Logo, Logotipo ou Logomarca? Qual deles você precisa? Principalmente, como o logo afeta a sua estratégia de marketing e vendas? Nesse post trazemos as diferenças, mas principalmente alertamos sobre o impacto do logo no seu negócio.
Como o logo afeta as vendas de um negócio?
Não perca tempo nem dinheiro com logos que não ajudam o seu negócio. Para isso, preste atenção nessas dicas.
Quando definir o seu logo, pense na aplicação, na identidade visual e qual será o papel dele no seu marketing.
Muitos empreendedores se preocupam em ter um logo, mas não projetam essa arte para o trabalho de marketing.
Muitas vezes, aprovam artes segundo o seu gosto e o gosto dos seus familiares. O resultado pode ser um projeto muito mais alinhado ao próprio estilo do que ao estilo do público a que se deseja atingir.
Um dos papéis da identidade visual é impactar o público e, se não houver sinergia com a proposta de marketing, o logo afetará negativamente a performance do projeto.
Algumas perguntas que podem ser feitas são:
- o logo é para mim ou para o meu público?
- o logo faz sentido com a comunicação da marca?
- o que é melhor: um logo que represente meus anseios ou um logo que ajude a gerar mais vendas?
Quando escolher o logotipo para o seu negócio, coloque-se no lugar da sua audiência.
Se você adora azul marinho, mas o seu público é essencialmente feminino, talvez a sua cor preferida não seja a melhor opção.
Se você adora borboletas, mas o seu marketing visa atingir investidores, dificilmente esse será o melhor elemento para o logo.
O logo precisa ser coerente com a sua divulgação. O logo precisa ser, acima de tudo, estratégico!
Agora que você entende a importância de criar logo, confira os próximos conteúdos, mostrando as diferenças entre os termos e alguns exemplos práticos de projetos de sucesso.
O que é Logotipo?
Pode ser entendido como:
Logotipo é: “um símbolo composto por uma imagem, estilização de letra ou agrupamento de letras compondo um design exclusivo, destinado a identificar uma Empresa, Marca ou Produto” Do ponto de vista prático, é uma arte que representa a sua marca focando na tipografia
Etimologicamente, temos “Logos” (palavra grega que significa “conceito” ou “significado”) e “typos” (também grega que significa figura ou símbolo”). Assim, Logotipo significaria “figura ou símbolo de um conceito”.
Na prática, o logotipo é o termo usado para se referir a uma arte que representa uma marca.
Aqui na Agência do Site utilizamos Logotipo quando nos referimos a um projeto focado na Tipografia.
Isso porque existem alguns principais Tipos de Logo.
- Quando possui apenas o nome da marca, chamamos de Logo Tipográfico.
- Quando possui, além do nome da marca, um símbolo, denominamos Logo Integrado ou Logomarca.
- Quando possui apenas o símbolo, sem o nome, é o Logo Simbólico
Para entender mais sobre essas diferenças, dedicamos um post exclusivo:
O que é Logomarca?
Esse é, sem dúvida, um dos termos mais polêmicos.
Logomarca é a representação de uma marca. Do ponto de vista prático, é uma arte que representa a sua marca composta pelo nome, valorizada por algum elemento de Design. Mais conhecida como Logo Integrado.
Logomarca é uma palavra existente no dicionário, inclusive muito utilizada nas mídias mais convencionais (como jornais, revistas e noticiários). No Dicio, a definição deste termos consiste em: “uma representação gráfica que contém o nome e o símbolo de uma marca”
Muitos profissionais da área condenam o uso desse termo tendo em vista que “logo” pode significar “marca”; e assim, Logomarca seria “marca” da “marca”, o que seria em tese uma redundância. Porém, essa é apenas uma das definições associadas.
Uma outra tese exposta em diversas estratégias de branding se relaciona com os tipos de logo (tipográfico, simbólico ou integrado).
Logomarca seria aquela modalidade em que a arte integra um símbolo com o nome da marca.
Enfatizar o nome, com alguma estilização, mas sem que o “detalhe” ganhe mais destaque do que o nome. O detalhe vem apenas a somar, podendo ser um traço, uma letra em destaque, um fundo, ou seja, algo que incremente a arte sem “roubar” a presença do nome.
Uma pergunta a você, que possui um negócio:
O que você prefere que o seu público memorize? O nome da sua marca ou o símbolo dela?
Quando o usuário for buscar pela sua marca no Google, ele digitará o nome, não importa quão lindo seja a arte. Esse é um dos objetivos de um projeto de logomarca.
A arte é, claro, muito importante, e um elemento de altíssimo enriquecimento da sua identidade visual. Mas quem define o logo priorizando o nome em detrimento de qualquer outra coisa, não tenha dúvidas, almeja a fixação do nome.
Note nesse grupo de exemplos abaixo a diferença:
O uso do termo “Logo”
Para finalizar, temos o uso do termo logo.
Esse termo é usado como abreviação tanto de logomarca como de logotipo.
É um termo genérico, adotado para designar a representação da marca que está sendo definida, independente do objetivo (foco no ícone, foco na fonte, ou junção de ambos)
Esse é talvez o melhor termo para se referir já que dificilmente a arte que representará a marca terá seus objetivos e características já definidos antes mesmo da criação.
A criação do logo é um projeto muito subjetivo, envolve um alinhamento entre os conceitos, experiências e expectativas.
O aprendizado após mais de 16.000 logos criados
Depois de termos atendido a mais de 16.000 Clientes, não encontramos até o momento um denominador comum a todos.
Cada projeto é único. Cada marca possui seus anseios e preferências que transcendem conceitos.
Não importa se é Logotipo, Logomarca ou Logo, o principal objetivo é focar para que cada Marca seja representada da melhor forma possível, projetando uma Identidade Visual estratégica para o negócio.
A importância do logo se torna ainda mais notória quando se analisa o impacto visual de um logo na mente humana. Diversas regiões do cérebro são afetadas, refletindo direta e indiretamente nas nossas ações.
O impacto do logotipo no Branding
Para se aprofundar no assunto e entender de que forma o logo impacta as estratégias de branding, ou se você simplesmente não conhece a diferença entre marca e branding, confira o post abaixo:
https://blog.agenciadosite.com.br/marca-e-branding/
Que tal conferir Logos criados pelo nosso time?
Você também pode acessar nosso portfólio online de logos.
Para visualizar outros projetos de Logos, Logotipos e Logomarcas, visite o portfólio em nosso site.
Criação de Logos por Segmento
Se você quer mergulhar em projetos criados para diversos segmentos, que tal conferir alguns dos posts abaixo:
Logo para Advogado
O segmento jurídico possui algumas especificações quando o assunto é marketing. Existem detalhes a serem observados, mas isso não significa que advogados não podem fazer marketing, mas sim que devem executá-lo de forma inteligente. O logo para advogado deve atender alguns requisitos, aprenda como no post indicado!
Logo para Imobiliárias
Imobiliárias enfrentam um mercado cada vez mais competitivo e precisam investir em diferenciação. Entender os aspectos envolvidos na criação do logo para imobiliária é um dos primeiros passos.
Logo para Contabilidade
Como deve ser o logo para contador? Quais são os melhores modelos e que cuidados devem ser observados ao definir o logo do seu escritório de contabilidade?
Logo para Personal Trainer
Academias e personal trainer precisam investir em uma identidade visual profissional. Mas como fazer isso de forma inteligente? No post abaixo listamos as melhores dicas quando o assunto é logo para personal trainer.
Logo para Agência de Viagem e Turismo
Agências de viagem e turismo enfrentam um mercado cada vez mais competitivo, especialmente com o fortalecimento de grandes players na internet, como blogueiros e sites de intermediação na reserva de hotéis e passagens. Para disputar nesse cenário, é fundamental investir e agregar valor, que despertem o interesse dos consumidores para o reconhecimento da importância dessas agências. Um dos primeiros passos começa na identidade visual, confira o post sobre dicas na criação do logo para agência de viagem e turismo.
https://blog.agenciadosite.com.br/logo-para-agencia-de-viagem-e-turismo/
Logo para Psicólogo
Logo e site para psicólogo são pre-requisitos para esses profissionais conquistarem espaço no mercado. Entenda como criar posicionamento através da identidade visual e desenvolvimento de site.
ciadosite.com.br/logomarca-para-transportadora/
Logotipos criados no segmento Gastronômico
Logo ou Logomarca Para Restaurante | O que você precisa saber
Logos criados no segmento de Estética
LOGO PARA ESTÉTICA | Diferenciação e mais impacto para sua marca
Criado em Fevereiro de 2017. Atualizado em Março de 2019.