Tempo de leitura: 4 minutos
Se as redes sociais começaram como uma forma de manter contato com os amigos, hoje elas se tornaram poderosas ferramentas de marketing.
Marcas e profissionais investem cada vez mais, sendo importante considerar alguns cuidados para não queimar a imagem da sua empresa ou do seu negócio ao postar conteúdos nas mídias sociais. Se você também faz parte desse grupo, confira o post!
Cuidado #1- De quem é a audiência?
Se você tem 20 mil seguidores na sua fanpage, tenha em mente que não são sua audiência.
Trata-se de uma audiência do Facebook que simplesmente segue a sua página. E o que isso signfica?
Se o Facebook bloquear a sua conta, como você terá acesso aos seus seguidores e métricas da página?
O Facebook faz a intermediação e o seu domínio está acima das suas pretensões.
A dica é usar o Facebook para gerar tráfego e gerar leads para a sua estrutura. Mantenha sua audiência aquecida em locais próprios sob o seu controle como site, blog e funil de e-mail.
Cuidado # 2 – De quem são as regras?
Complementando o cuidado 1, lembre-se que regras são da plataforma, e não sua.
Se um belo dia, o Facebook decidir que você precisará pagar uma mensalidade para ter uma Fanpage, por exemplo, você também não poderá fazer nada a respeito.
Ou seja, você é refém das regras e possibilidades de cada plataforma.
Não monte estratégias que dependam exclusivamente das mídias sociais. Uma Fanpage não substitui um site, seguidores não substituem listas de e-mail. Uma estratégia não mata outra. O segredo é diversificar.
Cuidado # 3 – Métricas de Vaidade
Não se iluda com métricas de vaidade.
Se vc tiver 100.000 seguidores, mas não conseguir identificar 1 única venda que um deles te gerou por causa das suas publicações, de nada adianta investir esforços nisso, concorda?
A dica é definir qual é o papel de cada mídia social na sua estratégica e mensurar quais são os resultados que estão sendo gerados. Quantos leads? Quantos contatos? Quantas vendas?
Se você tiver poucos seguidores, mas gerar 5 vendas, poderá se considerar mais bem sucedido do que uma marca com o triplo de seguidores, mas metade das vendas, não concorda? O que realmente importa está muito além das curtidas, tenha isso em mente.
Cuidado #4 – Alcance orgânico está em declínio
Quando você publica um conteúdo, e o algoritmo do Facebook – Edge Rank – decide que apenas um pequeno percentual dos seus seguidores receberá esse conteúdo organicamente, você provavelmente não terá outro caminho a não ser pagar para que sua publicação chegue a todos.
Ou seja, o alcance sem custo através do Facebook tem sido cada vez menor. E o mesmo está ocorrendo com o Instagram.
Não se iniba pelo aparente baixo engajamento. O alcance orgânico dificilmente promoverá os mesmos resultados que o investimento em ads.
Cuidado #5 – Cansei das redes sociais?
Depois desses alertas, poderá ficar a sensação de que redes sociais é perda de tempo para quem tem baixo orçamento. E o principal cuidado é: abandone essa ideia!
Não faz o menor sentido ficar fora das redes sociais quando o seu público só cresce por lá.
O propósito aqui é deixar claro qual o cenário atual para quem destina esforços de marketing a essas plataformas.
Para que serve a nutrição orgânica das redes sociais?
– distribuição do seu conteúdo;
– aumentar o alcance das suas postagens;
– conquistar links sociais e links de referência para fortalecer o trabalho de seo;
– fortalecer a marca.. que é o famoso branding;
– gerar leads para os seus funis de vendas.
Naturalmente,quando houver uma estratégia que faça sentido.. invista em campanhas pagas.
Tráfego pago apresenta resultados fantásticos em diversos funis de vendas.
Agora, a pergunta é: qual desses alertas você ignorou e vai começar a se proteger a respeito?
Agência do Site é uma agência de marketing digital especializada em criação de sites e estratégias de divulgação online. Se você quer focar no seu negócio para que especialistas cuidem do seu marketing digital, entre em contato com nosso time.