Tipos de Logo
Entender os tipos de logo é importante na hora de apresentar o seu briefing ao profissional que desenvolver seu logo.
Há vários tipos de logo e aqui apresentaremos algumas das formas mais consagradas, as quais devem, independente do formato adotado, transmitir qualidade e profissionalismo.
Em um mercado cada vez mais concorrido, ter uma identidade visual para sua marca é vital para melhorar a performance da sua divulgação.
Essa produção deve ser realizada por profissionais especializados, que possam apresentar um resultado satisfatório.
Os tipos de logo podem ser vários, mas vamos considerar aqui alguns grupos principais.
Tipo de Logo 1 : LogosTipográficos (WordMark)
Os logos feitos somente a partir de texto são alguns dos mais utilizados.
Eles são utilizados por exemplo quando a marca possui um nome expressivo, um nome próprio que já se destaca e é reconhecido na mente das pessoas.
A ideia é justamente comunicar de forma imediata e clara o nome da sua empresa.
Ah sim! Esse tipo de logo é muito comum quando deseja divulgar o nome do profissional envolvido.
Por exemplo, quando a sua marca é o seu nome, enquanto profissional responsável pelo serviço. Exemplos: Dra Vitória Regina – pediatra; Prof. Carlos Ramos – professor; etc
Tipo de Logo 2: Logos simbólicos (Brandmark)
Os logotipos de símbolo são uma forma bastante impactante de divulgar uma marca.
É um ícone ou um símbolo, sem texto, que passa a ideia de uma determinada marca e as pessoas, ao baterem o olho, já saberão quem é.
Contudo, como estamos falando de um símbolo, nem todos poderão associá-la à empresa em questão caso não a conheçam até então.
Esse tipo é mais indicado para empresas globais, reconhecidas mundialmente dado o tempo de sua existência.
Tipo de Logo 3: Combinação de símbolo e texto
A união de símbolo e texto é uma das formas mais consagradas de logotipo, ou seja, as preferencialmente solicitadas pelo nosso público de empreendedores.
O texto já passa a mensagem, enquanto que o ícone complementa a informação.
Muitas empresas líderes de mercado utilizam esse tipo de logo, caso da Adidas, Pizza Hut, Xbox. Além de ser mais versátil, esse formato permite que, caso necessário, texto e símbolo possam ser divididos e atuem de forma independente.
A evolução para Logos Integrados, ou, LOGOMARCAS
Ao contrário do anterior, um logo integrado dificilmente pode ter símbolo e texto separados, já que o ícone é integrado com a escrita. Logo, seu desenvolvimento é naturalmente mais trabalhoso.
Em contrapartida, o logo é mais compacto e de ainda mais fácil identificação junto aos consumidores.
A grande sacada é fortalecer o nome da marca e deixar que o símbolo seja apenas um acessório para valorizá-la, ao invés de assumir um papel tão ou mais importante que o nome da marca em si.
- Logo com a Inicial
Uma variante do logo tipográfico é o logo com a inicial do nome, comum em marcas com nomes muito extensos.
Este caso também se utiliza de texto, mas apenas as iniciais do nome da empresa. Esses tipos de logo são indicados especialmente para nomes muito extenso e de difícil memorização.
É possível minimizar isso destacando as iniciais da marca em um formato estilizado e com um visual bastante marcante.
Um exemplo é a GE, mais fácil de lembrar do General Eletric – nome completo da empresa.
Para encontrar os tipos de logo mais adequado para sua empresa, nada melhor do que discutir com um profissional qualificado. Nós podemos ajudar !
Com mais de 12 anos no mercado, e mais de 10.000 logos criados, nós, da Agência do Site, teremos grande satisfação em desenvolver o seu projeto.
Conheça já os nossos planos de criação de logotipo!
Se quer entender mais sobre o assunto, continue a leitura aqui: