Identidade Visual é uma das primeiras preocupações que uma marca passa a ter quando decide atuar no mercado.
Isso acontece porque as escolhas feitas na construção da identidade visual terão impacto em todas as etapas de divulgação .
O que você precisa saber sobre identidade visual, o papel dela no seu branding, como defini-la, dicas para a criação, como torná-la estratégica, exemplos práticos e importância disso são temas que vamos abordar aqui nesse post.
Entenda como a identidade visual pode impactar o seu negócio.
Importância da Identidade Visual
Você possui uma marca. Isso tem implicações.
Seu negócio, produto ou serviço, precisa ser encontrado pelo seu público-alvo. Afinal, sem um público, não importa o quão bom seja o seu trabalho se não houver a quem prestar/oferecer.
Para consumidores/clientes chegarem até você, é necessário uma longa e contínua jornada que naturalmente vai além da identidade visual.
Mas a identidade visual é um ponto de partida.
Quando seu negócio chega no mercado, é fundamental investir em divulgação, e o marketing está fervendo na veia de qualquer empreendedor que entende isso.
Porém, como investir em um marketing de qualidade se a imagem estiver comprometida?
Antes de divulgar a sua marca, você precisa investir na apresentação dela, concorda?
Para isso, existe a Identidade Visual.
Identidade visual é, teoricamente, todos os elementos visuais associados à sua marca. Diz respeito à comunicação visual transmitida através de diversas representações, especialmente gráficas.
Começa com o logotipo, que será o símbolo representativo da sua marca.
Fontes, cores, mascotes e papelaria corporativa são alguns dos elementos de comunicação que acompanharão características do logo e da marca.
Diferença entre Logo, Identidade Visual, Marca e Branding
Nesse ponto, é pertinente esclarecer as principais diferenças entre esses termos para melhor entendimento das próximas informações.
# O que é Logo
Logo vem a ser, nesse contexto, a ponta do iceberg.
Quando você tem um negócio, você associa a um nome.
Esse nome precisa de uma representação gráfica – o logo.
O logo é um símbolo que “selará” o nome da marca em todos os materiais e direcionará as características da Identidade Visual.
O logo pode ser um símbolo ou apenas tipográfico, dentre outras variantes.
Para se aprofundar nesse tema, publicamos 2 posts no blog a respeito:
# O que é a Identidade Visual
A identidade visual acompanha as cores e características do logo.
É um conjunto de elementos que constituem a representação gráfica daquele nome.
Como já antecipamos mais acima, diz repeito à papelaria corporativa, mascote, uniforme, tipografias, jogo de cores. É, a grosso modo, a “cara da marca”
O modo como o seu público observa – no sentido literal da palavra – a sua marca está muito ligado à identidade visual.
Se não é novidade que “a 1a impressão é a que fica”, a importância de uma identidade visual de qualidade é imensurável.
# O que é Marca
Já a Marca pressupõe uma interpretação muito mais ampla do que o nome e a identidade visual.
Você poderia pensar que marca talvez fosse apenas o nome de um negócio com um logo que o represente.
Porém, quando você associa o seu trabalho a um nome, está auferindo personalidade, valores, conceitos e diferenciação.
Pense na marca Porsche. O que vem à sua mente quando você escuta o nome dessa marca?
A Porsche é uma das maiores e mais consolidadas fabricantes de automóveis esportivos, sendo uma das empresas automobilísticas mais rentáveis do mundo.
A Marca representa os valores e aspectos do negócio, produto ou serviço.
# O que é Branding
Voltando ao exemplo da Porsche. Pense novamente.
Um carro da Porsche não é apenas um carro, certo? Mas um dos carros mais luxuosos e incríveis do mercado.
Quando você faz essa associação, isso já é fruto do trabalho de Branding.
Branding é, como ilustramos logo acima, como o público reconhece uma marca.
Isso não acontece da noite para o dia. A reputação da marca é construída e gerida continuamente.
Todo um trabalho de divulgação e fixação dos valores e conceitos da marca na mente do consumidor consiste um trabalho de branding.
É construir e fortalecer a divulgação e fixação na mente do consumidor através de diversas estratégias de comunicação e monitoramento da marca.
Branding é efetivamente uma “gestão da marca”. O Branding aponta não o que você gostaria que fosse associado, mas o que efetivamente o público pensa a respeito da marca.
Por isso, não adianta apenas uma boa identidade visual, apesar de ser muito importante. É fundamental que todos os processos envolvidos primem por qualidade, gerando uma reputação para aquela marca.
4 Dicas Indispensáveis ao Criar a Identidade Visual
A Identidade Visual, como agora você já sabe, é uma das primeiras medidas a ser tomada ao construir a imagem da sua marca. Ao mesmo tempo, também permeará todo o seu marketing.
Por isso, é fundamental que seja coerente com as suas estratégias e deve ser pensada considerando aspectos primordiais. Separamos 5 deles:
# Análise do Público-Alvo
Quem são os seus consumidores/clientes?
Trace um perfil do seu público para que a marca se conecte com ele.
Exemplo: Se você trabalha com objetos infantis, um logo preto perderá atratividade. Por outro lado, se o seu produto é um perfume sofisticado cujo principal consumidor seja advogados ou executivos de alto escalão, um logo tipográfico nessa cor pode fazer sentido.
# Análise SWOT
Esta é uma das ferramentas de análise de cenário utilizada não pontualmente no âmbito de identidade visual, mas sim em planejamentos de marketing
Contudo, a dica é materializar os valores e oportunidades da sua marca. Isso pode gerar insights para o time de criação, além de ser pertinente para ações posteriores – além da esfera do marketing.
Essa análise pode ser aplicada em reformulações e até mesmo conforme o amadurecimento da marca.
A análise swot pontua informações sobre a empresa, mercado e concorrentes. Forças (vantagens competitivas) e fraquezas (elementos a serem aprimorados) são questões internas, ao passo que oportunidades e ameaças estão ligadas ao cenário externo.
Entender de que forma é possível criar maior vantagem competitiva perante concorrentes pode se traduzir em conceitos a serem incorporados no projeto de identidade visual.
Exemplo: Uma empresa com uma veia ambiental em sua filosofia de trabalho que busque se associar a ongs e instituições de apoio ao meio ambiente pode traduzir o espírito de colaboração, parceria e consciência ecológica em sua identidade visual.
# Compreensão das Cores
Existe uma psicologia por trás de cada cor.
Percepções, sentimentos e interpretações sugeridas por cada cor e tonalidade devem se comunicar com os interesses da marca.
Caso você não saiba quais cores representam suas ambições, relacione quais são os seus objetivos pois o time de criação pode fazer o elo e transpor as cores correspondentes para o logo, bem como sua aplicação.
# Custo x Valor
Assistimos a uma “comoditização” de serviços. Isso vem acontecendo nos mais diversos segmentos.
No Design Gráfico, por exemplo, vemos a criação de identidade visual como mais um produto da prateleira e, naturalmente, queremos o menor preço possível.
Além disso, Projetos de Identidade Visual possuem uma veia muito subjetiva. O que isso significa? A aprovação de um projeto de identidade visual está estreitamente ligado a “gostos”.
O seu sobrinho de 10 anos pode “brincar” no último programa de edição que instalou em seu computador e apresentar uma arte linda para sua empresa.
Você pode ter tido um custo zero e estar bastante satisfeito com o material. Porém a estratégia no desenvolvimento requer anos de experiência e estudo.
Por isso, uma dica é não negligenciar uma etapa tão “presente” na trajetória da sua marca.
Busque profissionais qualificados, com fundamentos que embasem a sua identidade.
Entenda o valor do seu projeto antes de priorizar o menor custo. Poderá ser muito mais custoso precisar reformular drasticamente toda a sua identidade após anos de branding.
Algumas etapas/consequências no Desenvolvimento da Identidade Visual
1 – Briefing da Marca
Exponha todos os detalhes relevantes da sua marca para o time de criação
2 – Definição do Logotipo
Obtenha um logotipo que se comunique com a sua marca, considerando o símbolo, tipografia e a arte, como um todo.
3 – Manual da Marca
Atente-se para a tipografia, cores, símbolos e na aplicação do logo em suas versões horizontal/vertical, negativo e transparente.
4 – Papelaria Corporativa
Relacione os materiais nos quais o logo deverá ser aplicado, que farão parte da rotina de promoção da marca no âmbito gráfico.
Obtenha os arquivos editáveis de cada arte.
5 – Personalização de mídias sociais
Edite todas as suas mídias sociais de forma coerente com a sua identidade visual.
6 – Layouts
O layout do seu site, blog e/ou landing pages, bem como páginas na web com referência a sua marca devem acompanhar a identidade visual.
7 – Comunicação
Materiais de divulgação institucionais devem se alinhar às características da identidade visual, especialmente cores e tipografia.
8 – Elementos terciários
A identidade visual pode ser desdobrada em 3 grupos: primários (logo), secundários (cores e tipografia) e terciários (mascotes).
Mascotes são personagens complementares, o que chamamos de “garoto propaganda” da marca.