Qual o 1o passo para que seu Inbound Marketing seja um sucesso?

Qual o 1o passo para que seu Inbound Marketing seja um sucesso?

Tempo de leitura: 4 minutos

Falamos aqui porque todo mundo está querendo saber o que é inbound marketing, explicamos o que é inbound marketing de verdade, e explicamos como funciona a metodologia do inbound marketing.

Agora vamos ensinar os passos que constroem uma estratégia bem sucedida de Inbound.

E aqui começa o 1o passo para um Inbound Marketing de Sucesso: você consegue adivinhar?

inbound-marketing-redes-sociais

Aonde começa o sucesso do inbound

Dissemos aqui no blog que, em vez de empurrar uma venda, deve existir uma preocupação em educar o cliente para que ele tome decisões conscientes quanto à suas contratações, fazendo opções por si mesmo, quando lhe for mais oportuno.

Mas a grande dúvida é: como fazer isso? Como ser “procurado” pelo cliente? Como fazer com que ele venha até a minha marca já decidido?

O 1o passo para um inbound de sucesso está justamente em entender, mas entender mesmo, o seu cliente.

inbound-marketing

Simples demais? Não acredita? Então vamos colocar isso à prova.

Imagine que criou um ótimo texto, um conteúdo único e perfeito para o seu alvo. O que acontece se esse conteúdo chegar a um usuário que não tem nada a ver com seu negócio?

Pois é. Nada! Marketing para o alvo errado não gera resultado.

Ou vamos supor que você presume que o perfil de cliente que tem forte potencial de se interessar pela sua marca seja de um determinado modo.

Assim, produz informação para esse perfil e, no final das contas, esse perfil está errado. A estratégia se torna totalmente ineficaz.

Por isso, o 1o passo está no seu público-alvo. Mais que público alvo, no seu Persona. Ou melhor, Buyer Persona.

inbound-marketing2

Público-Alvo  x Buyer Persona

Vamos pensar em um depósito de bebidas no centro da sua cidade.

Público Alvo seria, por exemplo:

Distribuidores e comerciantes da região do centro da cidade, com pequenos negócios, incluindo mercados e bares da região. Público majoritariamente masculino, acima de 40 anos, com experiência comercial.

Buyer Persona é a representação do seu cliente, aquele perfil que se engaja com sua marca. Você precisa entendê-lo profundamente para conseguir atingi-lo. Exemplo:

Manoel é dono de um pequeno bar-restaurante do centro da cidade. Possui 45 anos, empreende há mais de 20 anos. Divorciado, possui 3 filhos, trabalha mais de 10h por dia e luta para manter o negócio lucrativo.

Começou como garçom, poupou, estudou, viu-se cativando o público e comandando equipe. Utilizou a indenização de uma rescisão e um imóvel adquirido em leilão para ser dono do seu negócio.

Abriu um bar restaurante próximo a um forte centro comercial apostando no fluxo de profissionais. Os principais produtos vendidos são bebidas pois são responsáveis por grande parte do lucro no faturamento líquido mensal.

Manoel enfrenta grande sazonalidade por causa da economia e também observa o movimento do negócio ser muito mais intenso nas estações mais quentes, de modo que seus pedidos declinam bastante no inverno. Enfrenta gargalos como encargos trabalhistas,  burocracia para manter seu negócio em dia com as obrigações fiscais e aumento da violência, que mantem clientes mais distantes da circulação, especialmente no final do dia.

E então? Qual das descrições acima ficou mais fácil para entender de verdade o seu potencial cliente? Sem dúvidas que a 2a, certa? Aí está seu buyer persona.

Não apenas dados demográficos, mas comportamentais, desafios e objetivos são fundamentais para saber como auxiliar o seu público em suas dores e busca de soluções;

Entender a mente do seu prospect é o 1o passo para traçar como conduzir suas estratégias.

3 passos para definir seu Buyer Persona

Pesquisa. Síntese. Análise.

Isso mesmo.

Primeiro, você precisa pesquisar ampla e profundamente os envolvidos no processo de relacionamento com a sua marca/empresa. Dialogue, entreviste, busque os motivos que movem profissionais da área, prospects e clientes atuais. Entenda anseios, o que são e aonde desejam chegar.

Depois, identifique padrões e trace o Buyer Persona. Pode haver mais de 1. E cada um deles precisará de estratégias próprias. Sintetize toda a sua pesquisa em perfis de Buyer Persona.

Por fim, temos a análise, a qual vinculamos à criação do Buyer Persona. Ou seja, a construção do perfil que norteará as estratégias de marketing.

Quando o Inbound Marketing dá certo?

POST16E-INBOUND-MARKETING

O sucesso acontece quando o conteúdo certo é produzido para o público certo (Buyer Persona), e acessado no momento certo.

Que momento é esse? O momento está na fase em que esse potencial cliente se encontra na sua Jornada de Compra.

Jornada de Compra? Sim! Será o tema do próximo post. Inscreva-se em nossa lista, confira, esteja atualizado, receba todos os nossos melhores materiais e, se busca uma empresa para cuidar do marketing digital do seu negócio, entre em contato lá no nosso site 😉