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Gestão de Redes Sociais

Gestão de Redes Sociais é um dos tópicos chave quando tratamos de Redes Sociais. Isso porque não adianta apenas saber o que são as redes sociais, quais as vantagens, o que postar nas redes sociais e quais resultados obter através do marketing nas redes sociais se não for implementada uma estratégia de execução e monitoramento.

Quando falamos de gestão, buscamos apresentar um caminho para definir quais as suas redes, como nutri-las e acompanhar as métricas para dimensionar qual o efeito que se obtém ao investir tempo e dinheiro nestas ações.

Vamos apresentar aqui um passo a passo resumido do que você pode fazer para formular sua estratégia e colocá-la em prática.

Estratégia de Gestão de Redes Sociais

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– Quem é o seu Persona

Persona é uma representação ilustrativa do seu cliente visando direcionar o seu marketing com maior assertividade.

Para iniciar qualquer estratégia de marketing, o 1o passo é identificar com clareza, certeza e riqueza de dados relevantes quem é o seu Persona. Persona é diferente de público-alvo. Vamos ilustrar abaixo:

Vamos pensar em uma loja de moda praia feminina

Público alvo são mulheres, classe alta e média alta, moradoras do Rio de Janeiro, empreendedoras.

Persona seria:

gestão de redes sociais

Falamos mais sobre Persona nesse post:



Qual o 1o passo para que seu Inbound Marketing seja um sucesso?

– Planeje o conteúdo

Fica claro que tipo de conteúdo deve ser produzido para Helena.

Quanto mais conectado com os anseios e interesses da Helena, muito maior serão as chances de que ela consuma esse conteúdo no meios de tantos outros que devem aparecer constantemente em seus canais de comunicação.

Não se esqueça que o interesse pelo conteúdo varia conforme a jornada de compra

O discurso será diferente se Helena já conhece ou não a loja, concorda?

Logo, você precisará nutrir o seu alvo considerando em qual momento ele está:

  • etapa em que não se conhece a marca
  • etapa em que está buscando mais informações sobre a marca
  • etapa em que o seu alvo está comparando
  • etapa em que o lead já virou cliente e precisa ser fidelizado

Após coletados os dados, construído o seu persona e identificado o que deve ser oferecido em cada uma das etapas elencadas acima, produza o conteúdo a ser publicado: posts, artes, videos, infográficos, ebooks, cases, enfim..o conteúdo mais coerente com o seu persona e o estágio em que ele se encontra no funil.

– Agende e entregue

Uma vez mapeado o conteúdo ideal para cada momento de compra, organize uma pauta estratégica.

Produza e organize os arquivos que devem ser publicados.

Acerte o tom da mensagem com a mídia social em que será publicado, afinal cada rede possui uma personalidade e um tipo de conteúdo mais interessante.

Por exemplo, no Instagram a imagem tem importância ímpar, já que é uma mídia de imagens.

Por outro lado, o Linkedin promove notícias e artigos de qualidade especialmente no mundo corporativo. Ou seja, uma imagem linda no Linkedin sem um texto atraente ou um conteúdo fraco dificilmente terá o impacto desejado.



Agendar ou executar as publicações com persistência e disciplina nas redes sociais da sua escolha naturalmente gerará dados.

Esses dados serão seu norte ao avaliar qual conteúdo teve melhor aceitação, além de fornecer informações valiosas sobre o seu público.

– Interaja

Estar nas redes e publicar naturalmente dará maior exposição, ficando inevitavelmente sujeito a interações. Mensagens inbox, comentários, compartilhamentos, críticas e elogios.

Nem precisamos dizer como é importante responder a essas interações. Quanto mais interações, maior relevância.

Acompanhe diariamente, é possível receber alertas, bem como notificações via app, permitindo um retorno quase imediato. Quanto mais rápido o retorno, melhor impacto.

– Monitore Resultados

Ações geram reações.

Não existe uma receita de bolo. Cada mídia, cada segmento e cada persona respondem de um modo específico de acordo com o que foi testado.

Assim, cada estratégia gera um determinado tipo de resultado, seja positivo ou negativo.

É fundamental avaliar os resultados obtidos para validar na prática as ideias executadas e identificar o que dá certo ou não, o que precisa ser melhorado e de que forma o comportamento também se transforma com o passar do tempo.

– Ajuste e aperfeiçoe

Por isso, todo ciclo precisa ter o seu balanço na etapa final. É o famoso relatório, ou seja, agrupamento e análise dos dados obtidos.

Determine um período a ser avaliado e reflita quais lições e resultados foram obtidos.

Pesquise a respeito do que não funcionou e invista mais no que funcionou.



Estude ajustes que podem ser feitos e implemente, por partes, para identificar o efeito de cada mudança.

É muito saudável comparar com concorrentes e referências na sua área.

– Repita o processo

Considerando o dinamismo e transformações que naturalmente ocorrem, recomece a implementação de publicações nas mídias sociais, sempre acompanhando as métricas, monitorando o mercado e adequando sempre o tom das ações.

Esse processo precisa ser constante e vamos explicar o porquê logo abaixo.

Importância da Gestão de Redes Sociais

Toda a estratégia aqui apresentada faz parte do Marketing Digital de uma Empresa/Marca.

Há muitas décadas atrás, quando nascia a Coca Cola, imagine como foi necessário trabalhar para conquistar o público. Antigamente, não tínhamos a internet como a mola propulsora nem tantos canais tão democráticos como temos hoje nas mídias sociais.

Hoje, a própria Coca Cola já percebe que 30 segundos na TV não é tão determinante como antigamente porque o comportamento do consumidor mudou – pense, por exemplo, no que está acontecendo com os anunciantes da TV Globo. Repare que os intervalos comerciais estão mudando.

Um exemplo é a própria Magazine Luize, que já tem destinado um percentual de investimento do marketing para o marketing digital maior do que para comerciais de TV, por exemplo. Eles já perceberam que a audiência se voltou para outros meios, e as mídias sociais fazem parte cada vez mais do foco de atenção desse público.

Por isso, não perca tempo. O sucesso de uma gestão de mídias gera resultado muito mais a médio e longo prazo se pensarmos de forma orgânica.

A sua persistência e constância é o que trará maturidade para o seu marketing nas redes sociais. Por isso, a gestão de redes sociais deve ser uma preocupação de qualquer negócio.

Ah sim, voltando ao caso da Coca Cola. Mesmo com toda a força que a marca tem hoje, continuam investindo cada vez mais no aperfeiçoamento e qualidade do marketing.

Poderiam pensar “todo mundo já sabe o nosso valor”, mas não. É como aquela famosa frase “quem não é visto, não é lembrado”. Portanto, esteja à vista nas redes sociais, já e sempre!

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