• Home
  • Agência do Site
  • Nossos Planos
  • Nossos Clientes
  • Blog
  • Área do Cliente
  • Fale Conosco
Menu
  • Home
  • Agência do Site
  • Nossos Planos
  • Nossos Clientes
  • Blog
  • Área do Cliente
  • Fale Conosco

Logo, logotipo ou logomarca: Como isso afeta o negócio?

Início Logo, logotipo ou logomarca: Como isso afeta o negócio?

Logo, logotipo ou logomarca: Como isso afeta o negócio?

Diogo Albrecht 26 de março de 2019 Comente! Branding, Criação de Logo

Tempo de leitura: 10 minutos

Logo, Logotipo ou Logomarca? Qual deles você precisa? Principalmente, como o logo afeta a sua estratégia de marketing e vendas? Nesse post trazemos as diferenças, mas principalmente alertamos sobre o impacto do logo no seu negócio.

Como o logo afeta as vendas de um negócio?

Não perca tempo nem dinheiro com logos que não ajudam o seu negócio. Para isso, preste atenção nessas dicas.

Quando definir o seu logo, pense na aplicação, na identidade visual e qual será o papel dele no seu marketing.

Muitos empreendedores se preocupam em ter um logo, mas não projetam essa arte para o trabalho de marketing.

Muitas vezes, aprovam artes segundo o seu gosto e o gosto dos seus familiares. O resultado pode ser um projeto muito mais alinhado ao próprio estilo do que ao estilo do público a que se deseja atingir.

Um dos papéis da identidade visual é impactar o público e, se não houver sinergia com a proposta de marketing, o logo afetará negativamente a performance do projeto.

Algumas perguntas que podem ser feitas são:

  • o logo é para mim ou para o meu público?
  • o logo faz sentido com a comunicação da marca?
  • o que é melhor: um logo que represente meus anseios ou um logo que ajude a gerar mais vendas?

Quando escolher o logotipo para o seu negócio, coloque-se no lugar da sua audiência.

Se você adora azul marinho, mas o seu público é essencialmente feminino, talvez a sua cor preferida não seja a melhor opção.

Se você adora borboletas, mas o seu marketing visa atingir investidores, dificilmente esse será o melhor elemento para o logo.

O logo precisa ser coerente com a sua divulgação. O logo precisa ser, acima de tudo, estratégico!

Agora que você entende a importância de criar logo, confira os próximos conteúdos, mostrando as diferenças entre os termos e alguns exemplos práticos de projetos de sucesso.

Logo, Logotipo ou Logomarca
Logo, Logotipo ou Logomarca

O que é Logotipo?

Pode ser entendido como:

Logotipo é: “um símbolo composto por uma imagem,  estilização de letra ou agrupamento de letras compondo um design exclusivo, destinado a identificar uma Empresa, Marca ou Produto” Do ponto de vista prático, é uma arte que representa a sua marca focando na tipografia

Etimologicamente, temos “Logos” (palavra grega que significa “conceito” ou “significado”) e “typos” (também grega que significa figura ou símbolo”). Assim, Logotipo significaria “figura ou símbolo de um conceito”.

Na prática, o logotipo é o termo usado para se referir a uma arte que representa uma marca.

Aqui  na Agência do Site utilizamos Logotipo quando nos referimos a um projeto focado na Tipografia.

Isso porque existem alguns principais Tipos de Logo.

  • Quando possui apenas o nome da marca, chamamos de Logo Tipográfico.
  • Quando possui, além do nome da marca, um símbolo, denominamos Logo Integrado ou Logomarca.
  • Quando possui apenas o símbolo, sem o nome, é o Logo Simbólico

Para entender mais sobre essas diferenças, dedicamos um post exclusivo:

TIPOS DE LOGO | Compare os tipos de logo mais utilizados

O que é Logomarca?

Esse é, sem dúvida, um dos termos mais po