Tempo de leitura: 10 minutos
Logo, Logotipo ou Logomarca? Qual deles você precisa? Principalmente, como o logo afeta a sua estratégia de marketing e vendas? Nesse post trazemos as diferenças, mas principalmente alertamos sobre o impacto do logo no seu negócio.
Como o logo afeta as vendas de um negócio?
Não perca tempo nem dinheiro com logos que não ajudam o seu negócio. Para isso, preste atenção nessas dicas.
Quando definir o seu logo, pense na aplicação, na identidade visual e qual será o papel dele no seu marketing.
Muitos empreendedores se preocupam em ter um logo, mas não projetam essa arte para o trabalho de marketing.
Muitas vezes, aprovam artes segundo o seu gosto e o gosto dos seus familiares. O resultado pode ser um projeto muito mais alinhado ao próprio estilo do que ao estilo do público a que se deseja atingir.
Um dos papéis da identidade visual é impactar o público e, se não houver sinergia com a proposta de marketing, o logo afetará negativamente a performance do projeto.
Algumas perguntas que podem ser feitas são:
- o logo é para mim ou para o meu público?
- o logo faz sentido com a comunicação da marca?
- o que é melhor: um logo que represente meus anseios ou um logo que ajude a gerar mais vendas?
Quando escolher o logotipo para o seu negócio, coloque-se no lugar da sua audiência.
Se você adora azul marinho, mas o seu público é essencialmente feminino, talvez a sua cor preferida não seja a melhor opção.
Se você adora borboletas, mas o seu marketing visa atingir investidores, dificilmente esse será o melhor elemento para o logo.
O logo precisa ser coerente com a sua divulgação. O logo precisa ser, acima de tudo, estratégico!
Agora que você entende a importância de criar logo, confira os próximos conteúdos, mostrando as diferenças entre os termos e alguns exemplos práticos de projetos de sucesso.

O que é Logotipo?
Pode ser entendido como:
Logotipo é: “um símbolo composto por uma imagem, estilização de letra ou agrupamento de letras compondo um design exclusivo, destinado a identificar uma Empresa, Marca ou Produto” Do ponto de vista prático, é uma arte que representa a sua marca focando na tipografia
Etimologicamente, temos “Logos” (palavra grega que significa “conceito” ou “significado”) e “typos” (também grega que significa figura ou símbolo”). Assim, Logotipo significaria “figura ou símbolo de um conceito”.
Na prática, o logotipo é o termo usado para se referir a uma arte que representa uma marca.
Aqui na Agência do Site utilizamos Logotipo quando nos referimos a um projeto focado na Tipografia.
Isso porque existem alguns principais Tipos de Logo.
- Quando possui apenas o nome da marca, chamamos de Logo Tipográfico.
- Quando possui, além do nome da marca, um símbolo, denominamos Logo Integrado ou Logomarca.
- Quando possui apenas o símbolo, sem o nome, é o Logo Simbólico
Para entender mais sobre essas diferenças, dedicamos um post exclusivo:
O que é Logomarca?
Esse é, sem dúvida, um dos termos mais po