Como funciona a metodologia do Inbound Marketing?

Como  funciona a metodologia do Inbound Marketing?

Tempo de leitura: 3 minutos

Depois de falarmos aqui porque todo mundo quer saber sobre o Inbound Marketing, e depois explicar o que é Inbound Marketing de verdade, resumimos a metodologia do Inbound Marketing e vamos mostrar para você aqui.

Entender a metodologia é fundamental para você traçar uma estratégia de marketing eficiente. Vamos começar com uma visão do “todo” para depois abordar especificamente cada ação envolvida nos próximos posts.

O que é metodologia Inbound?

A metodologia inbound pode ser entendida no infográfico abaixo.

Metodologia Inbound
Metodologia Inbound Marketing

São 4 etapas: Atração, Conversão, Fechamento e Encantamento.

Consiste em atrair visitantes, convertê-los em leads que poderão se transformar em clientes. Uma vez clientes, continuarão sendo nutridos, fortalecendo o relacionamento e mantendo-os como promotores da marca.

Atrair

metodologia inbound marketing
metodologia inbound marketing

Para atrair, temos sites, blogs e mídias sociais, que precisam ser alimentadas da forma correta para ganhar visibilidade, seja de forma paga ou orgânica.

Após atrair, é fundamental capturar o e-mail.

O e-mail é a moeda de troca do Inbound Marketing pois será o principal canal de relacionamento.

Converter

Para conquistar esse e-mail, é necessário fornecer algo em troca, ou seja, a recompensa (isca digital) – que pode ser um ebook, infográfico ou whitepaper, por exemplo.

Quando o lead informa o e-mail, isso pode ser feito através de uma página de captura (landing page) permitindo a segmentação dos contatos, para que eles sejam contatados por e-mail de forma adequada, que faça sentido para eles.

É inclusive interessante segmentá-los através de várias landing pages, vamos falar sobre isso mais adiante.

Fechar

metodologia-inbound-03A captura do e-mail é encaminhada a um software de automação de e-mail, no qual os leads passarão a fazer parte de uma lista de e-mails.

Essa lista entrará em um processo de sequência de e-mails, programados para serem enviados em horários e datas específicas, com conteúdos interligados.

Informações relevantes serão encaminhadas, nutrindo seus prospects até efetivarem a compra.

Encantar

Mesmo que a venda já tenha ocorrido, clientes podem contratar novamente, ou ainda, compartilhar a experiência obtida, passando a atuar como promotores espontâneos e eficientes pois uma das formas de divulgação mais eficiente é, sem dúvida, o marketing boca a boca.

E, assim, a metodologia recomeça. Novos visitantes serão atraídos ao website, blog ou redes sociais passando a criar um novo relacionamento.

Qual o papel da análise no Inbound?

metodologia-inbound-04

A análise está presente em todo o processo de metodologia Inbound.

Isso porque é fundamental monitorar os resultados de cada ação executada, bem como ajustar o tempo todo, conforme as observações obtidas.

O bom profissional passa a entender cada vez mais o que funciona, o que não funciona, como implementar novas soluções e melhorar esforços para ser o mais eficiente possível.

E, de fato, o único meio de agir assim é através de uma análise profunda, acompanhando o trabalho sendo feito.

E agora?

Agora que você já sabe como funciona a metodologia do Inbound, está na hora de entender o 1o passo que deve fazer para colocá-la em prática.

E isso será o assunto do próximo post. Inscreva-se em nossa lista e não perca nossas atualizações.

Se estiver procurando uma agência para trabalhar o marketing digital do seu negócio, conheça nossos planos lá no site 😉

Ah sim, e se você quer entender mais sobre o assunto, recomendamos a leitura desses posts:

Como seu site pode realmente receber visitas

Como seus clientes irão até você em vez de você ficar correndo atrás deles