Por que aplicar técnicas de SEO para blog?

Tempo de leitura: 3 minutos

Muitas pessoas questionam “por que aplicar técnicas de SEO para Blog? “. Bem, na verdade, sem estas técnicas pode ser bem difícil sobreviver no mundo dos Blogs, e muito porque os blog dependem de tráfego para sobreviver. Mas até que ponto as técnicas de SEO podem ajudar? É isso que veremos a seguir.

O SEO é uma das técnicas mais discutidas no marketing digital, principalmente em marketing de conteúdo. Isto porque se trata de técnicas cujo objetivo passa por melhorar o posicionamento de um blog, ou página, nos motores de busca.

Quem almeja resultados expressivos, precisa figurar na 1a página dos resultados de pesquisa.

SEO é a sigla que designa Search Engine  Optimization, que em português quer dizer otimização para motores de busca. Como o nome indica, estas técnicas permitem que o seu blog, ou página, esteja otimizado para os motores de busca, como o Google, fazendo com que alcance bom rankeamento nas pesquisas.

técnicas de seo para blogs

Vejamos agora a resposta para a pergunta: por que aplicar técnicas de SEO para Blog? E vejamos ainda quais as vantagens de usarmos essas técnicas.

Quais as vantagens?

Muitos blogs e páginas não recorrem a técnicas de SEO para otimização, e mesmo assim conseguem chegar ao topo dos motores de busca. Então, por que aplicar técnicas de SEO para Blog?

A resposta é simples. Só existem duas formas de alcançar os primeiros lugares nos motores de busca: links patrocinados e otimização das páginas / blogs.

Os links patrocinados fazem com que você alcance os primeiros lugares instantaneamente, mas porque se pagou por isso. Ou seja, esse “sucesso” temporário não nos garante uma boa posição a longo prazo, e tampouco nos diz que as pessoas que entraram no nosso blog de fato se interessaram por ele.

por que usar técnicas de seo para blog e páginas

Ao contrário, usando a otimização do seu blog por meio do uso de técnicas de SEO, permite que você alcance melhores posições, embora mais vagarosamente, mas com visitas reais, de forma orgânica.

Por isso, podemos dizer que o principal objetivo do SEO é fazer com que o seu blog, ou página, apareçam nos motores de busca em lugares mais acima possível, isto sempre com base nas palavras-chave que os usuários digitam.

Quando as técnicas de SEO são bem aplicadas, as visitas orgânicas são muito maiores, e isto não se dá por mero acaso, ou porque o site já está no ar há muito tempo.

SEO para Google

Muitas pessoas pensam que as técnicas de SEO apenas resultam para o Google, quando na verdade elas são excelentes para todos os outros motores de busca, como o caso do Yahoo.

Por essa razão, quando me perguntam, sempre ressalvo esta questão, pois estas técnicas também repercutirão nos demais motores de busca.

porque usar técnicas de seo para blogs

Com toda a certeza, se você fizer uso das técnicas de SEO apropriadas, os resultados dos seus blogs e páginas poderão ser bastante satisfatórios.

Obviamente que este não é um trabalho fácil, requer muito planejamento e Know-how específico.  Mas com esforço e dedicação, conseguiremos levar o nosso projeto a bom porto.

Por isso mesmo as empresas têm dedicado grande parte do seu tempo de Marketing Digital planejando e executando as mais variadas técnicas para aumentar suas visitas orgânicas. O resultado não será imediato, mas renderá frutos naturalmente.

Então, resumindo: “Por que usar técnicas de SEO para Blog?” – Para que consiga elevar as posições do seu blog / página nos motores de busca, com visitas orgânicas, essenciais para o crescimento a médio e longo prazo.

Para evidenciar a importância do blog otimizado em estratégias de seo, elaboramos o infográfico abaixo, confira:

5 motivos para nutrir um blog em sua estratégia de SEO
5 motivos para nutrir um blog em sua estratégia de SEO

Continue a leitura sobre otimização em:

Tudo sobre Otimização de Sites