comparando com uma escola

Pense numa escola. Quando o instrutor cria material e ensina aos alunos, quem gerencia a captação de novos alunos?

Não é muito diferente do curso online. 

Por mais que seja mais enxuto que uma instituição de ensino, trata-se de um negócio e, como tal, não basta ensinar e interagir com o público. É necessário pensar no conjunto como um todo.

Assim, é possível se unir a um coprodutor (que funciona como uma sociedade, dividindo responsabilidades de gestão) ou é possível considerar um estrategista (que seria como um consultor, analisando os dados e propondo possibilidades).

Estrategista Digital vale a pena?

Muitas vezes, o papel do estrategista acaba sendo exercido por um dos próprios infoprodutores, mas nem sempre esse é o melhor dos cenários, já que a figura central está muito envolvida no processo, alheia a outras possibilidades.

Se você ainda não sabe se vale a pena considerar um estrategista, finalizamos com a frase de Paul Levesque: “A estratégia de ontem foi o que nos possibilitou sobreviver até agora, mas uma nova estratégia deve ser criada se quisermos garantir nossa sobrevivência no futuro.”